Rotina para as crianças em casa

Rotina para as crianças em casa

Por Babysits
3 minutos de leitura

Com o encerramento das escolas e famílias inteiras fechadas em casa, vemo-nos obrigados a criar uma rotina diária nova que consiga conciliar a escola e o trabalho. Embora estejamos a atravessar um momento que exija isolamento social, é importante manter a saúde física e mental, seguindo uma rotina diária.

A Babysits criou uma rotina diária que as famílias podem seguir enquanto as escolas estão fechadas. Com este planeamento, é possível manter todos no caminho certo. Esta rotina inclui tempo para os estudos, atividades criativas, tempo de descanso e horários para brincar livremente.

Aqui está um infográfico para ajudar a rotina diária das crianças:

Rotina diária na quarentena

Como organizar a rotina da família em casa

É importante manter uma rotina ao longo do dia, pois as crianças e adultos precisam de manter a sua saúde física e mental. Criámos este horário para ajudar a manter as crianças no caminho certo, deixando tempo livre para jogar e brincar!

Manhã

  • Acordar no horário normal da escola. As escolas estão fechadas, mas a educação não pode parar. Não deixem que as crianças durmam até tarde. Todos se sentirão mais enérgicos depois de um bom exercício físico. O pequeno-almoço é muito importante! Mantenham as refeições o mais consistentes possível. Para começar bem o dia, experimentem fazer uma das nossas receitas!
  • Horário da escola! Estabeleçam um horário dedicado à aprendizagem em casa, conforme definido pelas escolas. E não se esqueçam de vestir as crianças como se estivessem a ir para a escola. É importante não ficar de pijamas o dia todo, como se estivessem de férias ou no fim de semana. Entre um exercício e outro, façam uma pausa e lanchem! Umas bolachas fáceis pode ser o snack ideal.
  • Hora do almoço! Façam uma pausa para desfrutar de um momento de tranquilidade com a família reunida à hora do almoço. É melhor deixar a televisão desligada neste momento para se abstraírem das notícias enquanto comem.

Tarde

  • Não se esqueçam de cuidar da casa. As crianças estão em casa, não de férias! Peçam-lhes que ajudem a levantar a mesa e a lavar a loiça. Também podem fazer uma atividade divertida que envolva reciclagem: peçam às crianças para separarem o lixo (geral, plástico, papel, etc.) e deem-lhes um doce como recompensa no fim!
  • Façam algumas atividades que as mantenham ocupadas. Antes do tempo livre para brincar, deem ideias para se divertirem, especialmente se estiverem a trabalhar de casa e precisarem de silêncio. Se precisarem de ideias, podem encontrar aqui muitas sugestões de atividades.
  • Tempo livre para brincar! As crianças também merecem ter tempo livre em que podem fazer o que querem, seja brincar, ver TV, jogar ou desenhar.

Noite

  • Preparem-se para a hora do banho. Se tiverem crianças pequenas, levem alguns brinquedos para a banheira para as distrair.
  • Hora do jantar! Experimentem preparar a refeição em conjunto. Repitam a mesma rotina da hora do almoço.
  • Hora de dormir: é importante por as crianças na cama cedo. Elas precisam de dormir um pouco depois de um dia agitado, mesmo que tenha sido em casa. Experimentem ler-lhes uma história!

É bom que se mantenha pelo menos uma atividade que seja importante para a manutenção da saúde física e mental. É de extrema importância que os pais também estabeleçam uma rotina para si mesmos, principalmente aqueles que estão a trabalhar a partir de casa, pois é muito fácil fazer horas extras sem se aperceber.

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente