Primeiros socorros para crianças | Soluções para situações comuns

Primeiros socorros para crianças | Soluções para situações comuns

Por Babysits
6 minutos de leitura

Tem filhos ou trabalha com crianças? Então é importante que saiba dar os primeiros socorros às crianças quando necessário. Uma compreensão básica de primeiros socorros para crianças é essencial para qualquer pessoa que trabalhe com crianças, pais ou membros da família que venham a cuidar de uma criança. Gostaria de aprender mais sobre primeiros socorros em crianças? Continue a ler!

O que são primeiros socorros para crianças e por que isso é importante?

Aprender sobre primeiros socorros para crianças é importante para saber como responder e agir em certas situações de risco, principalmente quando a criança se magoa fisicamente. É semelhante aos primeiros socorros em geral, contudo, no caso de crianças e bebés, é necessário responder de maneira diferente do que com um adulto em algumas situações.

Os primeiros socorros podem abranger muitas situações diferentes, desde a limpeza e desinfecção de pequenos cortes ou arranhões até situações de engasgo, incapacitação ou reações alérgicas graves.

Todos esperamos que acidentes e emergências não aconteçam, mas será que está pronto na eventualidade de algo acontecer enquanto cuida de uma criança? É fundamentall saber quais são os passos adequados para dar primeiros socorros à criança e mantê-la segura e saudável.

Mas como aprender o que fazer em situações em que são necessários primeiros socorros? Felizmente, existem muitas maneiras diferentes de expandir os seus conhecimentos e estar mais preparado para qualquer emergência!

Primeiros socorros para bebés e crianças

Como aprender sobre primeiros socorros

Cursos de primeiros socorros

Uma boa maneira de aprender primeiros socorros para crianças e bebés é frequentando um curso. Esses cursos estão disponíveis por todo o país e podem incluir testes teóricos e práticos, conduzidos por instrutores experientes.

A Cruz Vermelha e organizações semelhantes são bons lugares para começar a procurar. Também há muitos cursos online disponíveis que podem ser feitos gratuitamente, sendo necessário o pagamento de uma taxa para emissão de certificado. Esses cursos também são um recurso valioso para aumentar o seu conhecimento sobre primeiros socorros e, mais especificamente, primeiros socorros para crianças. No entanto, não são tão completos, pois não possuem a possibilidade de colocar em prática as técnicas de primeiros socorros.

Existem também muitas outras variedades de cursos de primeiros socorros disponíveis, tais como:

  • Primeiros socorros para bebés
  • Primeiros socorros para crianças
  • Primeiros socorros para adultos
  • Cursos online de primeiros socorros
  • Cursos de RCP para adultos e crianças

Com um curso de primeiros socorros, aprende não só sobre as técnicas em si, mas também:

  1. Como ficar calmo e responder corretamente

Deve aprender a lidar bem com as emoções em diferentes situações. Não só como manter a calma, mas também como agir corretamente nos casos de emergência.

  1. Como agir imediatamente e quais passos seguir

Dependendo da situação, pode ser necessário aguardar a chegada de uma ambulância ou outras formas de atendimento de emergência. Nesses casos, é extremamente importante que saiba exatamente quais os passos seguir. Os primeiros minutos são cruciais, principalmente com crianças pequenas. E, às vezes, isso pode até salvar a vida de uma pessoa.

O certificado de primeiros socorros é obrigatório para babysitters?

As babysitters geralmente não são obrigadas a ter um certificado de primeiros socorros. Embora as babysitters trabalhem diretamente com crianças, a profissão não é, na maioria dos casos, regulada. Por isso, não existem requisitos obrigatórios a serem observados e é mais provável que não existam regras específicas que obriguem conhecimentos de primeiros socorros.

No entanto, isto não significa que os primeiros socorros não sejam úteis para babsyitters. Na verdade, são extremamente importantes para estar preparado para qualquer situação de emergência!

Além disso, os pais sentem-se mais confortáveis a contratar babysitters que tenham experiência e conhecimento em primeiros socorros. Como não é algo obrigatório, essa capacidade e qualificação adicional acaba por tornar-se um diferencial que pode conduzir a salários superiores.

Minicurso de primeiros socorros para crianças - Como lidar com lesões e acidentes comuns

Enquanto não tem oportunidade de fazer um curso mais completo de primeiros socorros em crianças, temos algumas soluções básicas para o que fazer em situações comuns.

Solução 1: Nariz a sangrar

Se a criança estiver com o nariz a sangrar, peça-lhe que se sente com a cabeça ligeiramente inclinada para cima. Esta posição facilita a drenagem do sangue da sua boca e/ou nariz. Tenha em atenção que a ingestão de sangue pode causar náuseas.
Peça à criança que aperte o nariz por 5 minutos (faça você mesmo se a criança não conseguir). A maioria dos sangramentos param em 5 minutos. Se não parar, entre em contacto com o seu médico ou centro de saúde.

criança com nariz sangrar

Solução 2: Ingestão de substâncias tóxicas

A criança ingeriu uma substância tóxica? Ligue imediatamente para os serviços de emergência se ela estiver tonta, inconsciente ou com falta de ar. Em todos os outros casos, entre em contacto com o médico de família ou hospital para aconselhamento. Depois da ingestão, peça à criança que enxague a boca com água e cuspa. Leve o resto do produto ou a embalagem consigo se for ao hospital ou ao médico.

ingestão de substância tóxicas

Solução 3: Arranhões

Primeiro, lave os arranhões com água corrente da torneira. Se necessário, limpe com uma toalha macia. Os arranhões não precisam de penso a menos que a roupa fique por cima. Nesse caso, use um penso não adesivo. Em caso de arranhões graves, ligue para o médico ou vá ao hospital.

arranhões em crianças


Possui certificação em primeiros socorros ou acabou de fazer um curso? Certifique-se de que os pais saibam disso e partilhe a informação no seu perfil! Ainda não tem uma conta na Babysits? Pode criar uma conta gratuitamente registando-se aqui.

Está à procura de uma babysitter com certificação em primeiros socorros? Pode filtrar a sua pesquisa para encontrar pessoas que tenham indicado possuir certificado de primeiros socorros.

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente