Ideias de Natal Ecológicas: Como ter um Natal Verde e Sustentável?

Ideias de Natal Ecológicas: Como ter um Natal Verde e Sustentável?

Por Babysits
10 minutos de leitura

O Natal aproxima-se rapidamente e muitos de nós já nos estamos a preparar para a época festiva deste ano. Embora o Natal possa ser a época mais alegre do ano, é também a altura do ano em que mais consumimos. Quer tornar o seu Natal mais sustentável? Leia as nossas dicas ecológicas para fazer deste ano um Natal verde.

Ideias de Natal Ecológicas

Durante as festas compramos bastante comida, presentes e decorações para proporcionar uma experiência especial aos nossos amigos e família. No entanto, esquecemo-nos muitas vezes do impacto que as nossas festividades podem ter no meio ambiente. Cerca de 5 milhões de toneladas extra de resíduos são produzidos durante a época de férias apenas nos Estados Unidos (All Things Supply Chain). Porque não agir de uma forma um pouco diferentes este ano com algumas ideias de Natal ecológicas para transformar o seu feriado num Natal Verde?!

Prendas

Para os nossos pequenitos, o Natal é a altura mágica do ano em que o Pai Natal traz prendas. As prendas costumam ser embrulhadas em papel de embrulho festivo que fica bonito debaixo da árvore de Natal. Embora este papel pareça maravilhoso, é rapidamente rasgado e deitado fora. Para ter uma ideia, cerca de 4 milhões de toneladas de lixo são produzidas apenas nas festas de fim de ano, a partir de embalagens para presentes (All Things Supply Chain). O consumo excessivo é um problema sério em todo o mundo, por isso também devemos considerar onde e como adquirimos prendas para nossa família e amigos. Dê uma olhada nestas ideias para tornar a oferta de prendas mais sustentável nesta época de Natal.

Prendas de Natal

Comprar prendas

A primeira parte do processo de oferta de prendas é encontrar os presentes perfeitos para todos. Quer seja alguém que goste de ter tudo planeado ou um comprador de última hora, não há necessidade de apressar a procura de prendas para todos. Este ano, vamos tentar ser conscientes sobre a forma como consumimos, e pensar no impacto que estes produtos podem ter. Em vez de comprar um monte de coisas de curta vida útil ou que estão na moda, tentemos procurar um presente que seja duradouro e significativo. É importante pensar de onde vêm as coisas e se os produtos que damos são realmente necessários.

As compras em segunda mão tornaram-se muito populares nos últimos anos e são ótimas maneiras de agir de forma mais sustentável. Se tivermos sorte, por vezes podemos até encontrar brinquedos ainda dentro da caixa. Outra grande forma de comprar de forma mais sustentável é comprando localmente. Visitar lojas locais para produtos de origem local e presentes feitos à mão é uma óptima opção para apoiar a sua comunidade e encontrar presentes que foram produzidos de forma mais sustentável. Finalmente, tente ser intencional sobre o que compra, e assegure-se de que estes presentes serão amados e utilizados durante anos futuros.

Compra de prendas

Embrulhar os seus presentes

A segunda parte (e sempre mais divertida) de dar presentes é embrulhá-los. Muitos de nós já reutilizámos papel de embrulho e sacos de presentes de anos anteriores. Mas será que sabemos realmente se podem ser reciclados uma vez terminada a sua utilização? Se estiver a comprar papel de embrulho novo, certifique-se de que é 100% reciclável, e de que o papel é reciclado corretamente quando tiver terminado. Outra grande opção é adquirir produtos de embalagem orgânica, tais como papel natural, papel biodegradável, tecido orgânico ou sacos e caixas de oferta reutilizáveis. Qualquer que seja a sua escolha, vai sentir-se bem ao saber que os seus embrulhos são ecológicos!

Embrulho de prendas de natal

Jantar de Natal

Vamos falar sobre o jantar! O jantar de Natal é o principal evento no dia de Natal para a maioria de nós (após a chegada do Pai Natal, claro). Embora todos queiramos desfrutar da nossa refeição, é importante lembrarmo-nos de a tornar agradável também para o nosso planeta e o mais ecológica possível.

Em média, deitamos fora 18% dos alimentos que compramos. Este desperdício alimentar causa 8% do aquecimento global. A embalagem dos nossos alimentos também é um enorme problema, uma vez que produz 15% mais CO2 do que os próprios alimentos. (LoveFoodHateWaste).

Jantar de Natal

Fazer uma lista de compras

A primeira coisa que pode ser feita para ajudar a reduzir o desperdício é planear cuidadosamente as listas de compras. Comprar apenas o que é necessário e tentar evitar comprar extras desnecessários. Se decidir comprar extras, compre-os enlatados ou congelados para que tenham um prazo de validade mais longo e não tenham de ser usados de imediato.

