20 atividades para fazer em casa com crianças

20 atividades para fazer em casa com crianças

Por Babysits, 8 minutos de leitura

Porque é que ficar em casa tem de ser aborrecido? Claro que é bom apanhar ar fresco, mas queremos mostrar-lhe que também pode divertir-se com os seus filhos em casa. Eis 20 atividades originais para fazer em casa com os seus filhos!

1. Concurso de auto-retrato

Isto pode revelar-se um jogo divertido **para jogar em grupo***. Se, como babysitter cuidar de várias crianças, poderá organizar um concurso onde cada criança tira um auto-retrato. Dependendo do talento de todos, este concurso pode tornar-se bastante divertido.

2. Desfile de moda

Sempre sonharam em participar na Fashion Week? Agora é o momento de provar que o mundo da moda não tem segredos para si. Puxem das vossas melhores roupas e criem as vossas próprias roupas para criar um dos desfiles de moda mais chiques de sempre.

3. Campismo em casa

A atividade ideal para “ir de férias” enquanto estamos em casa. Para construir uma cabana para as crianças, basta uma tenda simples, alguns cobertores e almofadas para se sentarem. Eis um exemplo:

20 atividades para fazer em casa com crianças

Se não tiver nenhum material de campismo, pode sempre construir uma “tenda” amarrando dois fios entre uma parede e a outra e colocando um lençol suficientemente grande por cima.

Esta poderá ser uma experiência de campismo peculiar e original que as crianças vão adorar! Dentro da sua tenda, poderão lanchar ou ler uma história.

4. Desligar o som da TV e tentar ler os lábios

Ver demasiadas horas de televisão não é bom para ninguém, muito menos para as crianças. Então, por que não dar um twist? Desliguem o som da televisão, mas deixem-na ligada.

O jogo agora é tentar compreender o que as pessoas na televisão estão a dizer. Peguem no papel e pratiquem a vossa concentração.

5. Quem é quem

Todos o conhecem! Provavelmente todas as famílias o têm este jogo em casa e é ideal para duas pessoas!

Tirem duas cartas. A pessoa que começa tem de fazer perguntas ao outro jogador sobre as características da personagem escolhida, tais como "Esta pessoa é loira?". À medida que as perguntas são feitas, mais fácil será para os jogadores adivinharem. Quem adivinhar primeiro, ganha!

6. O jogo do paladar

É tempo de pôr os sentidos à prova! Fechem os olhos (podem usar uma venda) e, à vez, provem vários ingredientes. Depois, devem tentar adivinhar que comida provaram. Esta atividade criativa pode ser uma oportunidade para levar as crianças a comerem aqueles alimentos qe que não gostam, tais como os vegetais.

ATENÇÃO: Antes de começarem este jogo, registem quaisquer alergias que as crianças ou pessoas presentes possam ter!

7. Ver álbuns de família antigos

Momentos familiares do passado trazem, por vezes, um pouco de nostalgia. Nestes casos, o melhor remédio é pegar nos álbuns de fotografias e começar a reviver os bons tempos passados juntos.

As crianças ficarão felizes por se verem quando eram mais pequenas, mas também por verem os seus pais mais novos com um aspecto por vezes bastante engraçado.

8. Concurso de canto

Independentemente de cantarem como a Celine Dion ou simplesmente gostarem de cantar, esta atividade é excelente para todos.

Esta atividade é adequada para fazer com várias pessoas, por isso é preciso escolher os cantores e os juízes (como no The Voice). Os juízes terão de manter as costas voltadas para os cantores e só se viram se a canção tiver recebido aprovação. Isto torna a atividade um pouco mais animada e é também uma forma de descobrir talentos escondidos.

9. Fazer colagens

Para esta atividade, basta recortar fotografias de revistas e colá-las numa folha de papel, criando um álbum de recortes. Poderão fazer diversas composições, umas mais artísticas, outras mais cómicas, etc.

10. Workshop de yoga

Se estiverem forçados a passar várias horas dentro de casa, não se assuste. A prática de yoga é uma actividade agradável que ajuda a recuperar o equilíbrio entre o corpo e a mente, resultando numa maior calma de espírito.

11. Escrever um diário

Escrever um diário pessoal e anotar os pensamentos no papel é uma excelente forma de libertar e registar os acontecimentos, mas também de saber gerir melhor os sentimentos.

Por isso, mantenham um caderno (ou mesmo um ficheiro word no computador) e tomme notas sobre a vossa vida diária, os bons e os maus momentos, e os sentimentos vividos. Qualquer pessoa pode fazer isto, e será um grande exercício para as crianças concentrarem-se em si próprias e aprenderem a estar gratas pelo que têm passado.

12. “Self-care”

Não há nada de errado em cuidarmos de nós próprios. Um dos tipos de amor que as crianças vivem é o amor próprio. Uma maneira de o fazer é celebrar as conquistas.

Transformem a vossa casa num lugar para relaxar e mimarem-se. Poderá ser um spa, mas também qualquer atividade que relaxe as crianças. Eis algumas ideias:

13. Personalizar t-shirts

Têm t-shirts velhas que já não usam? Então experimentem fazer esta atividade e poderão personalizá-las como preferirem. A nossa sugestão: tinta em cores diferentes, molhar a mão das crianças na tinta e depois deixar uma marca nas camisas.

14. Fazer um filme com os brinquedos

As crianças adoram desenhos animados. E se fizessem um? Peçam-lhes que usem o seu brinquedo favorito para recriar a cena do seu filme favorito, inventando um guião simples.

Para ver o filme, podem organizar uma noite de cinema em casa.

15. As crianças são os adultos

Não é preciso esperar pelo Halloween ou Carnaval para se vestirem e maquilhar. Deixem as crianças maquilharem-se e vestirem as roupas dos pais, para que se sintam como adultos durante algumas horas.
Não se esqueçam de tirar fotografias a este momento!

16. Mostrem que se conhecem bem uns aos outros

O jogo é simples: duas pessoas têm de se sentar para trás enquanto uma terceira pessoa lhes faz perguntas como "Quem gosta mais de chocolate?” Sem olharem um para o outro, os dois participantes têm de apontar para a outra pessoa ou para eles próprios.

Este é um jogo divertido, pode ser feito por pelo menos três pessoas, e demonstra o que sabemos ou não acerca de uns dos outros.

17. Desenha e adivinha

Para esta atividade, não é necessário saber desenhar e o número mínimo de jogadores deve ser de três (mas quantos mais, melhor).

Uma pessoa escreve numa folha de papel uma série de palavras, geralmente objetos ou animais que possam ser facilmente desenhados, e colocam-nos num saco. Um jogodar retira de um papel do saco uma palavra, desenha-a e os outros jogadores devem tentar adivinhar dentro de um determinado período de tempo.

Aquele que desenha não pode falar ou mesmo reproduzir sons, mas apenas desenhar o melhor que puder. Quem adivinhar mais desenhos, ganha.

18. Penteados divertidos

Na dia a dia esforçamo-nos para ter boa aparência, mas quando estamos em casa tendemos a relaxar. Em vez de deixar cair o cabelo ao acaso, divirta-se a fazer penteados giros e originais.

19. Truques de magia

Quer os vossos filhos sejam ou não fãs de Harry Potter, aproveitem o tempo em casa para trazer alguns truques de magia à vida. Todos terão de preparar um truque de magia para manter a família entretida!

Também podem fazer uma varinha de condão para as crianças. Só têm de pegar num pau e cobri-lo com papel brilhante!
Preparam-se para ficarem impressionados!

20. Bowling em casa

Podem fazer tudo em casa, até mesmo bowling. Para esta versão, libertem espaço numa divisão e peguem em garrafas de plástico, posicionando-as como se fossem pinos. Depois peguem numa bola (bola de voleibol ou de futebol) e o jogo pode começar!

Para facilitar o jogo para crianças pequenas, poderão criar suportes laterais que ajudem a manter a bola na sua trajectória.


Agora já têm uma lista completa de atividades para as crianças fazerem em casa. Se souberem de mais, tirem uma foto e partilhem nas redes sociais connosco @babysitspt.