Como cuidar de um bebé: 5 dicas

Como cuidar de um bebé: 5 dicas

Por Babysits, 3 minutos de leitura

Partilhar:

Trabalhar com crianças, especialmente cuidar de bebés, não é para todos. É um trabalho que exige muita responsabilidade, conhecimentos e prática. Aqui deixamos algumas dicas para saber lidar com algumas das tarefas mais importantes quando se cuida de um bebé.

1 - Perguntar e esclarecer todos os detalhes

Pode parecer óbvio, mas a comunicação clara é essencial para evitar erros e situações complicadas. Certifique-se de que pediu instruções sobre tudo o que tenha a ver com o bebé. Embora existam instruções que se apliquem a todos os bebés, cada bebé tem as suas particularidades e preferências. Pergunte onde pode encontrar tudo o que se refere ao bebé como as fraldas, as chupetas, a comida, a medicação (se existir). Lembre-se ainda de perguntar acerca da rotina de sono do bebé e tente cumpri-la ao máximo.

2 - Dar um banho

Nunca, nunca, deixe o bebé sozinho durante o banho. Antes de colocar o bebé na banheira, certifique-se de que a água está morna e não demasiado quente. A pele dos bebés é sensível e uma temperatura de água mais elevada pode deixar queimaduras. Mantenha o ambiente da casa de banho quente e utilize produtos de higiene próprios para bebés em pequenas quantidades. Seque bem a dobrinhas todas do bebé e vista-o para ficar quentinho rapidamente.

3- Dar a papa ou o leite

Tente, ao máximo, manter o horário habitual da papa ou leite. Os bebés habituam-se às rotinas e é mais fácil para todos se as horas habituais forem cumpridas. Por norma, é também mais fácil alimentar o bebé se este estiver bem descansado e sem sono, evitando-se desta forma as típicas birras. Sente o bebé confortavelmente na cadeirinha e teste a temperatura do leite ou da papa antes de lhe dar. É inevitável que o bebé se suje durante este processo, por isso, relaxe e, se preferir, vista-o com uma roupa velha que possa pôr a lavar logo de seguida.

4 - Trocar a fralda

É essencial verificar regularmente a fralda do bebé e mantê-la seca. Desta forma evitam-se as comuns assaduras. Tenha perto de si tudo o que precisa: fralda limpa, toalhetes e creme. Deite o bebé no trocador de barriga para cima. Nunca o deixe sozinho nem debaixo de olho, pois facilmente o bebé pode tombar e cair. Retire a parte de baixo da roupa do bebé, abra a fralda e, caso haja cocó, utilize a fralda para limpar da frente para trás. Com as toalhitas, limpe muito bem a pele e seque-a em seguida. Aplique o creme e vista-lhe uma fralda nova.

5 - Pôr o bebe a dormir

Como dito anteriormente, é essencial manter a rotina de sono do bebé. Por volta da hora de deitar o bebé, é útil baixar um pouco a intensidade da luz para criar habituação com a luminosidade do dia e da noite. A posição recomendada para pôr o bebé a dormir é de barriga para cima, com a cabeça de lado. Esta é a posição que o bebé naturalmente adopta. O bebé deve ficar enrolado numa manta mas não demasiado apertado ou quente. É natural que o bebé acorde a chorar, podendo o choro dever-se a várias razões. Não existe um método consensual nem exacto para lidar com isto, por isso discuta com o pais o que deve fazer nesta situação.