Use as suas sobras

As sobras podem ser transformadas em novos pratos para serem apreciadas nos dias seguintes. Por exemplo, transformar as sobras de legumes em sopa ou transformar as sobras de peru em sanduíches deliciosas. Quaisquer restos que não planeie utilizar, congele. É uma boa ideia limpar o seu congelador antes do Natal para que tenha espaço para guardar as sobras. Depois é só embrulhar as sobras e etiquetá-las e está pronto a guardar! É importante notar que qualquer carne cozinhada só deve ser congelada e descongelada uma vez.

Jantar de Natal

Compras locais

Por último, mas não menos importante, a próxima coisa que pode fazer para ser mais ecológico na sua ceia de Natal deste ano comprar em mercearias locais sempre que possível. Pode fazê-lo para todos os produtos, desde os vegetais até à carne!

Quando faz compras locais, isso significa que a comida percorreu menos quilómetros até chegar a si ou a menor probabilidade de uso de métodos de maturação artificial. Comprar carne a um agricultor local também significa normalmente que os animais foram melhor tratados e que viveram uma vida melhor. Investir na compra de um peru biológico significa que não só está a ajudar o ambiente, como está a obter um produto mais saboroso!

Comprar localmente permite ainda percorrer o caminho a pé ou de bicicleta até ao seu destino, se for possível. Compreendemos que as compras podem ser pesadas e pode não conseguir percorrer longas distâncias a pé com elas, pelo que também pode partilhar o carro com amigos, família ou vizinhos.

A árvore de Natal

Agora para a tão esperada árvore de Natal! É sempre um momento emocionante para as crianças quando a árvore está montada e decorada. Mas já parou para pensar na opção mais sustentável para a sua árvore de Natal? Embora haja benefícios em evitar o plástico e optar pela árvore natural, há coisas a considerar para nos certificarmos de que tomamos as decisões de mais baixo impacto.

O debate da árvore de Natal de plástico

Se a sua família já tiver uma árvore de plástico, certifique-se de que é utilizada durante 10 anos no mínimo (WWF). Infelizmente, muitas árvores de plástico são feitas com PVC, um material que é difícil de eliminar adequadamente (Greenpeace Canada). Se estiver à procura de uma nova árvore, considere as suas opções antes de comprar uma árvore falsa, pois a produção de plástico é bastante prejudicial para o ambiente.

Árvore de natal de plástico

Encontrar uma árvore de Natal amiga do ambiente

Se preferir ter uma árvore verdadeira, há coisas que tem de ter em mente para fazer deste um Natal verdadeiramente verde! Se planeia cortar a sua própria árvore, certifique-se que consulta os regulamentos da sua área e de que tem uma licença adequada. Além disso, assegure-se de que não está a perturbar a vida selvagem no processo.

Se planeia visitar uma quinta de Natal, certifique-se de que o produtor está a fornecer árvores que são certificadas e cultivadas de forma responsável. É ainda importante saber se a quinta utiliza algum pesticida. As quintas de árvores de Natal também resultam numa perda de biodiversidade devido à monocultura.

Árvore de Natal real

Por estas razões, faça a sua investigação sobre as práticas de sustentabilidade das quintas de árvores de Natal perto de si (tal como vasos com árvores) antes de escolher a sua árvore este ano. Para mais informações sobre a eliminação sustentável da sua árvore após as férias, visite (Greenpeace UK).

Decorações de natal amigas do ambiente (ecológicas)

Ser amigo do ambiente na época do Natal não significa que tenha de ser um especialista em bricolage, pode ser muito mais simples do que isso. A primeira coisa que pode fazer é reutilizar decorações anteriores que possa ter! A maioria das pessoas esquece-se de quantas decorações possuem realmente e como são. Vá à procura pelo seu sótão e veja o que já tem.

As lojas de segunda mão são também um óptimo local para fazer compras de decorações. Desta forma, está a ser amigo do ambiente e também a conseguir poupar algum dinheiro!

Para decorar a sua mesa, podes usar a natureza! Vá ao ar livre e encontre algumas folhas caídas. Junte as folhas a uma vela e terá um cenário de mesa deslumbrante e sustentável. Componha as folhas quando estiver pronto.

Jantar de Natall

Quanto às luzes em sua casa, mude para LED. As luzes LED utilizam até 80% menos electricidade, sendo um impacto muito mais reduzido ao ambiente.

Luzes LED de Natal

Para alguns retoques adicionais, pode ser criativo! Tente fazer algumas grinaldas ecológicas. Uma hipótese é secar citrinos ou usar pipocas e prendê-las a um fio. Uma vez terminado, pendure nas suas paredes, tetos, ou mesmo como decoração adicional na sua árvore de natal. São uma decoração divertida, amiga do ambiente e festiva para a sua casa!

Grinaldas de natal

Ser amigo do ambiente neste Natal não tem de ser caro ou significar ter qualquer trabalho adicional ao normal, apenas envolve pensar fora da caixa e tomar decisões mais conscientes.


Procura algumas atividades divertidas de Natal para a sua família experimentar este ano? Verifique estas manualidades, receitas e actividades para crianças no Natal

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente