Como escolher um cão para a família

Como escolher um cão para a família

Por Babysits, 4 minutos de leitura

Os cães são de longe o animal de estimação mais popular! Se estiverem a pensar em expandir a família com um amigo de quatro patas, leiam este artigo e descubram as coisas a que devem prestar atenção quando procuram um cão e quais as raças ideais para as famílias!

A que devemos prestar atenção quando escolhemos um cão para a família?

Como escolher as melhores raças para a família

Se estiverem realmente interessados em adotar um cãozinho para a família, é muito importante pensar na raça e no tipo de cão que procuram. Podem pensar se querem um cão de grande, médio ou pequeno porte, um cão que gosta de longas caminhadas e exercício ou um cão que prefere ficar deitado ao sol a maior parte do dia, etc.

O mais importante, no entanto, quando se pensa num cachorro para a família, é se ele se vai dar bem com as crianças. É natural que procurem e desejem um cão que se relacione bem com as crianças! Por isso, devemos analisar algumas características tais como o passado do cão, o nível de energia, a idade e a personalidade.

De onde veio o cão?

o que considerar quando adotamos um animal de um abrigo de animais

Se pretenderem adotar um cão de um abrigo de animais, prestem bastante atenção ao passado dele. Se o cão foi maltratado ou veio de um contexto de criação ilegal, é provável que o animal sofra de ansiedade, tenha medo de pessoas e crianças e se torne agressivo em alguns casos.

Experiências negativas no passado de um cão podem torná-lo muito imprevisível ou ansioso. Perguntem sempre a origem do cão para compreender um pouco melhor o seu historial.

Qual é o nível de energia do cão?

Prefere um cão com muita ou pouca energia

Antes de escolher um cão, é importante pensar se gostariam de fazer longas caminhadas e brincar com ele ou se preferiam ter mais um cão mais calmo. Nem todos os cães ou raças têm o mesmo nível de energia.

Outra coisa a considerar em relação ao nível de energia do cão é o ambiente que irá habitar. Se moram num apartamento, será mais adequado escolher um cão mais calmo ou menos enérgico, em vez de um cheio de energia. Cães com muita energia geralmente gostam de ter mais espaço para correrem e brincarem no quintal enquanto a família está ocupada.

Qual é a idade do cão?

Qual é a idade do cão?

Se adotarem um cachorrinho, é preciso ter muito cuidado com as crianças. Com a agitação, as crianças podem, inadvertidamente, magoar ou deixar o cachorro ansioso.

Também é preciso prestar muita atenção se decidirem adotar um cão mais velho. À medida que os cães envelhecem, deixam de ser capazes de acompanhar as brincadeiras e os movimentos com tanta rapidez. Se tiverem crianças pequenas, geralmente muito ativas, poderá ser uma melhor opção adotar um cão mais jovem.

Qual o tamanho do cão?

Preferem cães grandes ou pequenos?

O tamanho de um cão pode ser um fator decisivo. Por exemplo, se quiser que os seus filhos possam sair e passear o cão, talvez seja mais prático um cão pequeno. Desta forma, evita-se que a criança seja arrastada pelo cão caso este comece a correr.

Qual é a personalidade do cão?

Qual é a personalidade do cão?

Cada cão tem uma personalidade diferente. Portanto, informem-se bem sobre o tipo de personalidade associada à raça e o tipo de comportamento que podem demonstrar.

As seguintes raças de cães são conhecidas por serem adequadas a crianças:

  • Pug
  • Spitz
  • Cairn terrier
  • Maltês
  • Samoieda
  • Beagle
  • Poodle
  • Cocker spaniel
  • Labradoodle
  • Buldogue inglês
  • Boxer
  • Setter irlandês
  • Terra-Nova
  • Bernese (Boiadeiro de Berna)
  • Labrador retriever
  • Golden retriever

Se desejam adotar um cão para a família, existem muitas opções disponíveis. Mas lembrem-se que todos os cães, independentemente da raça, precisam de um bom treino para que possam estar perto das crianças sem levantar preocupações. Que cão se encaixa melhor na vossa família? Contem-nos e marquem @babysitspt nas vossas fotos com o vosso novo amigo de quatro de patas!