Como ensinar o bebé a usar o penico

Como ensinar o bebé a usar o penico

Por Babysits
8 minutos de leitura

Ensinar um bebé a usar o penico pode ser uma tarefa complexa para qualquer pai ou mãe. Se seguirem as nossas dicas e truques, o vosso bebé passará a utilizar o penico com confiança!

Ensinar a usar o penico ou o WC

Perguntas frequentes

Dicas e conselhos para a utilização do penico

Ensinar utilização do penico


Qual a melhor idade para começar a ensinar a utilização do penico?

Todas as crianças desenvolvem-se de forma diferente, por isso não há necessidade de se preocupar se o seu filho começar a aprender a usar o penico um pouco mais tarde ou mais cedo do que a média das outras crianças. Poderá notar sinais de que o seu filho está pronto para começar a aprender a usar o penico por volta dos 18 meses de idade, mas a maioria das crianças começa a aprender aos 2 anos de idade.


Como posso saber se a criança está pronta para usar o penico?

Há certos indicadores que poderá procurar para decidir se o seu bebé está pronto para aprender a usar o penico. Por exemplo:

  • Fralda seca por até duas horas

Se a fralda do seu filho está frequentemente suja, provavelmente será difícil ensiná-lo já. É melhor esperar mais algum tempo.

  • Ele sabe o que é cocó e xixi

Se o seu filho entende o que é cocó e xixi, e reconhece quando a fralda está suja, é sinal que ele vai entender a ideia de usar o penico.

  • Ele consegue pôr e tirar as calças sozinho

  • Ele consegue ficar sentado e quieto por um pequeno período de tempo

Apesar de a maioria das crianças ter problemas de concentração durante qualquer período de tempo, poderá ser útil ter um livro para ler com elas enquanto usam o penico, ou um brinquedo para chamar a sua atenção.

  • O seu bebé está a ficar cada vez mais independente

Assim, torna-se mais fácil para eles dizerem quando precisam de fazer cocó ou xixi. Se eles dizem com palavras ou gestos que fizeram cocó ou xixi, então é uma boa altura para começar a usar o penico.

  • O seu filho mostra desinteresse em usar fralda

Se o seu filho está relutante em usar fraldas, ele demonstrá-lo-á ao tentar tirá-la. Talvez seja uma boa altura para começar a usar o penico.


De que necessito para começar a ensinar a utilização do penico?

Existem algumas coisas que são necessárias antes de começar a ensinar o seu filho a usar o penico. É claro que a primeira coisa de que precisa é de um penico! Também poderá optar por um redutor de assento infantil, já que isso ajudará as crianças a associarem a casa de banho ao ato de urinar e fazer cocó.

Também serão necessárias algumas cuecas de desfralde. Essas cuecas são ótimas para crianças pequenas que ainda estão a passar pelo desfralde e a aprender a usar o penico. Estas foram concebidas para serem absorventes o suficiente para evitar sujidade, mas ainda assim deixam uma sensação de "molhado" para que as crianças saibam que fizeram cocó ou xixi. Convém lembrar que as cuecas de desfralde não foram concebidas para substituir as fraldas e, por isso, as crianças devem ser incentivadas a usar o penico com a maior frequência possível enquanto estão a usá-las. Quando o seu filho tiver aprendido a usar o penico, poderá começar a usar roupa interior de "pessoas crescidas"!


Como saber se a criança precisa de usar o penico?

É possível saber se o seu filho precisa de usar o penico quando demonstra um destes sinais:

  • Saltitar
  • Agitação
  • Flatulência
  • Afastam-se das pessoas
  • Silêncio
  • Deslocam-se para um lugar privado

Como saber se a criança precisa de usar o penico


O que deve o meu bebé vestir enquanto está a aprender?

Durante o treino, é melhor as crianças utilizarem cuecas de desfralde durante o dia. As fraldas devem apenas ser usadas à noite, pois é uma altura mais complicada de controlar.

Durante o dia, as crianças podem vestir roupas confortáveis e fáceis de tirar. Em climas mais quentes, também poderá deixar o seu filho com as cuecas de desfralde enquanto estiver em casa.


Dicas e conselhos para a utilização do penico

Criar uma rotina de utilização do penico

Rotina e estrutura fazem maravilhas nas crianças e o treino para usar a casa de banho não pode ser diferente! Tente levar o seu filho ao penico nas horas mais prováveis de ele fazer xixi ou cocó, como de manhã ao acordar, à noite antes de ir para a cama e após as refeições e lanches. Também é uma boa ideia observar seus movimentos intestinais. Dessa forma, poderá incentivá-lo a usar o penico à mesma hora todos os dias. Mostre entusiasmo e felicite-o quando usar corretamente o WC!

Começar a ensinar cedo

Poderá começar desde cedo a ensinar o seu filho a associar o penico ao cocó e ao xixi. Poderá, por exemplo, deixar o seu filho observá-lo enquanto usa o WC, pois as crianças geralmente aprendem melhor quando nos copiam. Se tiverem irmãos mais velhos, melhor ainda! Eles ficarão felizes em copiar tudo o que o irmão mais velho disser e fizer. Também é possível usar um brinquedo ou ursinho como exemplo de como usar o penico. Outra tática é colocar fraldas usadas no penico, para que comecem a relacionar os pontos desde cedo.

Ter paciência

Cada criança é diferente e cada uma desenvolve-se a seu ritmo. Se possível, evite comparar o desenvolvimento do seu filho com o de outras crianças. O seu filho pode levar dias, semanas ou meses a dominar o processo de usar o penico.

Do penico para a sanita

Quando o seu filho tiver aprendido a usar o penico, lembre-se de algumas coisas:

  • Ensine as crianças a limpar de frente para trás, isto é especialmente importante para as meninas.
  • Quando as crianças ficarem um pouco mais velhas, poderão utilizar dodots para se limparem sozinhas. Os dodots ajudam a garantir que nenhum resíduo indesejado fica para trás.
  • Quando o seu filho tiver passado do penico para a sanita, ensine-o a usar o autoclismo.
  • Para tornar a transição mais fácil, muitos pais optam por um redutor de assento infantil e escadas que ajudam as crianças a chegarem à sanita.
  • Finalmente, lembre o seu filho de lavar as mãos depois de usar o WC.

Usar o penico em lugares públicos

Provavelmente, é mais fácil ficar em casa durante o treino de uso do penico, principalmente nos primeiros dias.

No entanto, é claro que precisarão de sair de casa em algum momento. Quando o fizerem, é boa ideia levar um par extra de cuecas de desfralde, uma muda de roupa e um saco de plástico (apenas em caso de emergência). Também pode ser uma boa ideia levar o penico para que o seu filho possa usá-lo enquanto estiverem fora. Se o seu filho estiver a frequentar uma creche ou for visitar amigos/familiares, é útil informá-los de que está a aprender a usar o penico, pois precisará da ajuda de um adulto.


O que evitar quando se ensina a usar do penico

Evitar mostrar sinais de decepção ou raiva quando o seu filho estiver a aprender a usar o penico. É inevitável que ocorram acidentes durante o período de treino, então a melhor coisa a fazer é agir com naturalidade quando isso acontece e ter uma atitude positiva quando fazem tudo certo.

Não forçar a criança a usar o penico. É possível que o seu filho esteja relutante em usar o penico. Eles podem não entender o conceito ou podem achar o penico intimidante. Por isso, não force o seu filho a sentar-se no penico por mais de 3 a 5 minutos de cada vez (caso contrário, ele poderá sentir-se castigado).

Evitar incidentes

É natural que passe por alguns incidentes e contratempos durante o processo de treino do uso do penico. Mas, felizmente, existem algumas coisas que pode fazer para evitá-los, por exemplo:

  • Saber quando (e com que frequência) o seu filho usa o penico. Se notar que não o usa há algum tempo, pergunte se precisa usar.

  • Verificar novamente se o seu filho precisa de usar o penico antes de sair de casa, mas não o force a ir.

  • Deixar o penico ao seu alcance. Se tem uma casa de dois andares, deixe um penico em cada andar para facilitar o uso.

  • Verificar se o seu filho precisa de usar o penico antes de deitá-lo na cama.


Esperamos que as suas dúvidas sobre o uso do penico tenham ficado respondidas!

Se procura uma babysitter para o seu filho ou quer começar a cuidar de crianças, a Babysits é uma excelente opção. Disponibilizamos muitas dicas e artigos como este, que ajudam a informar a nossa comunidade de babysitters e famílias. Registe-se agora para começar!

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente