Qual a diferença entre babysitter, ama e nanny?

Qual a diferença entre babysitter, ama e nanny?

Por Babysits, 3 minutos de leitura

Partilhar:

Babysitter? Ama? Nanny? Todos os estes termos geram confusão e, muitas vezes, são usados de forma indiscriminada. Mas afinal de que se trata cada uma destas palavras? E quais são as obrigações para exercer cada uma delas?

Babysitter

A babysitter é alguém que faz trabalhos esporádicos, na casa da família, na sua própria casa ou noutro sítio que seja necessário, como em hotéis ou durante festas. Estes trabalhos duram, por norma, umas horas enquanto os pais se têm de ausentar por motivos profissionais ou pessoais. Geralmente, são pagos à hora, estando este valor dependente do número de crianças, das tarefas exigidas e do horário que se pretende (durante o dia, noite, semana, fim de semana, etc.).

Ama

A ama é uma profissional cuja atividade está prevista pela Segurança Social. Segundo esta, a ama é a “pessoa, que mediante pagamento, cuida na sua residência de crianças até aos três anos de idade ou até atingir a idade de ingresso nos estabelecimentos de educação pré-escolar, por um período de tempo correspondente ao trabalho ou impedimento da família”.

Entre as condições para a abertura de atividade como ama, encontram-se as seguintes:

  • Ter idade igual ou superior a 21 anos
  • Ter a escolaridade obrigatória
  • Ter boas condições de saúde bem como as pessoas que com ela residem, comprovadas através de declaração médica emitida para o efeito

Para saber mais sobre a atividade de ama segundo a segurança social, consulte esta página.

Nanny

A nanny é, porventura, a designação mais invulgar em Portugal por ser a mais incomum e por não estar regularizada. A nanny é a pessoa que vive na casa da família tendo a seu cargo uma ou mais crianças. Por viver com a família, a nanny está encarregue de tudo o que se relaciona com as crianças, a sua rotina e educação. Geralmente, as nannies transportam as crianças à escola, cuidam dos bebés, dão-lhes banho e as refeições, ajudam com os trabalhos de casa, acompanham a família durante as férias e dão apoio em tudo o que for necessário relativamente às crianças.

A nanny pode ainda ajudar em tarefas domésticas e na organização da gestão da casa e da família. Os custos inerentes à contratação de uma nanny são, naturalmente, mais elevados que os de uma babysitter ou ama por se tratar de um serviço a tempo inteiro e exclusivo à família.