Atividades de babysitting para crianças

Atividades de babysitting para crianças

Por Babysits
14 minutos de leitura

À procura de atividades divertidas para crianças? A Babysits reuniu algumas das melhores atividades para crianças que pode fazer durante o babysitting. Pode ser difícil pensar em ideias para fazer atividades divertidas com as crianças. Já para não falar que, por vezes, os mais pequenos querem fazer a mesma atividade a toda a hora. No entanto, a probabilidade de as crianças se aborrecerem a dada altura e quererem fazer algo novo e diferente é alta.

Cuidar dos mais pequenos significa mais do que apenas mantê-los seguros, mantê-los entretidos é também parte do trabalho! Estas atividades para crianças vão ajudar-te a garantir que os pequenos da tua família, ou a quem fazes babysitting, se divirtam sempre que estiveres a tomar conta deles!

Atividades de babysitting para crianças

Perguntámos a várias babás da Babysits que tipo de atividades gostam de fazer durante o babysitting. Usámos as dicas que nos deram para criar uma grande lista de atividades divertidas para crianças que podes fazer durante as tuas sessões de babysitting! Dá uma vista de olhos abaixo!

ativividades de babysitting para crianças


Tipos de atividades para crianças:


Trabalhos manuais e DIYs para crianças

Quem não gosta de um bom DIY ou de projecto feito à mão? Fazer trabalhos manuais é divertido para grandes e pequenos. Gostas de ser criativa? Então põe mãos à obra com as crianças de quem estás a cuidar!

Consulta a nossa lista de DIYs inspiradores para crianças (com links para alguns artigos onde podes descobrir como fazê-los).

Projetos e DIYs para crianças

Encontra muitos mais DIYs divertidos para crianças na nossa plataforma!

atividade papel higiénico para crianças

Atividades no interior

Está mau tempo? Não te preocupes! Há muitas atividades que podes fazer dentro de casa com as crianças.

- Um desfile de moda

Escolhe um tema e deixa as crianças escolherem as peças de roupa para todos. Depois, é hora de brilhar! Caminhe sobre a passarela com o teu melhor passo de desfile.

- Acampem dentro de casa

Agarrem no "equipamento de campismo" e construam uma tenda com móveis e lençóis ou cobertores. Depois podem, por exemplo, fazer piqueniques na sala de estar. As crianças vão adorar e usar a imaginação!

- Um concurso de autorretratos

Para tornar o ato do desenho mais entusiasmante, podes organizar um concurso onde cada um precisa de desenhar o seu próprio retrato. Dependendo dos talentos artísticos de cada um (ou falta deles), este pode ser um concurso muito divertido!

- Brincar com brinquedos

Isto pode parecer muito óbvio, mas será que o teu filho ou a criança de quem estás a tomar conta adora blocos de construir ou Barbies? Então podem brincar juntos!

Clica aqui para mais atividades divertidas no interior.

brincar em casa

Atividades no exterior

Brincar ao ar livre é saudável. O sol está a brilhar? Então vai aproveitar o bom tempo com o(s) miúdo(s) de quem estás a cuidar! Se estiveres a tomar conta da criança, certifica-te sempre de pedir autorização aos pais primeiro.

- Pintar na Natureza

Vai lá para fora com os mais pequenos, escolham um local bonito juntos e desenhem ou pintem a paisagem em conjunto!

- Fazer barcos de brincar

Procurem pauzinhos lá fora e criem os vossos próprios barcos de brincar. Depois, podem encontrar um local com água e navegar no vossos barquinhos! Podem até fazer corridas de barco.

- Acampar

Nada é mais agradável do que criarem a vossa própria tenda e irem "acampar". Tal como podem 'acampar' na sala de estar quando o tempo está mau, também podem acampar no exterior. Basta levarem algumas cadeiras e lençóis e podem fazer uma tenda de faz-de-conta. Agora a imaginação entra em jogo! "Será que acabei de ouvir um urso selvagem?!"

- Construir uma cabana

Também podem construir a vossa pequena cabana ou forte no exterior, recolhendo paus e folhas e empilhando-os uns contra os outros.

brincar ao ar livre

Atividades desportivas

Ser ativo é saudável, por isso talvez queiras fazer algo desportivo com as crianças (ou as famílias pedem-te para incorporares atividades mais mexidas no babysitting).

Se este for o caso, as seguintes atividades são perfeitas! Além disso, quando as crianças têm muita energia, esta é uma boa maneira de as pôr em movimento.

- Desportos com bola

Ténis, badminton, futebol, basquetebol… Existem imensos desportos com bola que podes fazer com as crianças de quem és babá.

- Yoga para crianças

Notaste que a criança de quem estás a cuidar é muito enérgica, mas talvez um pouco nervosa? Então o yoga para crianças pode ser uma ótima ideia de atividade para ela!

Lê mais no nosso artigos sobre yoga para crianças e aprende posições de yoga simples que as crianças podem aprender.

- Caçadinhas

As crianças de quem estás a cuidar continuam com muita energia extra? Um jogo clássico de caçadinhas é sempre divertido! Esta é uma ótima atividade para fazer ao ar livre (onde haja muito espaço e não haja mobiliário ou objetos de valor).

atividades para crianças

Atividades educativas para crianças

As crianças com que fazes babysitting gostam de aprender coisas novas? Então podem fazer algumas atividades educativas divertidas em conjunto. Por exemplo:

- Visitar um museu

Podes levar os mais pequenos a visitar um museu. Achas que os museus são aborrecidos? Pensa melhor! Há muitos museus divertidos e interativos para as crianças. Basta verificares os museus para crianças na tua área ou o que os outros museus têm para crianças.

- Ajudar o ambiente

Cada vez mais pessoas estão a escolher uma dieta vegetariana ou vegana, e têm mais conhecimentos sobre o ambiente. Também te importas com o ambiente? Então pode ser uma ideia divertida fazeres com que as crianças de quem estás a tomar conta tamvém se envolvam e se informem sobre a causa.

Por exemplo, podem trabalhar em projetos divertidos que tenham a ver com este tópico, reciclando ou plantando plantas no jardim. Clica aqui para mais atividades divertidas para ajudar o ambiente.

- Experiências científicas

As experiências científicas podem ser super divertidas para as crianças! Lê o nosso artigo sobre experiências científicas para crianças e escolhe as que mais gostas para fazeres com as tuas crianças!

atividades educativas para crianças

Saídas

Conheces bem as crianças de quem és babá e queres fazer algo diferente e especial com elas? Então podes perguntar aos pais se acham que é uma boa ideia levar as crianças a passear.

Podes levá-las em saídas como:

  • Ir ao zoo
  • Brincar num parque infantil
  • Nadar na piscina
  • Ir a um parque de diversões
  • Ver um filme no cinema
  • Explorar um museu

Ajuda com o trabalho de casa

Tens aptidão para uma disciplina escolar específica com que a criança se está a debater? Então podes considerar ajudá-la com os trabalhos de casa ou dar-lhe explicações. No caso de o fazeres durante o período de babysitting, é sempre bom discutir isto com os pais.

Cozinhar

Outra atividade divertida que podes fazer enquanto babá é cozinhar. Por exemplo, podem fazer biscoitos juntos, um bolo ou panquecas com caras feitas de fruta.

Espreita as nossas receitas simples e divertidas para crianças.

cozinhar com a babá

Jogos de tabuleiro

Por vezes, é interessante jogar jogos de tabuleiro juntamente com as crianças de quem se cuida. Alguns clássicos são:

  • Monopólio
  • Checkers
  • Sorry
  • Rummikub
  • 30 seconds
  • Pictionary
  • Scrabble

jogos de tabuleiro para crianças

Se estiverem cheios de criatividade, podem criar o vosso próprio jogo de tabuleiro em conjunto!

Atividades online/digitais

Idealmente, não queres que as crianças se sentem em frente a um computador o dia todo a jogar jogos online.

Mas, por vezes, há jogos de vídeo e atividades digitais que podem ser adequados ao babysitting. Especialmente se estiver um dia chuvoso, por exemplo. Não te esqueças de escolher uma atividade que possas fazer juntamente com a criança.

Quando os jogos ou atividades têm um lado físico, ainda melhor. Aqui estão alguns bons exemplos:

- Just dance

O Just dance é para miúdos e graúdos. Escolhe uma boa canção que ambos conheçam e siga as instruções de dança no ecrã. Esta é uma óptima maneira de passar o tempo e de se manterem ativos!

- Karaoke

Estás a fazer babysitting a uma pequena estrela da música? Então podem experimentar cantar karaoke juntos. Podes fazer isto num sistema de jogo próprio, ou podes simplesmente colocar a música via YouTube ou Spotify e procurar a letra.

- Wii sport

Jogar consola, mas de uma forma saudável! Agarra na Wii e pratica diferentes desportos virtualmente! Os controlos de movimento asseguram que se mantêm ativos enquanto jogam os jogos.

- Danças do TikTok

Ouvimo-lo cada vez mais vezes. As crianças são OBCECADAS com o TikTok. Também tens uma obsessão secreta?Então aprenderem e fazerem danças do TikTok poderia ser uma atividade divertida.

Antes de o fazeres, é importante verificares com os pais se eles permitem, e não colocares os vídeos online (por razões de privacidade e segurança). É apenas uma atividade de dança divertida. Podes sempre enviar os vídeos aos pais, se eles quiserem!

jogos para crianças

Ler com as crianças

A leitura é divertida e ótima para o desenvolvimento de uma criança. Gostas de ler e a criança de quem tomas conta também? Então a leitura em conjunto pode ser a atividade perfeita.

- Ler em voz alta para a criança

Quando a criança de quem estás a tomar conta é bastante jovem, podes ler-lhes as suas histórias preferidas. As crianças adoram que lhes contem histórias!

- Pedir à criança que leia para ti

Se a criança já souber ler, podes pedir-lhe que seja ela a ler para ti!

Desta forma, os mais pequenos podem praticar a leitura em voz alta e criar alguma auto-confiança quando lhes dermos elogios sobre as suas capacidades de leitura!

ler com crianças

Atividades sazonais para crianças

Também podes adaptar as tuas atividades de babysitting a certas ocasiões especiais, tais como a estação do ano ou um feriado que está para vir.

- Atividades de Primavera

Durante a Primavera, a natureza regressa à vida. Organiza uma aventura com as crianças ao ar livre. Algumas atividades divertidas para a Primavera são:

  • Procurar insetos e animais no jardim ou parque
  • Caminhar pelo parque e ver todas as flores a florir
  • Colher algumas flores no jardim e fazer um belo diy de flores.

À procura de alguns trabalhos manuais fantásticos para fazer na Primavera? Estas atividades de Primavera para crianças também são ideias incríveis para experimentares!

- Atividades de Verão

O sol está a brilhar? Então não há nada melhor do que aproveitar o bom tempo e ir lá para fora com as crianças. Algumas das atividades de Verão mais fixes são;

  • Lutas de água
  • Piqueniques no parque ou jardim
  • Pistas de obstáculos

- Atividades de Outono

O tempo de Outono pode não ser o melhor, mas ainda há imensas atividades que pode fazer juntamente com as crianças.

  • Construir uma montanha de folhas secas e saltar lá para cima
  • Procurar castanhas ou pinhas e fazer um projeto manual com elas
  • Procurar folhas bonitas e criar um diy de Outono.

- Atividades de Inverno

Chegou o Inverno? Então as seguintes atividades podem ser das mais divertidas para fazer com as crianças!

- Atividades para as férias

Há vários tipos de férias durante todo o ano, e trabalhos manuais ou decorações giras que podes fazer com mais pequenos.

Por exemplo:

atividades de outono


Esperamos que esta lista te dê toda a inspiração para atividades infantis de que possas precisar! Estás à procura de mais atividades ou dicas? Espreita os nossos outros artigos e materiais da comunidade!


Está a procura de uma babá ou ama para tomar conta dos seus filhos? Encontra algumas das nossas babás através desta lista:

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente