6 dicas para quando apresentar profissões às crianças

6 dicas para quando apresentar profissões às crianças

Por Babysits
5 minutos de leitura

Quer percebamos, quer não, as crianças estão constantemente a observar o mundo ao seu redor, absorvendo informações e tentando entender o que estão a vivenciar. Isso inclui o trabalho que os adultos estão a executar. As dicas a seguir facilitam o início de uma conversa com as crianças para as ajudar a explorar diferentes caminhos de profissão e carreira.

Dica 1 - Exponha as crianças a diferentes opções de profissão e carreiras

Muitas vezes, as crianças só veem os empregos que os seus entes queridos têm. Geralmente pensam apenas nas profissões dos seus pais, parentes, vizinhos e, por último, mas não menos importante, as profissões das personagens principais de programas de TV, filmes e livros. Além das profissões que observam no seu ambiente imediato, pouco ouvem sobre outras carreiras. Portanto, não é surpreendente que as crianças queiram frequentemente tornar-se no mesmo que a figura dos seus pais ou da sua personagem de TV favorita.

Adulto trabalhando com criança

Dica 2 - Não os desencoraje

Não seja a pessoa que desencoraja os interesses do seu filho, mas seja a pessoa que apoia os interesses dele e incentiva os seus pontos fortes. Dessa forma, pode dar conselhos ao seu filho sobre o que ele poderia gostar e explicar-lhe aspetos importantes que vêm com diferentes empregos e escolhas de carreira. Para diferentes profissões, pense nas habilidades que cada um deve ter, o número de anos de estudo que são necessários, o salário e o número de horas que se trabalha durante a semana.

Mas não se esqueça, quando estamos a falar com crianças - a fantasia desempenha um grande papel nos que toca a interesses profissionais!

Criança princesa

Dica 3 - Não estereotipe profissões a géneros

Algumas crianças podem pensar que uma mulher não pode ser atleta, jogadora de futebol ou militar e que os homens não devem trabalhar como esteticistas ou na área da saúde. “As profissões difíceis são para os homens e os trabalhos de cuidado são para as mulheres”, costumam ouvir. Mas nada poderia estar mais longe da verdade. Os meninos também podem ser muito atenciosos e as meninas são tão fortes e focadas quanto os meninos!

Tenha cuidado para não criar estereótipos de género como pais. Mostre ao seu filho que tudo é possível! O seu filho quer ser bailarino profissional ou a sua filha quer trabalhar na polícia? Isso é incrível, vamos quebrar o estereótipo de género!

Bombeiro

Dica 4 - Use o poder do jogo e da imaginação

As crianças aprendem melhor quando brincam. Ao dar às crianças a oportunidade de brincar com brinquedos relacionados a trabalhos específicos, está a explicar de forma divertida diferentes profissões. Pense em fantasias, bonecos que têm uma determinada profissão ou objetos que associamos a profissões como um estetoscópio ou chapéu de polícia.

Doutor

Dica 5 - Peça que imaginem o seu futuro

Se o seu filho for um pouco mais velho, outra ótima maneira de falar sobre profissões é perguntando sobre o futuro. Quer estudar muito ou só um pouco? Quer começar algo sozinho ou quer trabalhar para outra pessoa? Como quer passar O seu tempo? Quer filhos ou não? Ao falar sobre o futuro, eles percebem melhor que não se pode simplesmente escolher um determinado caminho na vida, mas que realmente tem de se trabalhar para isso.

O seu filho não faz ideia de como deseja moldar o seu futuro? Isso não importa de forma alguma! Diga-lhe que tem a vida inteira para descobrir no que tem talento e o que gosta de fazer.

Criança e Adulto conversando

Dica 6 - Lembre-se de que é a carreira deles, não a sua

É importante lembrar que a escolha da carreira do seu filho não é sua. Sempre quis ser corretor de imóveis, mas nunca teve a oportunidade de estudar para isso e agora quer que o seu filho seja corretor de imóveis? Nós entendemos, mas esta é a vida do seu filho e, em última análise, ele tem de decidir por si mesmo onde estão os seus interesses e onde não estão. Ajude-os com as suas escolhas, dê conselhos, mas no final a escolha é deles.

Cozinheiro


Está à procura de um serviço de babá? Então encontre rapidamente babás perto de você!

Babá Brasília

Babá no Rio de Janeiro

Babá em São Paulo

Babá em Fortaleza

Babá em Belo Horizonte

Babás

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente