5 dicas para criar um quarto de bebé prático e belo

5 dicas para criar um quarto de bebé prático e belo

Por Babysits
6 minutos de leitura

Preparar um quarto de bebé com antecedência, antes da sua chegada, implica ter em consideração as necessidades do espaço e as do seu (sua) filho(a). A nova divisão deverá garantir, acima de tudo, segurança e funcionalidade. É ainda importante que seja apelativa, aconchegante e esteticamente harmoniosa.

Quer tenha decoradores de interiores a ajudar na planificação do espaço, ou esteja a ponderar uma abordagem mais DIY (faça você mesmo), aqui ficam algumas dicas essenciais para um quarto de bebé prático e bonito.

1 - Aumente as soluções de armazenamento com criatividade

Recém-nascidos, bebés e crianças pequenas exigem muita atenção e implicam alterações de rotina estruturais. Requerem também a criação de um espaço que reúna um conjunto de objetos organizados de forma lógica. Antes de chegar a nova alegria da sua vida, há que pensar em como criar estruturas de arrumação criativas.

Poderá dedicar-se a criar soluções inovadoras e coloridas, talvez até pintadas à mão (sempre com tintas ecológicas naturais) e que reaproveitem coisas que já tenha em casa: criar gavetas forradas e belas a partir de caixas, cestos de brinquedos feitos à mão, entre tantas outras hipóteses.

Outra opção será informar-se acerca das hipóteses de contratar pesquisando "decorador de interiores preço", para que um ou uma profissional ajude a aprimorar as suas propostas de embelezamento.

2 - Liste e verifique os essenciais

São inúmeras as condições fulcrais para criar um quarto de bebé eficiente.

Será vital contemplar, entre outros aspectos:

  • Adquirir ou transformar uma cómoda onde seja possível armazenar todas as roupas, ao longo das várias fases de crescimento.

  • Privilegiar a instalação de um trocador higiénico, com um depósito para fraldas prático e/ou boa capacidade para metodicamente dispor as suas fraldas reutilizáveis e outros essenciais. Os trocadores existem em muitas cores e podem ser adornados com vários acessórios como capas coloridas ou aplicações brilhantes.

  • Escolher um berço ajustável e compatível com as várias fases de desenvolvimento da criança, com grade frontal removível para conversão posterior em cama. Escolha não só um berço funcional, mas também um que tenha a capacidade de se adaptar à evolução da decoração do quarto.

  • Optar por um colchão adaptado ao tamanho do berço, antifúngico e hipoalérgico, com boa ventilação e feito com materiais naturais. Os lençóis e edredões devem seguir o mesmo princípio, e é aqui que a identidade estética do quarto pode também brilhar.

  • Tornar o quarto seguro ao prender móveis à parede ou aplicar proteções em tomadas, cantos ou gavetas.

3 - Escolha as melhores cores

As pinturas interiores são um dos aspectos a priorizar ao preparar a chegada do seu filho ou filha.

As tonalidades das paredes e de todos os acessórios de uma divisão da casa terão um impacto significativo na psique humana. As cores podem influenciar a disposição, comportamento e o sentido geral de bem estar.

Antes de escolher as melhores cores para um quarto de bebé, pense no seu tema de decoração. Reúna têxteis e acessórios, e só depois equacione o esquema de cores.

Cores quentes

Tons quentes como amarelo, vermelho ou laranja transmitem energia e estimulam a mente. Contudo, não são as mais indicadas para noites bem dormidas.

Incluí-las no quarto é uma boa ideia, mas será melhor aplicá-las em doses moderadas como numa única parede, papel de parede ou em acessórios. Combinar estas tonalidades com outras mais frias irá criar um melhor equilíbrio energético e visual.

Cores frias

As cores frias transmitem sensações opostas. São tranquilizantes e fazem a divisão parecer maior. As três cores frias básicas, azul, roxo e verde, podem todas elas resultar num quarto de bebé, em particular em tons mais claros.

Uma cor fria que tem vindo a tornar-se cada vez mais popular é o verde. As várias tonalidades de verde remetem para a natureza. Este naturalismo transmite serenidade e reduz a ansiedade. Por consequência, o ambiente criado será favorável ao desenvolvimento cognitivo da sua criança.

Cores neutras

As cores neutras situam-se entre no espectro dos brancos, cinzas e pretos. Logicamente o último deve ser ao máximo evitado, mas o branco é um ótimo companheiro e até o cinza resulta muito bem se a decoração for pautada por salpicos de cores quentes nos acessórios.

4 - Ilumine o quarto de forma original

Nunca desconsidere a importância de uma luz suave, que transmita um claro sentimento de segurança e não estimule demasiado os olhos em desenvolvimento do seu bebé.

As luzes de presença são também essenciais para o conforto da criança. Existem em todas as formas e feitios e para lá da sua utilidade são um dos objetos mais adoráveis num quarto de bebé. Poderá encontrá-las em forma de animais, flores, estrelas, ovos... Por norma são alegres, coloridas e incorporam luzes LED leves.

Seja com um céu estrelado projetado no teto, luzes em forma de nuvens ou tantas outras hipóteses, colore os sonhos do seu recém-nascido ou bebé, sempre com fontes de luz não diretas e tranquilizantes.

5 - Considere pequenos grandes detalhes

A estimulação é chave e a capacidade inquisitiva da criança deve ser incentivada. Desde o momento em que esta chega ao seu quarto, lá deverá ser possível encontrar brinquedos lúdicos.

Os ginásios e tapetes de atividade criam percepção em relação a cores, sons e formas e permitem desenvolver as suas capacidades motoras, cognitivas e visuais. São adaptáveis em função da idade e é importante que estes objetos sejam muito coloridos, apresentem diversas formas e texturas, chocalhem, contenham espelhos, etc.

Os móbiles (normais ou musicais), são também essenciais. Sugerem um ambiente mágico, que ajuda à sonolência. De motivos de nuvens a carneirinhos, sejam feitos de materiais reciclados, plástico ou papel maché, pode personalizar este objeto central ao quarto de bebé sem limitações (e sempre de acordo com o seu tema geral de decoração).

Passando os bebés pequenos tanto tempo deitados de costas, uma outra sugestão poderá ser dar-lhes um mundo encantado para onde olhar. Seja pintando um mural no teto, colocando papel de parede ou autocolantes (sempre com materiais seguros), o céu é mesmo o limite.

Se precisar de profissionais para ajudarem neste processo, pode recorrer à Zaask e receber até 5 orçamentos de profissionais diferentes sem qualquer custo ou compromisso!

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente