Vamos fazer um terrário de dinossauro com luz de presença!

Vamos fazer um terrário de dinossauro com luz de presença!

Por Babysits
5 minutos de leitura

Há muito, muito tempo atrás, - mais de 66 milhões de anos! – a Terra era habitada por dinossauros. Eram animais muito diversos entre si, com várias espécies adaptadas aos diferentes elementos do ambiente. Tal como os animais dos nossos dias, alguns eram capazes de voar! Outros estavam adaptados a nadar por longos períodos de tempo e a maior parte dos dinossauros passava o seu tempo em terra seca, a caçar ou a percorrer longos percursos de migração em grupos.

Sabiam que os dinossauros nasciam de ovos? É verdade! Vários estudos indicam que as aves são os parentes mais próximos dos dinossauros. Eles tinham alimentações e tamanhos variados, sendo que o maior dinossauro descoberto é o Patagotitan mayorum! Este dinossauro era herbívoro e tinha um pescoço e rabo muito longos, chegando a medir mais de 40 metros e a pesar o equivalente a 12 elefantes. Imenso, não acham?

Agora que já sabem um pouco mais sobre dinossauros, que tal verem um a nascer e construírem um terrário para ele viver? Vamos ensinar-vos tudo e mostrar-vos como tornar o vosso terrário numa incrível decoração para o vosso quarto, com uma luz de presença!

Para esta atividade vão precisar de:

1 kit Ovossauro ambarscience
1 frasco grande
Ornamentos naturais (pedras, terra, musgo, folhas secas)
Luzes Led OU 1 vela elétrica

Passo 1luz de presença para criança dinossauro

Abram o vosso kit ovossauro. Lá dentro vão encontrar um livro sobre dinossauros e três ovos de seis possíveis grupos sobre os quais vão aprender: os Saurópodes, os Ornitópodes, os Terópodes, os Thyreophora, os Ceratopsídeos e os Paquicefalossauros. A que grupo pertencerá o dinossauro do ovo que vai eclodir? Já falta pouco para descobrirem!

Passo 2ovo dinossauro crianças ovossauro

Coloquem o ovo num copo com água e certifiquem-se de que ele está completamente imerso. Ao longo dos dias, a água vai fazer com que o dinossauro cresça e o ovo vai rachar e eclodir. Este processo demora cerca de 3 dias, sejam pacientes e vão acompanhando todas as fases do ovo!

Passo 3 terrário dinossauro luz de presença crianças frasco

Se chegaram a este passo é porque o vosso dinossauro já nasceu! Prontos para fazer o terrário? Vamos a isso! Para começar, escolham um frasco grande. Pode ser de vidro ou de plástico, mas tem de ser transparente para poderem ver o vosso dinossauro! Cubram o fundo do frasco com pedras.

Passo 4terrário dinossauro luz de presença crianças frasco

Se optarem por um terrário vivo, encham o frasco com um pouco de terra antes de colocarem as plantas e o musgo. As pedras vão atuar como um filtro e reservatório para água, mantendo a humidade necessária, mas impedindo que a terra fique demasiado molhada e as plantas apodreçam. Caso prefiram, podem fazer um terrário com elementos secos que durarão para sempre e não precisam de tanta manutenção. Utilizem musgo seco, folhas secas, bolotas, paus ou até plantas artificiais.

Passo 5terrário dinossauro luz de presença crianças frasco

Agora coloquem o vosso dinossauro na sua nova casa! O que veem na imagem é um Anquilossauro, um dinossauro do grupo dos Thyreophora. Estes dinossauros alimentavam-se de plantas e tinham uma armadura dorsal repleta de chifres, espinhos ou espigões. Os cientistas acreditam que costumavam viajar em grandes grupos e eram muito calmos e pacatos!

Passo 6 terrário dinossauro luz de presença crianças frasco

O que é mais fixe do que um terrário de dinossauro? Um terrário de dinossauro que possam usar como luz de presença no vosso quarto! Para isso, basta acrescentarem luzes led ao vosso terrário. Caso tenham optado por um terrário vivo, é mais seguro utilizarem uma vela elétrica pequena que podem colar na tampa do frasco e fechar quando quiserem utilizar a luz de presença. Assim podem regar o vosso terrário à vontade, sem estragarem as luzes.

E já está! A luz de presença mais incrível para manterem o vosso quarto iluminado a qualquer hora! E agora? Estão curiosos para descobrir quais são os dinossauros escondidos dentro dos outros ovos? Experimentem e aprendam tudo sobre eles no livro que acompanha o kit Ovossauro!

terrário dinossauro luz de presença crianças frasco

Se fizerem esta atividade, tirem uma fotografia do vosso terrário com luz de presença e partilhem-na connosco através das nossas redes sociais com os hashtags #ambarscienceDIY e #babysitsDIY. Temos muitos mais artigos interessantes que podem ser realizados em família ou com a babysitter, vejam mais DIYs como este na nossa plataforma!

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente