Dicas para se organizar no regresso às aulas (Impressões grátis!)

Dicas para se organizar no regresso às aulas (Impressões grátis!)

Por Babysits
5 minutos de leitura

O momento de regresso às aulas pode ser stressante para muitas famílias. Depois de muito tempo a manter as crianças ocupadas, voltar à rotina escolar pode ser um grande desafio. É fácil ficar sobrecarregado com todas as coisas que precisa de fazer. Felizmente, temos ótimas ideias de organização no regresso às aulas que o ajudarão durante a transição. Com estas dicas, o seu filho terá um ótimo início de ano escolar!

Dicas de organização para o regresso às aulas das crianças

Use calendários semanais

Preparar as crianças para voltar à escola nem sempre é uma tarefa fácil. As agendas podem ser uma ótima ferramenta para manter tudo organizado durante a transição de regresso às aulas. Uma ótima ideia é criar os seus próprios calendários (semanais) para manter uma visão geral do que precisa de fazer durante a semana. Pode colar o calendário semanal no seu frigorífico para que toda a família tenha uma visão geral dele.

planner semanal

planner semanal

Planeie com antecedência com listas de tarefas

Mesmo quando sendo um progenitor super organizado, às vezes pode esquecer-se de coisas. Não se preocupe! Uma lista de tarefas simples pode ajudá-lo a lembrar-se de questões importantes e a manter a sua família organizada. A que horas tem o jogo de futebol do seu filho? A que horas tem de o levar à aula de piano? Que itens precisa de comprar no supermercado? O que vai levar para o piquenique da família no verão? Coloque tudo na lista de tarefas pendentes. Pendure a sua lista de tarefas na parede para manter as tarefas em mente.

Lista de tarefas 1 Lista de tarefas 2
lista de afazeres diários 1 lista de afazeres diários 2

Tabela de recompensas

Se o seu filho estiver aborrecido durante as férias de verão, porque não motivá-lo a ajudar em casa em algumas tarefas, como limpar o quarto ou regar as plantas? Também pode incentivá-lo a outras atividades, como ler um livro, ou tocar um instrumento. Para motivar e inspirar o seu filho a realizar uma determinada tarefa, pode usar uma tabela de recompensas. É uma forma divertida e excelente de motivar o seu filho a concluir certas tarefas. As tabelas de recompensas funcionam particularmente bem com crianças em idade pré-escolar, especialmente quando adiciona gráficos com autocolantes! As crianças adoram autocolantes!

Grelha de recompensa 1

Grelha de recompensas 2

Crie uma rotina diária

Tem dificuldade em fazer o seu filho seguir uma programação regular? A chave aqui é criar uma rotina consistente que o ajude a criar ordem e estrutura ao longo do dia. Por exemplo, fazer exercícios de matemática depois do almoço, brincar antes do jantar e ler uma história juntos antes de dormir. Uma rotina diária beneficia os seus filhos, proporcionando-lhes um ambiente estruturado, uma vez que mudanças rápidas na rotina de uma criança podem causar ansiedade e stresse para ela e para si. Portanto, estabelecer uma rotina de verão é importante, especialmente quando a escola está quase a começar. Felizmente, é relativamente fácil criar uma que o seu filho consiga seguir.

rotina da noite

rotina matinal

Prefere criar a sua própria rotina diária ou tabela de recompensa com tarefas diferentes? Pode fazer download e imprimir modelos em branco aqui para preencher e personalizar como quiser!

Escolha o que funciona melhor para a sua família

Com estas dicas, ficará definitivamente mais organizado durante as férias escolares. Quer esteja a usar uma programação semanal, lista de tarefas ou a planear uma rotina diária, o que importa é escolher o que funciona melhor para a sua família. Certifique-se apenas de que está a divertir-se ao fazê-lo!

Esperamos que estas dicas ajudem no regresso às aulas da sua família da melhor maneira possível! Precisa de uma babysitter para ajudar na transição?

Interessado em mais dicas para a família?