5 Dicas para celebrar o dia de São Martinho com as crianças

5 Dicas para celebrar o dia de São Martinho com as crianças

Por Babysits
3 minutos de leitura

O dia de São Martinho (também conhecido como Magusto) pode ser uma ótima oportunidade para se divertir com os pequenos na época mais fria do ano! Comer castanhas assadas e contar histórias com os miúdos pode tornar-se uma boa tradição para os dias 11 de novembro. Saiba como celebrar esta festa outonal com as nossas dicas!

1- Hora da história!

A festa do Magusto parte da lenda de São Martinho. A lenda conta a história de um soldado romano chamado Martinho, que estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo que estava enregelado e lhe pediu esmola. O cavaleiro dividiu a sua capa ao meio dando uma das metades ao mendigo. De repente o frio parou e o sol quente apareceu. Acredita-se que esta mudança temporal tenha sido a recompensa por Martinho ter sido generoso com o mendigo.

Ao contar a história às crianças, que tal enfatizarmos a moral de que fazer coisas boas e ter atitudes positivas com o próximo trazem coisas boas em retorno? É bom oferecer exemplos de ações que as crianças possam aplicar no dia-a-dia, como: ajudar um colega na escola com uma tarefa, ou doar roupas de inverno para os mais necessitados…

No geral, a tradição do Magusto é uma ótima maneira de utilizar a história de São Martinho para discutir temas de empatia, inclusão e caridade social!

2- Asse castanhas!

Novembro começa a época das deliciosas castanhas e a tradição ao fazer-se um Magusto implica assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior. Em família, podemos substituir o vinho por uma bebida de preferência que inclua também os menores, como um chocolate quente ou outra bebida quentinha!

E se não for possível assar as castanhas na fogueira como manda a tradição, que tal comprar as castanhas assadas a vendedores locais?

3- Leve as crianças a eventos/festividades locais

Durante o mês de novembro, muitas cidades em Portugal realizam festas locais como uma forma de celebrar o Magusto. Estes eventos, em alguns locais chamados festa da castanha, são formas de mostrar aos pequenos um pouco da cultura local portuguesa!

4- Ensine empatia e caridade com ações reais!

Como já explicado na primeira dica, a história da data envolve o sentimento de caridade e de realizar boas ações. Por isso, que melhor maneira de celebrar se não realizando verdadeiramente uma boa ação? Assim como São Martinho, podemos doar roupas quentinhas aos mais necessitados e incluir os pequenos nesse processo. Assim, a data torna-se não apenas uma tradição mas um momento de felicidade em família!

Caridade

5- Um passeio no Parque!

Que tal levar os miúdos a dar uma volta no parque? Existem diversos jardins botânicos e parques nacionais que celebram o Magusto e até apresentam atividades especiais para a data comemorativa!
Verifique o calendário dos parques e jardins da sua cidade antes da visita.
Se estiver sem ideias, espreite o nosso artigo sobre atividades ao ar livre para entreter e brincar com as crianças!

Passeio no parque - Outono

Esperamos que estas dicas vos ajudem a celebrar e tornar o Magusto mais especial este ano!
À procura de mais dicas para os pais? Confira nossasdicas para famílias!

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente