Clima versus Tempo DIY

Clima versus Tempo DIY

Por Babysits
6 minutos de leitura

Você está a buscar por uma atividade divertida que inspire as crianças a desenvolver uma educação ambiental e que traga um melhor entendimento sobre o meio ambiente e as mudanças climáticas? Nós temos a alternativa perfeita para ti! Você pode aprender a fazer esse “Faça Você Mesmo” para perceber a diferença entre o cIima e o tempo. Siga os passos!

Este Faça Você Mesmo é adequado para crianças de todas as idades e é uma forma divertida e única de decorar o seu quarto. Também é uma atividade perfeita para fazer como babysitter!

O que você e sua família vão aprender com esta atividade?

Hoje em dia é muito comum confundir os conceitos de clima e tempo, a ponto de muitas pessoas pensarem que são exatamente iguais. A verdade é que não são iguais, na verdade se referem a dois fenômenos completamente diferentes. Neste artigo vamos abordar as diferenças entre clima e tempo de uma forma simples para que você possa ajudar seu filho, ou a criança de quem você está cuidando, a entender melhor esses dois termos. Então, propomos um fantástico artesanato para que você pratique o que aprendeu com as crianças, não perca!

Para perceber-se conceitos complexos como Mudanças Climáticas é muito importante entender o que é clima.

Diferenças entre clima e o tempo - explicação

Os termos tempo e clima não podem ser usados indistintamente, pois há uma diferença fundamental entre eles: o escopo temporal, ou seja, a duração ou período de tempo de cada um deles.

Tempo refere-se às condições atmosféricas, ou seja, temperatura, umidade, precipitação, etc., em um determinado momento e local. Em nossas conversas diárias, geralmente nos referimos ao clima. Por exemplo, quando dizemos que amanhã haverá sol, céu nublado ou tempestade, estamos a nos referir ao tempo e não ao clima.

O Clima, por outro lado, é a média da temperatura diária, precipitação, etc., em um determinado local durante um longo período de tempo, geralmente mais de 30 anos. O conceito de clima nos permite estudar o clima de uma determinada região por pelo menos 30 anos, e assim entender como são as estações em cada parte do mundo. Graças a essas análises de longo prazo, podemos diferenciar os climas, como equatorial, tropical, desértico, estepe, subtropical, mediterrâneo, marítimo, continental e polar.

Desta forma, quando falamos de mudanças climáticas, levamos em consideração os registros e dados coletados ao longo de muitos anos.

Como está o tempo

O clima tem sido estudado em profundidade desde a antiguidade, porque quanto mais amplo for o nosso conhecimento sobre ele, melhor podemos compreender o tempo e com maior precisão podemos prevê-lo. Ser capaz de prever o tempo sempre foi muito importante para os humanos e ainda é até os dias de hoje.

Relógio meteorológico para medir o clima
Nós vamos criar um relógio meteorológico com o qual os seus filhos possam entender o conceito de tempo ou tempo atmosférico, simplesmente olhando pela janela e analisando como está o tempo num dado momento!

Para criar o relógio, você precisa:

Imprimir os dois PDFs. Um contém o relógio e sua seta, e o outro os elementos que representam o clima, como o sol, nuvens, etc.

Imprima os templates aqui:

clima vs tempo faça você mesmo para crianças

  • Tesoura
  • Cola
  • Papel
  • Canetas coloridas
  • Corda/Barbante para pendurar no quarto

Primeiro passo
Comece a colorir os elementos que representam o clima, ou seja, o sol, as nuvens, etc. Também pinte a seta com a qual as crianças indicarão como está o clima em um determinado momento. Nós o pintamos de vermelho, mas fique à vontade para usar suas cores favoritas.

Clima vs Tempo Faça você mesmo

Segundo passo
Agora é a hora de começar a cortar! Com a supervisão de um adulto em todos os momentos, pois a tesoura pode ser perigosa. Recorte os elementos que descrevem o clima, o círculo, a flecha e voilá!

Clima vs Tempo

Terceiro passo
Este é o momento em que montamos nosso relógio meteorológico. Usando um bastão de cola, cole cada item em uma das seções do relógio até que esteja preenchido.
Weather vs Climate

Quarto passo
Agora precisamos adicionar a seta ao relógio. Para fazer isso, você precisa de um pedaço de papel retangular com no máximo 3 centímetros de comprimento, como o que você pode ver na imagem.
Tempo vs Clima
Agora enrole! Faça um rolo de papel, quanto mais apertado, melhor. Para manter a forma, aplique um pouco de cola.

Clima vs Tempo

Quinto passo
Faça um furo na flecha e outro no centro do relógio. Coloque o papel enrolado no centro e, surpresa! Agora a seta pode girar para apontar para os diferentes tipos de clima.
Tempo vs Clima

Sexto passo

Adicione a corda para que seus filhos, ou as crianças de quem você cuida, possam pendurar suas criações fantásticas em seus quartos. A partir de agora eles nunca mais esquecerão como está o tempo! E eles serão capazes de descrevê-lo como pequenos especialistas.

Tempo vs Clima

Esperamos que tenha gostado do nosso Faça Você Mesmo de Relógio Meteorológico! Se você fez esta atividade, adoraríamos ver!

Compartilhe conosco via Facebook e Instagram no @babysitspt.

Gostaria de ter mais atividades para crianças com temas climáticos e ambientais? Confira nossas outras atividades e trabalhos manuais!

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente