Rotina de noite para as crianças

Rotina de noite para as crianças

Encontre uma babá ou trabalho de babá ou mantenha-se atualizado com as últimas dicas sobre cuidados infantis!

Comece hoje gratuitamente.

Iniciar
Por Babysits
5 minutos de leitura

Depois de um dia emocionante, pode ser muito difícil para as crianças relaxarem e prepararem-se para dormir à noite. Para facilitar um pouco esse processo e trazer mais rotina para o seu dia a dia, criámos um exemplo de rotina noturna para crianças. Reunimos as melhores dicas de diferentes pais e as juntámo-las neste artigo. Também criámos um planeador noturno para si!

Hora do jantar

Um jantar em família é a maneira perfeita de iniciar uma rotina noturna descontraída. A digestão adequada dos alimentos é importante para as crianças durmirem bem e leva algum tempo. Por isso, as crianças não devem ir para a cama com o estômago cheio. Assim, recomendamos começar a noite com o jantar. Muitas vezes as crianças almoçam na escola ou apenas parte da família está em casa para almoçar, portanto o jantar é uma ótima oportunidade para ter um momento em família.

Hora do jantar

Hora de arrumar

Enquanto os pais, a babysitter ou os filhos mais velhos limpam a cozinha depois do jantar, os filhos mais novos têm tempo para se livrar do caos nos seus quartos. Muitos investigadores confirmam que dormimos muito melhor num ambiente limpo e arrumado do que num ambiente desarrumado. Tente também fazer da limpeza uma rotina fácil para as crianças, tendo um espaço fixo para cada brinquedo do quarto. Caixas etiquetadas e pequenos compartimentos em gavetas grandes irão ajudá-lo a manter-se organizado. E enquanto estiver ocupado a limpar a cozinha e os restos do jantar, será mais fácil para as crianças limparem os quartos sem supervisão.

Tempo de arrumação

Tempo de atividades

Para evitar o aumento dos níveis de adrenalina antes de dormir, mas para reduzi-lo, jogos e atividades relaxantes são a solução perfeita. Se as crianças gostam de ler, um livro pode ser uma ótima maneira de relaxar. Ler para eles também é muito relaxante para as crianças, mesmo que elas já saibam ler. Para muitas famílias, alguns minutos de televisão fazem parte de uma rotina noturna funcional. Recomendamos que observe atentamente o comportamento das crianças após assistir TV. Se achar que as crianças ficaram com muita energia e nervosas, a TV provavelmente não deveria fazer parte da sua rotina noturna. Porém, se ajuda as crianças a relaxar, não há nada de errado em ligar a TV por alguns minutos.

Tempo de arrumação

Planear a manhã seguinte

Outra atividade que pode ser integrada à rotina noturna e que ajuda a economizar tempo é a preparação para a manhã seguinte. Isso inclui fazer as malas para a pré-escola ou escola e preparar as roupas para o dia seguinte. Mas fique atento: a escolha da roupa certa pode ser um grande motivo de disputa para as crianças de uma certa idade! A melhor coisa que pode fazer é deixar as crianças decidirem por si mesmas primeiro e depois fazer as alterações necessárias na roupa. Não, não podes ir para a escola com vestido sem mangas no inverno. Não, não podes usar collants de lã com 27 °C. Não, o teu vestido de princesa não é adequado para treino de futebol.
Se ainda está à procura de mais dicas para uma rotina matinal, pode encontrá-las aqui.

Hora da manhã

Preparar-se para dormir

Esta parte da rotina noturna é provavelmente a que causa mais disputas e maiores discussões. Quando chega a hora do pijama, as crianças percebem que logo chegará a hora de dormir e milagrosamente recebem um impulso de energia. Porém, se jantou há algum tempo e as crianças tiveram a oportunidade de relaxar e de se acalmar após o jantar, esta etapa costuma ser mais fácil. Dê-lhes o tempo necessário para trocarem de roupa, escovarem os dentes e lavarem o rosto. Em algumas noites, isso pode ser feito em 5 minutos e em outras ocasiões pode demorar um pouco mais. Compare isso com o esforço que às vezes você precisa para se levantar do sofá e ir à casa de banho à noite.

Preparar-se para dormir

Hora de dormir

Se desenvolveu e manteve uma rotina noturna que funciona para si, esta última etapa não deverá mais ser um problema. Uma história para dormir ou ouvir rádio pode relaxar as crianças e ajudá-las a adormecer ainda mais rápido.

Achou estas dicas úteis? Imprima o nosso planeador de rotina noturna para usar com os seus pequenos.

[Planejador de rotina noturna](https:// cdn.babysits.com/content/community/community-resources/ca/night-routine.pdf){target=_blank}


Como acabamos de mencionar, é importante na rotina noturna, ou na rotina em geral, encontrar uma que funcione para si e para a sua família. Algumas crianças podem relaxar em frente à TV, outras tornam-se ainda mais ativas e enérgicas. Algumas crianças gostam de ler um livro à noite; para outras crianças é uma tortura e elas preferem ouvir rádio. Descubra o que funciona para a sua família e crie a rotina noturna perfeita!

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente