Scammers e Fraude

Scammers e Fraude

A fraude de identidade ocorre quando alguém faz uma utilização ilegal dos seus dados pessoais. A Babysits jamais lhe pedirá os seus dados pessoais. Se algum utilizador desconhecido lhe pedir os seus dados, informe-nos de imediato pois poderá ser uma tentativa de fraude.

Como pode prevenir a fraude enquanto utilizador?

  1. Não partilhe a sua informação com outros utilizadores que não conheça bem ou confie. Tenha cuidado com as informações pessoais como os dados de passaporte, endereços de e-mail, números de telefone, currículos, etc.
  2. Se for abordado por uma organização, deve primeiro tentar descobrir mais sobre esta. Se não conseguir encontrar nenhuma informação sobre a organização, então tenha cuidado pois poderá estar a lidar com uma potencial fraude.
  3. Nunca transfira dinheiro para alguém que não conhece e nunca aceite dinheiro de alguém antes da realização do trabalho de babysitting. Estes casos são quase sempre um esquema.
  4. Tenha cuidado com algumas histórias pessoais, como, por exemplo, uma história sobre um parceiro falecido. É comum os scammers utilizarem este tipo de histórias para manipular emoções e conseguirem extorquir dinheiro.
  5. Conheça a outra pessoa cara a cara antes da primeira marcação. Certifique-se de que se encontram num local público. Se se sentir desconfiado poderá facilmente abandonar a situação.
  6. Levante suspeitas se um utilizador lhe ligar de um número privado ou de um número estrangeiro. A maioria dos utilizadores tem um número de telefone local.
  7. Não transfira dinheiro através de aplicações de pagamento desconhecidas. Os scammers costumam utilizar aplicações adulteradas que conduzem a páginas falsas cujo propósito é revelar os dados bancários das vítimas.
  8. Nunca aceite um trabalho de uma pessoa que nunca conheceu. As famílias com intenções genuínas querem sempre conhecer e entrevistar as pessoas primeiro.
  9. Nunca pague por uma verificação de antecedentes e não utilize um serviço que não conheça. Os scammers podem estar por trás destes serviços e poderão tentar aceder ao seu dinheiro ou às suas informações pessoais.
  10. Confie nos seus instintos. Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Se tiver dúvidas sobre a autenticidade de uma pessoa, não hesite em contactar-nos. Podemos verificar o perfil desse utilizador e partilhar a nossa opinião.

Acha que foi vítima de fraude?

Se acha que foi vítima de fraude, denuncie-o de imediato connosco para que possamos bloquear a conta da pessoa em questão e evitar a continuação da atividade fraudulenta.

Apresente uma queixa na polícia. Recomendamos que apresente sempre uma queixa na polícia quando suspeita ter sido vítima de fraude de identidade.

Apoio ao cliente