Viagem virtual à volta do mundo

Viagem virtual à volta do mundo

Por Babysits
6 minutos de leitura

Viajar o mundo com crianças e explorar os sítios mais incríveis do mundo é um sonho para muitos. Famílias como a The Bucket List Family têm milhões de seguidores no Instagram e YouTube, que os acompanham nas suas viagens pelo mundo. Contudo, para muitas famílias, este sonho de viajar o mundo não passa de um sonho. Especialmente agora, que é impossível viajar, a tecnologia pode ser bastante útil e ajudar-nos a imaginar que estamos noutro canto do mundo.

Reunimos aqui algumas ideias e ferramentas para virtualmente viajar o mundo e ver sítios e paisagens incríveis que de outra forma não seria possível. Podem escolher o destino que preferirem, aqui usámos como exemplos alguns dos destinos favoritos da nossa equipa.

Utilizar o Google Maps para explorar lugares

Google Maps screenshot da Sagrada Familia em Barcelona

Sagrada Familia em Barcelona, Espanha, screenshot do Google Maps, carreguem aqui para ver melhor.

Com a vista de satélite no Google Maps, podem ver e passear por praticamente qualquer sítio do mundo. Também é possível ter uma vista aérea de um monumento ou sítio, algo que de outra forma apenas seria possível através de uma tour de helicóptero cara. Estas são as definições para obter este tipo de vista:

  1. Alterar para a vista de "Satélite”, no menu no canto inferior esquerdo. Utilizamos a vista de satélite para ver os edifícios, ruas e monumentos.
  2. Depois, cliquem no globo que se encontra no canto inferior direito para ativar a vista de globo. Podem alterar entre a vista em 2D e em 3D para obter perspetivas diferentes.
  3. Quando passarem o rato por cima do botão 3D, o computador indicará as teclas que devem usar para inclinar a vista.
  4. Agora, podem fazer zoom para aproximar ou afastar e ver monumentos de perto, voar por cima ou vê-los da perspetiva que preferirem.

Screenshot do Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Estátua do Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil, screenshot do Google Maps, carreguem aqui para ver melhor.

Encontrem vídeos de sítios que gostavam de visitar no YouTube

O YouTube possui uma vastidão de vídeos sobre diversos lugares do mundo. O conteúdo criado nos últimos anos é incrível e permite-nos viajar até ao outro lado do mundo sem sair do sofá.
Algumas ideias para pesquisarem:

  • Viagem de helicóptero (cidade, monumento, zona, etc.)
  • Factos interessantos sobre (cidade, monumento, país, etc.)
  • Maior do mundo (edifícios, estátuas, pontes, etc.)
  • .....

Os vídeos do YouTube são perfeitos para combinar vistas incríveis dos vossos destinos favoritos com vídeos informativos que nos ensinam coisas novas sobre a cultura, o país ou a atração que estamos a visitar.

Usem webcams em direto

Já alguma vez estiveram em frente à Mona Lisa no Louvre, em Paris, ou visitaram outra atração turística famosa que é incrível em foto, mas com demasiada gente na vida real? Pessoas a bloqueram a vista para alguma coisa que esperámos tanto tempo por ver pode ser uma verdadeira desilusão. Ora vejam este screenshot de uma webcam em direto da Fonte de Trevi, em Roma, que normalmente está cheia de gente:

Screenshot da Fonte de Trevi em Roma

Webcam em direto da Fonte de Trevi em Roma, Itália, carreguem aqui para ver melhor.

Também podem ver a Grande Muralha da China, agora vazia, mas normalmente cheia de gente:

Screenshot da webcam em direto da Grande Muralha da China, Huanghuacheng

Webcam em direto da Grande Muralha da China, em Huanghuacheng, China, screenshot da Webcam Galore, carreguem aqui para ver melhor.

Culinária internacional

Provar a culinária local é uma das melhores formas de explorar um país novo. "Experimentaste os insetos?" é uma pergunta que as pessoas costumam fazer a quem foi à Tailândia. Por que não utilizar a culinária internacional para ficar a conhecer um país ou uma cultura diferentes? Seguir uma receita de caril tailandês ou fazer a massa de uma pizza italiana que precisa de descansar várias horas antes de cozinhar, é algo que irá permear as vossas casas com um aroma exótico, mas também uma excelente forma de aprender sobre culturas novas. Podem encontrar aqui algumas receitas adequadas a crianças, que facilmente podem ser adaptadas a versões internacionais ao adicionarem especiarias e ingredientes diferentes:

Receitas adequadas a crianças

Organizar uma caça ao tesouro em casa

Se combinarem todas as ferramentas e dicas que acabámos de apresentar, podem organizar uma caça ao tesouro à volta do mundo, a partir de casa. Vão ficar surpreendidos com a quantidade de coisas que é possível ver a partir da sala de estar, cozinha ou varanda das nossas casas.

Podem utilizar tudo o que aprenderam sobre os diferentes países, cidades, monumentos ou qualquer outra coisa que tenham visitado virtualmente. Quando criarem as pistas para a caça ao tesouro, não há limites para a imaginação. Podem usar uma ferramenta online para criar um jogo de palavras-cruzadas com o local seguinte na solução, fazer uma adivinha em desenho ou fazer perguntas aleatórias e utilizar as primeiras letras da resposta para descobrir o próximo local. Se precisarem de mais ideias, existem ferramentas online ótimas que ajudam a criar uma caça ao tesouro online.

Se tiverem vários dispositivos eletrónicos em casa tais como smartphones, tablets e portáteis, podem abrir, em diferentes divisões da casa, vários destinos no Google Maps, em webcams em direto e vídeos do YouTube. Ah, e não se esqueçam da comida étnica e internacional que prepararam e está tudo pronto para começar a viagem à volta do mundo em família!

Caça ao tesouro no exterior


Esperamos que esta ideia de atividade vos ajude a escapar a situação que estamos a viver e vos permita sonhar durante umas horas. Divirtam-se na vossa viagem e marquem-nos no Instagram @Babysitspt se quiserem partilhar fotografias da viagem!

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente