Como preparar o primeiro dia num trabalho de babysitting

Como preparar o primeiro dia num trabalho de babysitting

Por Babysits, 4 minutos de leitura

Partilhar:

Primeira vez a fazer babysitting? Nervosa? Nada receie! Leia os nossos conselhos para estar preparada para a primeira vez a cuidar de crianças.

Pense no passado

Lembra-se de ser criança e de ter uma babysitter ou um adulto a cuidar de si? Do que é que gostava ou não sobre essa pessoa? Era paciente, carinhosa? Aprenda com as experiências passadas e seja a babysitter que gostaria de ter tido quando era pequena. Pense no tipo de qualidades que são importantes ter para fazer babysitting, tendo em conta que elas diferem consoante a idade das crianças.

Seja organizada e crie um calendário

De modo a manter o profissionalismo e minimizar o risco de falhar compromissos com uma família, mantenha um calendário atualizado. Quando faz marcações com as famílias, esclareça as horas que serão necessárias. Certifique-se de que não aceita trabalhos que não consegue realizar. Planifique as marcações através da Babysits e nós enviar-lhe-emos lembretes para não perder o fio à meada.

Use roupa prática

Se estiver confortável, estará mais relaxada e confiante. Quando escolher a roupa que vai utilizar, lembre-se que é provável que ande a correr, a sentar-se no chão ou a alimentar um bebé. Esteja preparada para o facto de a roupa se ir sujar e esqueça os saltos altos ou o fato. Opte por umas calças de ganga, uma t-shirt e uns ténis. A roupa deve estar limpa e apresentável e convém não utilizar roupas que possam ter imagens inapropriadas para crianças.

Preste atenção às regras e instruções

Rapidamente aperceber-se-á de que todas as famílias têm regras, expectativas e instruções diferentes. Quando combina algo com os pais, esclareça as regras da casa e qualquer outra informação especial que possa existir. Mais vale fazer demasiadas perguntas do que pouca. Descubra, por exemplo, o que deve fazer caso o telefone de casa tocar ou se alguém bater à porta.

Se estiver a cuidar de um bebé, peça aos pais instruções específicas, por exemplo, onde estão as fraldas, chuchas, etc. Também deverá esclarecer o que pode utilizar ou fazer como por exemplo o frigorífico, a televisão, o telefone, etc. Esclareçam, em conjunto, o que pode utilizar para garantir uma experiência positiva e sem problemas.

Faça um plano de emergência

É raro acontecer uma emergência, contudo convém estar preparada para uma, caso aconteça. Discuta com os pais o que deve fazer nessa situação. Certifique-se de que tem os contactos dos serviços de emergência, o dos pais e toda a informação que possa ser necessária. Discuta as alergias e doenças que as crianças possam ter e se tem de dar medicação a uma criança é importante escrever num papel a quantidade exata. Faça refeições saudáveis e mantenha-se hidratada Sentir-se-á com mais energia se fizer uma alimentação saudável e beber bastante água. Faça uma refeição nutritiva antes da marcação de babysitting para se sentir com energia suficiente para tomar conta das crianças. Ao sentir-se com mais energia será capaz de se concentrar melhor e de acompanhar as crianças nas brincadeiras e corridas pela casa.

Traga umas coisas consigo

Antes da marcação de babysitting, reúna umas coisas para trazer consigo, uns snacks saudáveis para ir comendo ao longo do dia, materiais para fazer trabalhos manuais com os miúdos e até um livro para ler quando eles forem dormir. Mais vale prevenir do que remediar!

Não perca a paciência

Siga os conselhos descritos acima e não perca a paciência. As crianças reagem melhor à tranquilidade e à calma e a sua relação com os miúdos só tem a ganhar com isso. É mais provável ser contratada novamente se souber manter a calma ao lidar com situações mais complicadas.