Atividades de Primavera para fazer com as crianças

Atividades de Primavera para fazer com as crianças

Por Babysits
11 minutos de leitura

Já repararam nas mudanças subtis na Natureza? Os dias tornam-se mais longos e mais quentes e o solo começa a vestir-se de flores. É tempo para a Primavera e para todas as sensações boas que a acompanham. Aprenda a cozinhar muffins saudáveis para crianças, fazer animais da Primavera com massa de sal e a construir uma colmeia de abelhas enquanto explica a mudança das estações e a importância das abelhas aos seus mais pequenos!

É oficial, a Primavera chegou! Isso significa que o Inverno acabou e que está na hora do tempo mais quente. Ao início da Primavera chamamos Equinócio da Primavera. É um fenómeno astrológico em que o Sol brilha com maior intensidade na região equatorial da Terra, fazendo com que dia e noite tenham exatamente a mesma quantidade de tempo (12 horas cada).

Na metade Norte da Terra, a Primavera começa geralmente entre 20 e 21 de março, enquanto na metade Sul costuma começar entre 21 e 23 de setembro. Isto acontece devido à posição do nosso planeta em relação ao Sol!

quando começa a primavera

E agora que já sabem um pouco mais sobre como a Primavera ocupa o lugar do Inverno, que tal celebrarem celebrarem a nova estação com atividades para crianças que os mais pequenos vão adorar? Venham daí!

Atividades para crianças para celebrar a chegada da Primavera


Animais de Primavera em Massa de Sal

Há muitos animais que adoram aparecer durante a Primavera! Borboletas, ouriços, joaninhas e cobras são alguns dos animais que começam a surgir quando os dias se tornam mais longos e mais quentes. Aprendam como podem criar alguns usando massa de sal!

De que vão precisar?

  • 2 chávenas de farinha
  • 1 chávena de sal
  • 3/4 chávena de água
  • 1 colher de sopa de óleo
  • Tinta
  • Pincéis

Passo 1

animais brinquedos

Misturem todos os ingredientes numa taça e amassem a massa até ficar suave e não colar nos dedos.

Passo 2

animais brinquedos

Criem os vossos animais! Nós escolhemos fazer uma joaninha, uma libélula, uma lagarta, um ouriço, uma cobra e um caracol, mas podem escolher os animais de Primavera que mais gostarem.

Passo 3

animais brinquedos

Depois de moldarem os vossos animais de Primavera, coloquem-nos no forno durante cerca de 30 minutos a 150 graus. Devem estar duros depois de os ter retirado. Deixem-nos arrefecer durante algumas horas.

Passo 4

animais brinquedos

Quando os vossos animais de Primavera estiverem frios podem começar a pintá-los! Usem as cores de que mais gostam. Mostrar imagens dos animais reais às crianças e pedir-lhes para pintarem com as suas cores originais pode ser um exercício interessantes, mas podem sempre utilizar combinações mais divertidas e inesperadas!

animais brinquedos

E estão prontos! As crianças podem guardá-los no seu quarto e brincar com eles, ou apenas admirar como tornam a Primavera numa época ainda mais bonita e especial.


DIY Colmeia e a Importância das Abelhas

As abelhas são alguns dos animais mais icónicos da Primavera (e de todas as estações do ano!). E a Primavera é a época mais importante do ano para as abelhas!

Mas porquê que as abelhas são importantes para o nosso ecossistema?

Durante esta estação as abelhas reproduzem-se, fazendo com que as colónias cresçam e as colmeias fiquem mais povoadas do que nunca. Como há mais abelhas, também há mais mel a ser produzido. Mas sabem como é que isso acontece? Com tantas plantas novas a surgir, as abelhas trabalhadoras podem visitar mais de 2000 flores todos os dias a fim de recolherem néctar para alimentar a sua colónia. Quando armazenam o néctar dentro da colmeia, este acaba por evaporar e tornar-se mel tal como o conhecemos! Fascinante, não é?

como fazer uma colmeia

O papel principal das abelhas é a polinização. Enquanto recolhem o delicioso néctar que irá alimentar a sua colónia, as abelhas transferem pequenos grãos de pólen de flor em flor, ajudando-as a reproduzir-se mais rapidamente. Verificou-se que cerca de 2% das abelhas selvagens do planeta são responsáveis pela polinização de 80% das culturas de todo o mundo. Isto significa que, sem abelhas, a maioria dos nossos alimentos não seriam capazes de crescer e tanto os animais como os seres humanos não teriam fontes alimentares suficientes para sobreviver. É por isso que as abelhas são tão importantes tanto para os seres humanos como para todos os animais do nosso planeta!

Agora que já tem as ferramentas necessárias para ensinar as suas crianças a apreciar as abelhas em vez de as temer, que tal outra atividade divertida de Primavera? Venham connosco e aprendam como fazer uma colmeia de abelhas!

De que vão precisar?

  • 1 ou duas caixas de cereais (dependendo do tamanho da caixa e da colmeia que querem construir)
  • Cartão
  • Cartolina amarela
  • Papel preto
  • Cordão
  • Tesoura
  • Cola líquida ou quente
  • Fita cola
  • Régua
  • Lápis
  • Olhos de colar gigantes (opcional)

Passo 1

como fazer uma colmeia de abelhas

Comecem por cortar as caixas de cereais em tiras de papel. Nós usámos uma régua e um lápis para marcar as medidas e tornar as tiras mais uniformes e fáceis de trabalhar. Vão precisar de aproximadamente 30 a 40 tiras de 3cm x 10cm.

Passo 2

como fazer uma colmeia de abelhas

Usando o lápis, enrolem as tiras em tubos e prendam-nas com fita-cola. Estes serão os vossos alvéolos!

Passo 3

como fazer uma colmeia de abelhas

Agora cortem um pedaço de cartão num retângulo de 26cm x 10cm. Usem a régua para o medir e dividam-na em cinco partes de 5 cm x 10 cm cada, mais uma parte de 1 cm x 10 cm, tal como se vê na imagem.

Passo 4

como fazer uma colmeia de abelhas

Dobrem as diferentes secções que marcaram no cartão e utilizem a secção mais pequena para colar tudo em formarto de pentágono. Podem usar a régua para vos ajudar a dobrar tudo mais facilmente.

Passo 5

como fazer uma colmeia de abelhas

Encham o pentágono com os tubos que enrolaram. O vosso projeto já se começa a parecer com uma colmeia de abelhas!

Passo 6

como fazer uma colmeia de abelhas

Está na hora de acrescentarem alguma cor! Cortem a cartolina do mesmo tamanho que o retângulo de cartão: 26 cm x 10 cm. Colem-no à volta da colmeia.

Passo 7

como fazer uma colmeia de abelhas

Decorem a vossa casa de abelhas! Cortem algumas tiras finas de papel preto e colem-o à volta do pentágono. Também podem colar ou desenhar olhos para que a sua colmeia de abelhas pareça mesmo uma uma abelha! Amarrem um cordão à volta da parte superior da colmeia para a poderem pendurar onde quiserem.

como fazer uma colmeia de abelhas

A vossa colmeia está pronta, pendurem-na no exterior e vejam se as abelhas locais gostariam de a ocupar! Podem também guardá-la no interior como decoração de Primavera.


Muffins de Espinafre: uma forma simples para fazer as crianças comer mais vegetais!

A sua criança tem dificuldade em comer legumes? Estes muffins de espinafres em forma de flor são a solução perfeita!

Não só têm um bonito tom de verde, como também são super saborosos e facilmente personalizáveis: podem adicionar bananas e outros frutos para vitaminas extra, ou pepitas de chocolate para um sabor ainda mais delicioso!

Ingredientes

Os ingredientes são simples, tal como o processo:

  • Farinha com fermento (350g)
  • Espinafres frescos (250g)
  • Óleo de girassol (100ml)
  • Açúcar (200 g)
  • Extrato de baunilha
  • Ovos (3)

muffins de espinafres

Passo 1

Batam os ovos com o açúcar e o extracto de baunilha até formar espuma.
Mergulhem os espinafres em água a ferver durante cerca de um minuto, sequem e adicionem à massa.

Passo 2

Adicionem o óleo de girassol.
Peneirem a farinha e misturem-na lentamente com o resto até a massa atingir uma consistência semelhante a uma panqueca.

Passo 3

Com uma concha ou numa colher, depositem a mistura em moldes de muffin com bastante óleo.

Passo 4

Cozam num forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de 15 minutos ou até ficar castanho no exterior.

Passo 5

Depois de arrefecidos, pulvilhem com açúcar de pasteleiro. Bom apetite!

spinach muffins for kids easy recipe


Sapos de Corrida

Estes sapos de corrida são muito fáceis de fazer! Só tens de criar o sapo saltitante e a Water Lily.

Materiais

Para este trabalho manual, só vais precisar de:

  • Papel
  • Algumas canetas
  • Tesoura
  • Cola

DIY supplies

Sapo saltitante

Para fazer um lindo origami de sapo saltitante, vais precisar de um pedaço quadrado de papel. Nós usamos um papel A4 colorido, mas podes usar qualquer papel fino que queiras. Para transformá-lo num quadrado, pega num canto de um dos lados curtos e dobra-o para o outro lado.

How to make a paper square

Em seguida, corta e rasga a tira restante, e voilà!

Paper

Nós usamos o tutorial do PPO How To Make a Paper Jumping Frog para criar o sapo, os passos são poucos e fáceis de seguir, mas a Gary Easy Origami tem um tutorial ainda mais simples.

Depois de dobrar, decora como quiseres e o teu sapo está pronto para saltar!

paper frog with markers

A Water Lily

Dobra uma folha de papel A4 duas vezes e, com a ajuda de uma tigela, desenha um quarto de círculo. Isso ajudará a decidir o tamanho da tua flor. Com um lápis, desenha as pétalas e recorta o contorno da water lily.

Tracing a circle

Depois de abri-lo, coloca a tigela no meio e trace toda a circunferência, depois faz pequenos cortes até a linha a cada duas pétalas.

Crafting the flower

Dobra-os para cima e cola as bordas nas pétalas ao redor para fazer uma plataforma de pouso para os sapos. Aproveitamos um pouco do papel que sobrou do sapo para decorar o nenúfar. Sê tão criativo quanto quiseres!

Waterlily

Dobra outro pedaço de papel como o anterior, recorta um círculo e faz uma fenda em um dos lados. Cola na base da flor: a folha vai ajudar a flor a ficar no lugar.

Waterlily leaf

Agora estás pronto para jogar!

Como jogar

Decide onde é a linha de partida e posiciona seus sapos. 3,2,1… Começa! Pressiona a parte inferior do sapo para fazê-lo saltar. O primeiro sapo a chegar à flor vence.

Origami frogs DIY

Diverte-te!


Como os dias se estão a tornar mais quentes, podem levar todas estas atividades para o exterior! Aproveitem a natureza com as vossas crianças e espreitem outras ideias para atividades ao ar livre com crianças que temos nos nossos Materiais da Comunidade. Feliz Primavera!

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente