Atividades de aprendizagem para crianças pequenas

Atividades de aprendizagem para crianças pequenas

Por Babysits
4 minutos de leitura

A educação e o ensino são dois elementos importantes na vida de todas as crianças e, por isso, a escola é uma ferramenta valiosa. Devido à situação atual, os pais veem-se forçados a dedicar tempo para apoiar as crianças com os estudos. É uma tarefa muito difícil, principalmente para os pais que não têm nenhuma noção de pedagogia ou ensino. É normal os pais sentirem-se sobrecarregados, por isso queremos dar uma mãozinha. Criámos três atividades para imprimir que podem ser feitas por crianças pequenas. Ora vejamos quais são elas.

Aprender a contar!

Ensinar e aprender a contar pode parecer uma tarefa chata para pais e filhos; por isso, criámos esta atividade para que as crianças se divirtam com o processo de aprendizagem.

desenhos de flores e abelhas para colorir

Sigam estes passos

  • Deixem as crianças pintar a flor, as abelhas e as borboletas. Eles podem seguir o exemplo ou apenas criar a sua própria versão.
  • Se for necessário, cortem os insetos pelas crianças, caso contrário mantenham um olho enquanto elas o fazem.
  • Agora é hora de contar! Esta atividade é para ajudar as crianças a aprenderem sobre números e contagem. Podem colocar as borboletas, abelhas e flores em diferentes posições e perguntar: Quantas abelhas estão à volta da flor? Conta em voz alta o número de borboletas à volta da flor.
  • Peçam-lhes para contar o número e escrever numa folha de papel.

Formas

Para esta atividade, as crianças tanto praticam a escrita como o desenho. É uma atividade fácil, mas também pode ser divertida e criativa!

Aprendendo sobre as formas em inglês

  • Primeiro, peçam às crianças para seguirem os pontos para criar as formas
  • Em seguida, peçam que nomeiem todas as formas
  • Hora de escrever! Se a criança tiver idade suficiente, pode escrever o nome de cada forma na área cinza, ou simplesmente fazer o contorno das letras. Durante esta atividade, as crianças praticam a capacidade de escrita e leitura!
  • Por último, mas não menos importante: Hora de pintar! Para a última parte desta atividade, peçam às crianças para colorir cada forma com uma cor específica. Desta forma é possível verificar como correu a atividade e se a criança precisa de uma revisão sobre formas!
  • Como atividade extra, podem realizá-la em inglês para que também possam aprender o nome das formas nessa língua.

Aula de inglês e espanhol

Aula de inglês e espahol em casa

Aprender outros idiomas é uma parte muito importante e enriquecedora das nossas vidas. Não importa quantos anos temos, saber outra língua pode mudar a nossa vida! Quanto mais cedo entrarmos em contacto com outras línguas, mais fácil será a sua assimilação.

É por isso que nós queremos ajudar-vos nessa missão! Criámos dois modelos diferentes para ensinar os animais e as frutas em espanhol e inglês às crianças.

Para tornar a apredizagem mais divertida, podem imprimir os modelos e recortá-los em pequenos cartões e jogar alguns jogos. Algumas ideias:

  • Jogo da Memória. Para este jogo, imprimam os modelos duas vezes. Em seguida, cortem cada cartão e coloquem-nos virados para baixo. O jogador precisa de encontrar os 2 cartões iguais e o jogador com mais pares no final vence.

Dica: sempre que virarem as cartas, digam o nome do animal ou da fruta em voz alta nas duas línguas.

  • Adivinha quem eu sou. O objetivo do jogo é adivinhar o cartão que o outro jogador possui. Pode ser jogado com 2 pessoas ou mais. Quantos mais, melhor.

Nste jogo, um jogador pega num cartão e, sem dizer o nome da fruta ou do animal no cartão, deve descrevê-lo. Os outros jogadores têm que adivinhar o que é. O primeiro a adivinhar a resposta correta vence!

Dica: Com os cartões de animais, também podem imitar os movimentos ou o som dos animais!


Fazer este tipo de atividades é uma excelente forma de passar tempo e entreter as crianças enquanto elas aprendem e reforçam conhecimentos anteriores.A aprendizagem não se resume apenas aos resultados alcançados, o processo é igualmente importante!

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente