
Scammers e Fraude
A fraude de identidade ocorre quando alguém faz uma utilização ilegal dos seus dados pessoais. A Babysits jamais lhe pedirá os seus dados pessoais. Se algum utilizador desconhecido lhe pedir os seus dados, informe-nos de imediato pois poderá ser uma tentativa de fraude.
Como pode prevenir a fraude enquanto utilizador?
- Não partilhe a sua informação com outros utilizadores que não conheça bem ou confie. Tenha cuidado com as informações pessoais como os dados de passaporte, endereços de e-mail, números de telefone, currículos, etc.
- Se for abordado por uma organização, deve primeiro tentar descobrir mais sobre esta. Se não conseguir encontrar nenhuma informação sobre a organização, então tenha cuidado pois poderá estar a lidar com uma potencial fraude.
- Nunca transfira dinheiro para alguém que não conhece e nunca aceite dinheiro de alguém antes da realização do trabalho de babysitting. Estes casos são quase sempre um esquema.
- Tenha cuidado com algumas histórias pessoais, como, por exemplo, uma história sobre um parceiro falecido. É comum os scammers utilizarem este tipo de histórias para manipular emoções e conseguirem extorquir dinheiro.
- Conheça a outra pessoa cara a cara antes da primeira marcação. Certifique-se de que se encontram num local público. Se se sentir desconfiado poderá facilmente abandonar a situação.
- Levante suspeitas se um utilizador lhe ligar de um número privado ou de um número estrangeiro. A maioria dos utilizadores tem um número de telefone local.
- Não transfira dinheiro através de aplicações de pagamento desconhecidas. Os scammers costumam utilizar aplicações adulteradas que conduzem a páginas falsas cujo propósito é revelar os dados bancários das vítimas.
- Nunca aceite um trabalho de uma pessoa que nunca conheceu. As famílias com intenções genuínas querem sempre conhecer e entrevistar as pessoas primeiro.
- Nunca pague por uma verificação de antecedentes e não utilize um serviço que não conheça. Os scammers podem estar por trás destes serviços e poderão tentar aceder ao seu dinheiro ou às suas informações pessoais.
- Confie nos seus instintos. Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Se tiver dúvidas sobre a autenticidade de uma pessoa, não hesite em contactar-nos. Podemos verificar o perfil desse utilizador e partilhar a nossa opinião.
Acha que foi vítima de fraude?
Se acha que foi vítima de fraude, denuncie-o de imediato connosco para que possamos bloquear a conta da pessoa em questão e evitar a continuação da atividade fraudulenta.
Apresente uma queixa na polícia. Recomendamos que apresente sempre uma queixa na polícia quando suspeita ter sido vítima de fraude de identidade.