Ansiedade de separação: Como identificar sintomas e Dicas

Ansiedade de separação: Como identificar sintomas e Dicas

Por Babysits
4 minutos de leitura

Já se perguntou se o seu filho tem ansiedade de separação ou como lidar com isso? Leia as nossas melhores dicas para perceber como identificar sintomas e como agir abaixo!

O que é o transtorno de ansiedade de separação em crianças?

A ansiedade de separação em crianças refere-se a quando uma criança se preocupa ou tem medo de ficar longe (ou separada) da sua família ou outros indivíduos com os quais tenha um bom relacionamento.
Essa ansiedade pode surgir por vários motivos. A criança teme, por exemplo, que:

  • Algo mau irá acontecer à sua família ou pessoas próximas
  • Se vá perder e não será capaz de encontrar a sua família novamente
  • Vá ser abandonada
  • E mais!

Ansiedade em diversas formas não é incomum em crianças, porém os tipos de ansiedade e severidade podem variar vastamente.

Em relação à ansiedade de separação especificamente, de acordo com Cedars Sinai, quase todas as crianças entre as idades de 18 meses e 3 anos têm ansiedade de separação e são "apegados" em algum grau.

A ansiedade de separação severa, ou transtorno de ansiedade de separação, contudo, pode ser séria e causar danos. Os sinais da ansiedade de separação como um transtorno aparecem mais comumente em crianças entre as idades de 7 e 11 anos de idade.

Como identificar a ansiedade de separação em crianças?

A ansiedade de separação pode-se manifestar de várias maneiras. Estes são alguns dos sinais:

  • Ser extremamente apegado, mesmo em casa
  • Ter problemas ou recusar-se a dormir sozinho
  • Ter pesadelos sobre estar a separar-se da família de alguma forma
  • Mostrar-se extremamente preocupado com a segurança de um relacionamento próximo
  • Mostrar-se extremamente preocupado com a possibilidade de se perder ou ser abandonado
  • Mostrar-se extremamente preocupado quando separado da casa ou família
  • Recusar-se a ir à escola
  • Medo ou relutância em ficar sozinho de forma geral
  • Pânico ou birras quando separado da família ou alguém próximo

A ansiedade de separação também pode aparecer em sinais ou sintomas físicos, como:

  • Músculos tensos ou doridos
  • Frequente dor de estômago ou dores de cabeça, ou outras dores corporais

Lidar ou cuidar de uma criança com ansiedade de separação

Dependendo da gravidade da ansiedade e dos sintomas, existem algumas coisas que pode fazer para ajudar as crianças com ansiedade de separação.

Crianças com ansiedade de separação

  • Converse com o médico da criança
    O médico será capaz de fornecer recomendações específicas, dependendo da gravidade e dos tipos de sintomas que o seu filho está a apresentar. Também pode ajudar a identificar se a ansiedade da criança é ou não grave e se é um sinal de transtorno de ansiedade de separação. Nesse caso, pode ajudar a recomendar outras terapias, tratamentos ou medicamentos.

  • Apoie o seu filho e ajude a tranquilizá-lo
    Ajudar, apoiar e tranquilizar as crianças de todas as maneiras possíveis pode ajudar a diminuir a ansiedade de separação. Os terapeutas são mais indicados para fornecer dicas personalizadas sobre o apoio que pode dar às crianças, mas pense em fazer coisas que as ajudem a sentir-se mais confortáveis ou a aliviar a preocupação que eles sentem quando separados.

  • Tente entender a causa da sua ansiedade ou situações que o fazem sentir-se ansioso
    Uma forma de lidar com a ansiedade e apoiar o seu filho é tentar entender o porquê de ele se sentir assim. Se tiver um bom entendimento das razões pelas quais ele está a passar por isso, vai sentir-se mais seguro e informado ao ajudar. Da mesma forma, se reconhecer as situações nas quais as crianças se sentem mais ansiosas, pode preparar-se melhor e ajudá-las também a prepararem-se antes da situação.

  • Certifique-se de que as pessoas na vida da criança estão cientes de sua ansiedade de separação
    Se o seu filho está a apresentar sinais de ansiedade de separação, é importante que outras pessoas importantes na vida da criança saibam disso. Por exemplo, babysitters, professores ou outros membros da família que podem interagir com a criança com mais frequência podem entender melhor porquê que a criança está a reagir daquela maneira e, potencialmente, como podem ajudar a aliviar a sua ansiedade.


Em resumo, ajudar as crianças a superar a ansiedade da separação é um processo e será diferente em cada caso individual.

Esperamos que este artigo ajude a dar-lhe uma base sobre como pode ajudar o seu filho com ansiedade de separação! À procura de mais dicas para os pais? Confira as nossas dicas para famílias!

Se estiver à procura de cuidados infantis, não deixe de verificar as nossas babysitters.

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente