DIY de ecopontos para crianças

DIY de ecopontos para crianças

Por Babysits
4 minutos de leitura

Estás à procura de uma forma divertida de explicar a reciclagem ao(s) teu(s) filho(s)? Então temos o projeto perfeito para ti! Podes divertir-te a fazer este DIY juntamente com os mais pequenos enquanto lhes explicas o que é a reciclagem e porque é tão importante.

O que é a reciclagem?

A reciclagem é a reutilização de materiais. Reciclar é diferente de reutilizar produtos por si só. Quando se trata de reutilizar os próprios produtos pode pensar-se, por exemplo, em reutilizar uma t-shirt velha transformando-a num pano de limpeza. Ao reciclar, por outro lado, separamos o lixo para que os materiais velhos possam ser utilizados para criar novos produtos.

O papel que reciclamos torna-se, então, em papel ou produtos de papel novos e o plástico é transformado em novas garrafas e produtos de plástico. Ao fazer isto, podemos assegurar que menos árvores precisam de ser cortadas e que menos gás natural e petróleo são necessários. Isso é ótimo para o ambiente!

Tipos de reciclagem

Existem vários tipos de reciclagem e contentores de lixo, tais como: ecoponto do vidro, ecoponto do papel, ecoponto do plástico, resíduos verdes/jardim, e resíduos em geral.

O ecoponto verde destina-se especificamente ao vidro. Não te esqueças de retirar as tampas das garrafas e recipientes de vidro que reciclas. O ecoponto azul é apenas para o papel, portanto é importante remover qualquer plástico que possa estar colado ao papel que vais reciclar. Da mesma forma, o ecoponto amarelo destina-se apenas a plásticos.

Os resíduos verdes e de jardinagem podem incluir plantas ou ervas daninhas do jardim, mas também restos de fruta e vegetais que não comemos (como cascas de banana, por exemplo).

Cria o ecoponto de reciclagem em DIY

Este projeto é adequado a crianças de todas as idades e é uma forma divertida e única de lhes explicar a reciclagem. É também a atividade perfeita para fazer durante o babysitting!

Para fazer este DIY, vais precisar de:

  • Papel ou cartão colorido
  • Tesoura
  • Fita e/ou cola
  • Lápis
  • Uma impressora (opcional)

recycling bin diy for kids

Passo 1:
Decide o tamanho do teu contentor de reciclagem e corta o papel colorido para que este tenha o tamanho certo.

Passo 2:
Dobra o papel em 4 partes iguais, de modo a poderes dobrá-lo num quadrado. Depois prende-o com um pouco de fita-cola.

Passo 3:
Para a borda da tampa, utiliza o papel que sobrou do primeiro passo. Dobra-o também em quatro partes iguais.

Passo 4:
Volta a dobrar o papel que estás a trabalhar num quadrado e adiciona fita-cola no interior para que fique colado.

Passo 5:
Corta um quadrado para utilizar como tampa. Coloca a borda da tampa num pedaço de papel e traça o tamanho que o quadrado precisa de ter. Certifica-te de que consegues aplicar a fita ou cola do lado de dentro.

Passo 6:
Cola o quadrado à borda da tua tampa.

Passo 7:
Verifica se a tua tampa encaixa no teu ecoponto. Caso não encaixe, ainda podes ajustá-la.

Passo 8:
Corta uma abertura no caixote de reciclagem. Para isso, faz um buraco no meio do ecoponto e corta um quadrado ou retângulo a partir dele.

Passo 9:
Imprime ou desenha um símbolo para o tipo de ecoponto que criaste (pode ser papel, plástico, vidro ou lixo geral) e coisas que podes deitar no contentor. Por exemplo, podem ser garrafas ou recipientes de vidro, caixas de papel, ou pizza. Podes decorá-lo como quiseres, por isso força na criatividade!

De uma forma divertida, podes agora explicar ao teu filho todo o conceito da reciclagem, como funcionam os ecopontos e porque é que são importantes. Coloca todas as coisas à disposição dele e deixa-o colocar o lixo no caixote de reciclagem correto. Caso erre, explica-lhe porquê que aquele não é o sítio certo.

Esperamos que se divirtam muito a criar este projeto. À procura de outras atividades divertidas e educacionais? Vê a nossa página de ação climática e de trabalhos manuais para mais inspiração!

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente