Como explicar a vacina da covid-19 e efeitos secundários às crianças

Como explicar a vacina da covid-19 e efeitos secundários às crianças

Por Babysits
5 minutos de leitura

A pandemia da COVID-19 afetou as nossas vidas de maneira radical, dos adultos aos mais novos. Com a chegada das vacinas e a possibilidade da vacinação infantil contra a covid, é necessário que os responsáveis (pais, cuidadores e babysitters) saibam lidar com as dúvidas e ensinar sobre o tema, tirando todas as dúvidas sobre a vacina sem complicações!

Até ao momento sabe-se que o governo português fará a vacinação somente às crianças, dos 12 aos 15, com doenças que as tornem mais vulneráveis. Entretanto, o cenário pode mudar ao longo dos próximos meses e as necessidades sociais, como o retorno escolar, podem fazer com que seja necessário que os mais pequenos sejam inseridos também no calendário de vacinação nacional. Sendo assim, como explicar a vacina contra a COVID-19? E como preparar as crianças para a toma e os possíveis efeitos secundários? Separamos algumas perguntas que podem ajudar a guiar a conversa com os miúdos!

O que é a vacina e como funciona?

Esta pode ser uma boa pergunta introdutória. Para se explicar as vacinas devemos explicar um pouco sobre o funcionamento de nosso sistema imunitário.

Dentro do nosso corpo existem diferentes tipos de células e cada uma delas desempenha uma função. Existem os glóbulos brancos e as plaquetas que circulam na nossa corrente sanguínea desempenhando a função de defesa e fornecendo aquilo que o nosso corpo necessita.

Ilustração sobre vírus e vacina

Os glóbulos vermelhos fornecem oxigénio aos nossos tecidos e órgãos enquanto as plaquetas atuam ajudando o corpo a curar-se de infecções e ferimentos. Os glóbulos brancos combatem as infeções. E existem dois tipos de glóbulos brancos: as células B e as células T. Quando expostas às vacinas que contêm frações do vírus enfraquecido ou morto, as células B geram uma resposta com os agentes de defesa do nosso corpo, os anticorpos, que se juntam ao material da vacina impedindo que aconteça a infeção.

As células T ajudam a ativar as células B, para que estas produzam muitos anticorpos e desenvolvam células especiais que matam as células que já foram infetadas com o vírus, de modo a parar a infeção.

As células T têm uma boa memória, e depois de lutarem contra um invasor, lembram-se de como o devem derrotar caso este regresse novamente.

As vacinas são então formas de treinar o nosso sistema imunitário com um inimigo fácil para que quando uma forma mais perigosa e ativa desse invasor voltar a infetar o corpo as nossas células de defesa se lembrem e estejam prontas para a batalha.

Porquê que preciso de tomar a vacina contra a covid-19?

Para que o seu corpo esteja treinado previamente e não tenha de passar pela infeção mais pesada. As vacinas são um treino para os nossos soldados de defesa que se lembrarão de como batalhar o invasor, neste caso o vírus da covid-19.

As vacinas dão-nos imunidade para não contrairmos a doença ou sintomas tão fortes no futuro, sendo assim uma maneira de proteção mais eficaz.

Em Portugal, as vacinas são gratuitas e administradas pela Direção Geral da Saúde. De acordo com a DGS, as vacinas são seguras pois “no desenvolvimento e aprovação das vacinas contra a COVID-19, tal como para qualquer outro medicamento, está garantida a sua eficácia, segurança e qualidade, através de ensaios clínicos e de uma avaliação rigorosa pela Agência Europeia de Medicamentos.”.

Vai doer? A vacina contra a covid-19 tem efeitos secundários?

A toma da vacina pode assustar os mais pequenos, mas no caso das crianças existe o tratamento específico dos enfermeiros que são treinados para lidar com esta situação e terão todo o cuidado na hora da aplicação. É importante assegurar que pode haver uma pequena dor mas que é ligeira e que vai passar logo!

As vacinas podem ter efeitos secundários ou desagradáveis, mas que são normalmente ligeiros, podendo durar no máximo 3 dias. De acordo com a DGS, quem toma a vacina pode ter “reação no local da injeção, dor de cabeça, dores musculares ou das articulações, febre, sensação de cansaço, enjoos e mal-estar geral.”

No caso de sintomas ou efeitos secundários após a vacina é importante que a criança fique em repouso e durante esse período faça atividades mais leves como: assistir um filme, ler histórias, comer comidas mais leves e do seu agrado, de modo a assegurar que o momento é passageiro.
Não é comum que os sintomas persistam e em caso de anormalidade deve consultar o seu médico de imediato.

Dicas

Tente sempre informar-se sobre o assunto corretamente e manter a calma ao responder às perguntas das suas crianças. Proporcione-lhes um ambiente livre e confortável para que possam fazer perguntas e tirar dúvidas que são cruciais para o entendimento.

Depois da conversa, recomendamos que assistam também a alguns vídeos de apoio educativos sobre o tema. O apoio visual é muito importante para que as crianças consigam absorver as informações mais difíceis!

  • Vídeo sobre o sistema imunitário e as vacinas;
  • Vídeo sobre como funcionam as vacinas.

Para mais informações sobre a vacinação em Portugal consulte o site da DGS e obtenha informações seguras sobre a vacina contra a covid-19, o calendário de vacinação, efeitos secundários e dúvidas gerais.

Gostou das nossas dicas? Então leia mais artigos no nosso blog! Partilhe connosco no Instagram ou no Facebook as suas dúvidas!

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente