Atividade sobre o Sistema Solar para Crianças

Atividade sobre o Sistema Solar para Crianças

Por Babysits
7 minutos de leitura

Talvez a sua filha queira ser uma astronauta, o seu filho já possui interesse nas estrelas ou talvez o tópico já tenha sido apresentado na escola e precisa de ajudar as crianças com o estudo para os testes. Qualquer que seja a razão, a nossa atividade sobre o Sistema Solar é diversão garantida para os miúdos, além de ser uma maneira fácil de ensinar sobre astronomia!

Atividades para as crianças

Preparámos um jogo da memória para ajudar as crianças a aprender sobre o Sistema Solar e os planetas. Com estes cartões para imprimir, pode jogar este jogo com as suas crianças (clique nos cartões para baixar a versão em pdf).

Step 1 Imprima e recorte os cartões.

Step 2 Depois de recortar todos os cartões, coloque-os na mesa em duas pilhas diferentes e deixe as crianças aprenderem sobre o Sistema Solar e memorizar cada vez mais os aspetos das cartas.

Step 3 Quanto mais eles olharem para as cartas, mais fácil será para eles jogarem o jogo da memória. Para jogar, basta separar as cartas com a imagem do planeta das cartas com o nome, baralhá-las e colocá-las separadamente.

E é isso. Que o jogo comece!. Sistema Solar 1 Sistema Solar 2 !Sistema Solar 3](https://cdn.babysits.com/content/community/community-resources/pt/sistemasolar/solar-system-for-kids.pdf)

Quer aprender ainda mais sobre o Sistema Solar? Então continue a ler!

O que é o Sistema Solar?

O sistema solar é um sistema planetário encontrado na Via Láctea, uma galáxia espiral que faz parte do Universo. É composto por 8 planetas e outros corpos celestes, como estrelas, asteroides, satélites e cometas. Esses oito planetas giram em torno de uma estrela central, o Sol, e, por sua vez, giram em torno de si mesmos graças à força da gravidade.

Movimentos no Sistema Solar

Os planetas do sistema solar movem-se de duas maneiras principais. O movimento de translação é o movimento que os planetas fazem conforme giram em torno do Sol devido à sua gravidade. O caminho que os planetas seguem ao contornar o Sol é chamado de órbita.

No entanto, nem todos os planetas levam o mesmo tempo a dar uma volta completa ao Sol. Quanto mais próximo o planeta está do Sol, menos tempo demora a contorná-lo. Por exemplo, a Terra demora 365 dias a dar a volta completa, enquanto que Marte demora 687 dias.

O movimento de rotação é o movimento dos planetas conforme eles giram, girando num eixo à volta de si mesmos. Nem todos os planetas levam a mesma quantidade de tempo a girar, por exemplo, a Terra leva 24 horas (um dia). Em Vénus, um dia é composto de 5.832 horas.

O Sol

O Sol é a grande estrela central do Sistema Solar e os outros planetas giram em torno dele. Esta estrela emite luz e calor constantemente. Sem o Sol, não haveria vida no nosso planeta, a Terra.

Os Planetas

Modelo de Sistema Solar para crianças

Planetas Rochosos

Também são chamados de planetas terrestres e são feitos principalmente de rocha e metal. Os planetas rochosos são os planetas mais próximos do Sol.

Mercúrio

O seu nome refere-se ao deus dos lojistas e comerciantes da mitologia romana. É o menor planeta do Sistema Solar e o mais próximo do Sol, por isso é o planeta que leva mais tempo a dar uma volta completa ao Sol. Não tem satélites.

A sua superfície tem muitas crateras e assemelha-se à Lua. Uma das suas faces, a exposta ao sol, está muito quente, chegando a atingir 425 graus Celsius, e a outra é muito fria.

Vénus

O seu nome refere-se à deusa do amor na mitologia romana. É o planeta que leva mais tempo a girar, sendo que um dia em Vénus é equivalente a 243 dias aqui na Terra. Estranhamente, este planeta gira em torno do sol na direção oposta ao resto dos planetas.

É o planeta mais parecido com a Terra em tamanho e, como Mercúrio, Vénus também não tem satélites.

A sua superfície é extremamente quente porque os gases da sua atmosfera retêm o calor. Também reflete a luz do sol, por isso é tão brilhante que às vezes podemos ver Vénus daqui.

Terra

O seu nome refere-se a uma deusa mitológica romana, Terra. A Terra é o único planeta habitado no nosso sistema solar.

Marte

O seu nome refere-se ao deus da guerra na mitologia romana, Marte. É o segundo menor planeta. A sua superfície tem uma cor vermelha característica devido ao óxido de ferro e, portanto, também é conhecido como planeta vermelho. Possui dois satélites e é um dos planetas mais pesquisados, pois se pensa que pode existir vida no planeta.

Gigantes Gasosos

Os planetas gasosos são os planetas mais distantes do Sol e também os maiores planetas. Eles consistem principalmente em hélio e outros gases.

Júpiter

O seu nome refere-se ao deus romano de mesmo nome (na mitologia grega, é o famoso Zeus). É o maior planeta do Sistema Solar e também o mais antigo. Tem 79 satélites confirmados ao seu redor, conhecidos como luas de Júpiter. Os mais importantes são: Io, Europa, Ganymede e Callisto. O facto mais curioso deste planeta é que ele também tem anéis, mas é quase impossível vê-los.

Saturno

Este planeta tem o nome de um deus mitológico romano. Também é conhecido como o planeta dos anéis, pois possui os anéis mais coloridos. Esses anéis são feitos de pedaços de gelo e rochas que giram em alta velocidade. Além disso, tem 53 satélites confirmados e 29 ainda a serem confirmados. Um ano em Saturno equivale a 29 anos na Terra.

Urano

Este planeta tem o nome de um deus da mitologia grega. A sua atmosfera contém metano, razão pela qual Urano é de cor azulada. Além disso, a sua atmosfera também é a mais fria, cerca de -224 graus Celsius. Este planeta também tem satélites e anéis ao seu redor, embora os anéis não sejam tão bonitos quanto os de Saturno. Curiosamente, gira em torno de um eixo muito inclinado, então os seus pólos estão localizados quase na mesma altura do equador no resto dos planetas.

Neptuno

Este planeta tem o nome do deus romano do mar. É o planeta mais distante do Sol e, portanto, leva mais tempo a contorná-lo (cerca de 165 anos na Terra). Tem satélites e anéis, mas são muito difíceis de ver. A sua atmosfera também é composta de metano, por isso é azul, assim como Urano. É também o planeta mais frio do Sistema Solar.

O dilema de Plutão

Plutão costumava ser considerado o nono planeta do sistema solar porque era o planeta mais distante do Sol. No entanto, há alguns anos atrás, os astrónomos decidiram que Plutão não poderia ser considerado um planeta porque se encaixava melhor em outra família, os ** planetas anões **, principalmente devido ao seu tamanho.

Se gostou desta atividade, pode encontrar outras nos nossos Recursos da Comunidade, em atividades para crianças, trabalhos manuais e muito mais!


Fonte: Space place NASA .