Registo criminal para trabalhar como babysitter

Registo criminal para trabalhar como babysitter

Por Babysits
2 minutos de leitura

Existem várias profissões que exigem a apresentação do registo criminal. Trabalhos que lidem diretamente com crianças, como professores e educadores, obrigam à apresentação deste certificado. Embora não seja obrigatório para trabalhar como babysitter na Babysits, a apresentação deste documento é uma mais-valia e fomenta a confiança nas pessoas que utilizam a plataforma.

O que é o registo criminal?

O registo criminal contém todos os antecedentes criminais dos cidadãos com mais de 16 anos. Isto significa que, quem nunca tiver cometido um crime, terá um registo limpo.

Preciso de ter um certificado de registo criminal para fazer babysitting?

Não é obrigatório apresentar o registo criminal para realizar trabalhos de babysitting. Contudo, recomenda-se vivamente a apresentação do mesmo porque confere uma maior confiança na pessoa, aumenta as probabilidades de ser contratado para um trabalho de babysitting e os pais ficam mais descansados.

Onde pedir o registo criminal?

O registo criminal pode ser pedido presencialmente ou online. Em ambos os casos o certificado é obtido na hora e apenas é necessária a apresentação do cartão do cidadão.

Se optar pela opção presencial poderá fazê-lo em três sítios distintos: Espaço do Cidadão; balcões dos Serviços de Identificação Criminal; ou Secretarias dos Tribunais de Comarca.

Se não pretender perder tempo em filas nem deslocar-se fisicamente, poderá fazer o pedido do registo criminal online através do website do Registo Criminal Online. Para efetuar este pedido é necessário ter um leitor de cartões ou a Chave Móvel Digital.

Qual é o custo e a validade do registo criminal?

O custo do certificado é o mesmo presencialmente ou online: 5€. O certificado apenas é válido durante 90 dias, ou seja, 3 meses. No certificado consta a data de emissão e a data de validade.

O que inclui o registo criminal?

O registo criminal apenas apresenta crimes graves. Coisas simples como uma multa de trânsito não aparecem no registo. Mesmo para os crimes graves, existem diferentes prazos (dos 5 aos 25 anos) para que o crime deixe de aparecer no certificado.

Para mais informações, consulte Justiça.Gov.Pt.

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente