3 jogos tradicionais para entreter as crianças na noite de Natal

3 jogos tradicionais para entreter as crianças na noite de Natal

Por Babysits
5 minutos de leitura

A noite de Natal pode ser um dos momentos mais mágicos na infância de uma criança. As luzes acolhedoras, a comida deliciosa que perfuma o ar, a reunião da família, a expectativa da troca de presentes e a possível vinda do Pai Natal… Tudo isso contribui para um ambiente caloroso, feliz, entusiasmante – principalmente aos olhos dos mais pequenos!

E como o Natal pode ser também um momento stressante para os adultos (entre compras, cozinha e a constante necessidade de que todos se estejam a divertir), o entusiasmo das crianças pode facilmente transformar-se em inquietação e aborrecimento. Para evitar um Natal birrento e manter temática da tradição, a Babysits reuniu alguns jogos tradicionais portugueses para pôr a família – mais ou menos numerosa – a mexer nesta noite mágica!

Para pôr em prática estes jogos tradicionais é necessário algum espaço. No entanto, basta arrumar uma mesa, cadeira ou sofá para obter uma área mais ampla. E agora que já estão todos de barriga cheia, vamos jogar?

Estátua Silenciosa

Número de participantes: 7 pessoas ou mais

Normas: O objetivo do jogo é descobrir quem toca na estátua ou quem mostra os dentes ou sorri. Quem for descoberto, passa a ser estátua silenciosa.

Descrição do jogo: Para jogar este jogo, dividem-se os participantes em dois grupos, para formar os muros. O jogador que começa o jogo como estátua aguarda que os outros digam “estátua silenciosa” e depois passa entre os dois muros formados pelas outras pessoas.

Ao passar, não pode sorrir nem mostrar os dentes e tem de tentar ver quem é que lhe toca durante a sua passagem. Os participantes que estão nos muros também não podem sorrir nem mostrar os dentes e tentam tocar na estátua, enquanto ela passa, sem serem vistos. Se a estátua identificar quem lhe tocou, ou se alguém sorrir ou mostrar os dentes trocam então de posições.

Change this image description

Anel

Número de participantes: 8 pessoas ou mais

Material: Corda e anel

Normas: A criança que está no meio vai ter de adivinhar onde para o anel

Descrição do jogo: Para dar início ao jogo, coloca-se um anel (pode ser substituído por uma argola de porta-chaves) num cordel comprido, atado nas suas extremidades. Depois, os jogadores colocam-se em círculo, segurando a corda nas suas mãos. Um jogador sorteado coloca-se no meio.

O anel é colocado sob a mão de um dos jogadores, sem que aquele que se encontra no meio saiba qual é. Os jogadores que estão na roda, segurando a corda, vão fazendo deslizar o anel através da corda, de mão em mão e da forma mais dissimulada possível, para que aquele que está no meio não se aperceba onde este está.

Todos os jogadores que estão na roda vão cantam a seguinte lengalenga: “Vai correndo o lindo anel, a que mãos irá parar? Onde está, onde se encontra, quem o pode adivinhar?” Quando termina esta pequena cantiga, todos os jogadores se calam e aquele que está no meio tenta adivinhar onde está o anel, dando uma palmada na mão do jogador que julga tê-lo escondido. Se conseguir acertar, o jogador do meio troca de lugar com aquele que tinha o anel, mas se estiver enganado, continua no meio.

Change this image description

Elástico

Número de participantes: 3 ou mais participantes

Material: Elástico

Normas: As crianças têm de saltar o elástico, cumprido o ritmo de contagem dos saltos
(123,123,123,123,12,12,12,12,1,1,1,1).

Descrição do jogo: No caso de serem 3 jogadores, dois colocam-se dentro do elástico e o outro salta (se for apenas uma criança, suporta o elástico nas cadeiras). O jogo inicia-se com o nível 1 – com o elástico nos tornozelos. O jogador deve saltar os elásticos, no seguinte ritmo 123,123,123,123,12,12,12,12,1,1,1,1. À medida que consegue saltar os elásticos, estes vão sendo colocados numa posição mais elevada, até que são colocados à altura do jogador.

Quando termina o nível 1, o jogador troca de posição com outro. Sempre que o jogador se enganar na contagem, pisar o elástico, apanhar os dois elásticos de uma só vez ou não o alcançar, o jogador perde e dá a vez a outro. Ao terminar cada nível, o jogador troca de posição com o outro jogador.

*Vence o jogador que primeiro passar todos os níveis, num total de 9 níveis: *

Nível 1 – Colocar o elástico no corpo e alargá-lo com os pés e os braços.

Nível 2 – Colocar o elástico no corpo, à largura dos pés juntos.

Nível 3 – Colocar o elástico num só pé e numa só perna. Do tronco para cima, para o elástico ficar estreito, a criança coloca-se de lado.

Nível 4 – Colocar o elástico no corpo e alargá-lo com os pés e os braços e inicia o jogo entrelaçando a perna no elástico dando apenas uma volta.

Nível 5 – Colocar o elástico no corpo à largura dos pés juntos e inicia o jogo entrelaçando a perna no elástico dando apenas uma volta.

Nível 6 - Colocar o elástico num só pé e numa só perna. Do tronco para cima, para o elástico ficar estreito, a criança coloca-se de lado e inicia o jogo entrelaçando aperna no elástico dando apenas uma volta.

Nível 7 – Colocar o elástico no corpo e alargá-lo com os pés e os braços e inicia o jogo entrelaçando a perna no elástico dando duas voltas.

Nível 8 – Colocar o elástico no corpo à largura dos pés juntos e inicia o jogo entrelaçando a perna no elástico dando duas voltas.

Nível 9 - Colocar o elástico num só pé e numa só perna. Do tronco para cima, para o elástico ficar estreito, a criança coloca-se de lado e inicia o jogo entrelaçando aperna no elástico dando duas voltas.

Esperamos que tenham gostado das nossas sugestões e que estes jogos tradicionais tornem a vossa noite de Natal ainda mais feliz e divertida! Experimentou algum dos jogos? Partilhe connosco nas redes sociais através de @Babysitspt!

À procura de outras ideias? Encontre-as em Materiais da Comunidade!

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente