Alimentação saudável e divertida

Alimentação saudável e divertida

Por Babysits, 3 minutos de leitura

Partilhar:

"Deve comer 5 porções de frutas e vegetais por dia". Sim, concordamos, mas como? E melhor ainda, como incentivar as crianças a comer mais saudável? É possível que tenhamos encontrado uma forma. Através destas receitas simples e divertidas, as crianças nem se vão aperceber de que estão a comer frutas e vegetais! Ponha a sua criatividade em prática e crie 4 animais utilizando diferentes frutas e vegetais. Aposte em cores garridas e texturas variadas!

Borboletas vermelhas

Comecemos com o mais simples: transformar morangos em deliciosas borboletas coloridas. Só vai precisar de morangos, raminhos de hortelã e… já está! Basta cortar cada morango em quatro pedaços, sem o cortar totalmente. Em seguida, organize-os num prato e adicione ramos de hortelã por morango para formar as antenas das borboletas.

butterflies made out of strawberries

As plumas do pavão

Para este segundo animal, vai precisar de uvas (escuras ou claras, consoante o que tiver), mirtilos, uma pêra e uma cenoura. Corte a pêra e as uvas ao meio. Em seguida, coloque a meia-pêra num prato, distribua à volta as meias uvas e coloque os mirtilos no meio conforme a sua criatividade. Tudo o que resta fazer é esculpir numa cenoura um bico e duas pernas. Ta-da! Criou um lindo pavão.

peacock made out of fruits

Dois peixinhos

São necessários três vegetais para fazes estes peixinhos: rabanete, cenoura, pepino. Poderá escolher, dependendo de suas preferências, o arranjo de vegetais para formar a cabeça, as escamas e as barbatanas do peixe. Tudo o que precisa de fazer é cortá-los em fatias fininhas e organizá-los como desejar. Para as bolhas de ar, utilizámos mirtilos cortados ao meio.

fish made out of radishes

A grande e sábia coruja

Esta coruja colorida esconde vários vegetais! Fizemos as duas orelhas com pepino e a cabeça com pimento laranja. Para criar os olhos, tivemos de improvisar um pouco e utilizar duas tampas de garrafa cheias com natas azedas e umas tiras de tomate para fazer as pupilas. O centro da barriga da coruja foi feito com rodelas de pepino. Para as asas, utilizámos tiras de pimento vermelho e tomates cherry. Por fim, para a coruja poder pousar, com 3 tiras de pimento laranja fizemos as patinhas. A grande e sábia coruja está pronta a degustar!

owl made out of fruits and vegetables


A criatividade não tem limites! Existem inúmeros outros animais e combinações de vegetais e frutas para fazer outras composições. Esta é uma atividade divertida para fazer na cozinha com os miúdos, na qual podem assumir diversas responsabilidades como cortar (cuidadosamente) os vegetais ou dispô-los nos pratos para formar os animais. Não só vão ficar extremamente entusiasmados com o aparecimento dos animais à medida que os colocam no prato, como aprendem mais sobre os alimentos que estão a utilizar. Não há nada que substitua estes momentos em conjunto.

PS - Não se esqueçam de nos marcar no Instagram, @BabysitsPT, se decidirem fazer estes ou outros animais!