Como evitar ficar doente

Como evitar ficar doente

Novo

Por Babysits, 4 minutos de leitura

Partilhar:

Todos os anos, os pais são confrontados com os seus filhos a adoecerem com o último vírus ou gripe. Escolas e recreios são ambientes propícios à disseminação de germes e a Babysits quer ajudar babysitters, pais e filhos a ficarem protegidos contra eventuais doenças através de simples ações de prevenção. Deixamos em baixo alguns conselhos que podem implementar na vossa rotina diária para impedir a propagação de germes e vírus!

Com a ajuda da Organização Mundial da Saúde (fonte: OMS, 2019), queremos partilhar formas fáceis de ajudar as crianças a sentirem-se independentes e livres de germes!

1 Ser um guerreiro da limpeza

Todos sabemos o quão importante é lavar as mãos, mas será que as lavamos corretamente?

Lavar as mãos

PASSOS PARA LAVAR AS MÃOS

  • Molhar as mãos com água morna;
  • Colocar sabão e esfregar as palmas das mãos para fazer espuma;
  • Espalhar o sabão nas costas das mãos, e não esquecer o espaço entre os dedos, incluindo os polegares;
  • Usar as pontas dos dedos para esfregar as palmas das mãos, limpando as pontas dos dedos e as palmas das mãos ao mesmo tempo;
  • Secar as mãos cuidadosamente e por completo com uma toalha limpa;
  • É importante lavar as mãos regularmente, especialmente depois de usar o WC e antes de comer.

2 O lenço é nosso amigo

A melhor coisa que podemos fazer para evitar que os germes se espalhem é ter uma barreira quando o nosso nariz começa a fazer cócegas. Antes de começarem a espirrar, peguem num lenço de papel e usem-no para cobrir a boca e o nariz. Também é importante cobrir a boca ao tossir, porque isso impede que as pessoas ao vosso redor fiquem doentes ou inalem germes. É importante deitar para o lixo o lenço usado. Se não tiverem lenços de papel à mão, ensinem as crianças a espirrar e a tossir para o cotovelo, em vez das mãos.

3 Ficar em casa

Se tiverem sintomas de gripe ou constipação, é melhor ficarem em casa e descansar, evitando espalhar os germes com outras crianças e famílias. Podem encontrar aqui muitas atividades divertidas para fazer com as crianças em casa, caso estejam entediados. No caso de seres uma babysitter e te sentires mal, tenta avisar a família com a maior antecedência possível, para que possam tomar as providências antes do horário combinado.

4 Manter a distância

Quando uma pessoa espirra ou tosse, pequenas gotas são pulverizadas no ar e, se estivermos por perto, podemos inalá-las pela boca, nariz e olhos, e ficar doentes. Segundo a OMS, devemos manter a distância de um metro entre nós mesmos e outra pessoa que esteja a tossir ou espirrar. Devemos evitar o contacto com pessoas doentes ou engripadas. Por outro lado, se nos sentirmos doentes, devemos evitar tocar nos outros e ter atenção às superfícies em que tocamos.

5 Manter as mãos longe dos olhos, nariz e boca

Os nossos olhos, nariz e boca estão cheios de muco que podem facilmente atrair germes indesejados. Durante os períodos em que os vírus estão a circular, é essencial manter as mãos afastadas do rosto. Se sentirem comichão, lavem as mãos antes e depois de tocar no rosto.

6 Desfile de germes

Esta é uma excelente forma de mostrar às crianças como os germes se espalham. Peguem num frasco de gel desinfectante e misturem lá para dentro uma colher de purpurinas. Coloquem um pouco nas vossas mãos. Toquem numa superfície de cor escura ou numa camisa preta. Perguntem à criança se consegue ver as purpurinas. Expliquem que quando espirramos nas mãos e tocamos nas coisas, deixamos para trás pequenos germes. Neste caso, as purpurinas agarradas às coisas são os germes. Esta é uma excelente forma de mostrar às crianças como é fácil espalhar germes. As crianças entenderão melhor depois de verem esta mini experiência.


Todos - babysitters, crianças e pais - podem seguir estes passos para evitar adoecer. A Babysits espera que estes conselhos vos ajudem a ficarem felizes e saudáveis.

Precisamos da sua ajuda!
Estamos a fazer um apelo a todos os profissionais de cuidados infantis qualificados para se inscreverem e atualizarem a sua disponibilidade na plataforma Babysits. Ler mais
Queremos ajudar aqueles que estão trabalhar incansavelmente nesta crise e que podem necessitar de babysitters qualificados neste momento: médicos, enfermeiros, farmacêuticos e todos os que continuam a trabalhar para manter os serviços mínimos.
Devem ser seguidas as orientações fornecidas pelas autoridades locais.