Dicas para educar uma criança bilíngue

Dicas para educar uma criança bilíngue

Por Babysits
6 minutos de leitura

Encontra dicas para educares o teu filho bilíngue. Encontra uma babysitter que ajude a tua criança a falar um segundo idioma dos 20+ idiomas disponíveis.

A exposição a mais de um idioma pode ser extremamente benéfico para o teu filho, uma vez que o mundo está, cada vez mais, a tornar-se progressivamente globalizado. Além disso, ter a capacidade de falar mais do que um idioma irá melhorar o desenvolvimento intelectual do teu filho e aumentar as suas habilidades sociais. De modo geral, ensinar dois idiomas ao teu filho, irá beneficiá-lo no futuro.

No entanto, isto não é um processo fácil. Especialmente quando não moras no país do idioma que estás a tentar ensinar. Ensinar um idioma é desafiador e também pode ser confuso para uma criança. Por isso, a Babysits investigou este tema e apresenta sugestões de como educar o teu filho de forma bilíngue.

Bilingual babysitters

1. Educa o teu filho bilíngue com a ajuda de uma babysitter!

A vida em casa e na escola são os ambientes mais importantes para as crianças. Por isso, as babysitters bilíngues podem ser um trunfo incrível quando se trata de ensinar um idioma para crianças, pois elas vão passar bastante tempo com a criança. Contratar uma babysitter bilíngue ajudará a criança a sentir-se mais próxima do idioma, uma vez que a criança pode conversar fluentemente com a babysitter.

É por isso que a Babysits permite que filtres a tua pesquisa e encontres babysitters bilíngues que falem o idioma que gostarias que o teu filho praticasse. Basta ires à página de pesquisa e clicar em “mais filtros” e escolher o idioma pretendido.

Bilingual babysitters

2. Lê livros para a criança no idioma pretendido

Para educares o teu filho de forma bilíngue, ler livros para ele é muito importante. Ao ler em voz alta para as crianças, vais estar a aumentar o vocabulário delas e a ensinar-lhes novas palavras e maneiras de pronunciá-las. Além disso, a leitura tem o potencial de estimular a imaginação da criança e a sua visão do mundo em geral.

Caso, como pai, não consigas falar a língua pretendida, podes pedir à babysitter bilíngue que leia livros para a criança na língua pretendida.

3. Cria uma noite temática

Às vezes, aprender uma língua nova pode ser desgastante para as crianças. Portanto, é importante tornar todo o processo de aprender um novo idioma uma atividade divertida e atraente. Uma boa sugestão é implementar um dia da semana em que a noite é inteiramente dedicada à cultura/idioma que a criança esteja a aprender. Por exemplo, se quiseres que o teu filho aprenda francês, faz croque-monsieur e vê o Ratatouille em francês para aprender novas palavras. Se, por de outra forma, quiseres ensinar holandês ao teu filho, podes cozinhar panquecas, assistir ao Miffy e os seus amigos em holandês e usar o teu klompen favorito. Fazer estas atividades irá criar um apego, de parte das crianças, mais forte à cultura e vai lhes dar mais vontade de aprender o idioma.

As referências e os valores culturais são essenciais para aprender um idioma. Todos estes detalhes vão dar uma nova perspectiva sobre o idioma e vão permitir que a criança aprenda de forma mais rápida. Portanto, tenta enfatizar os valores da cultura de forma mais específica em casa.

Educar uma criança bilíngue consiste principalmente em aprender o vocabulário, o alfabeto e as regras gramaticais da língua, mas também vem com aprender sobre os valores do país e o comportamento da sociedade.

Compreender a cultura é como ter um contexto que permite dar o significado correto a cada nova palavra que aprendes. Quanto mais a criança conhece o contexto sociocultural, mais fácil é para ela envolver-se na cultura e aprender novas palavras, expressões e formas de falar.

A familiaridade com a cultura também permite que os estrangeiros usem a palavra correta, dependendo do contexto. Desta forma, há menos espaço para mal-entendidos e confusões.

4. Assiste a programas e ouve música com o teu filho

Assistir a programas noutro idioma irá aumentar a exposição da criança a uma variedade de palavras, sotaques, vozes, gêneros e aspectos culturais. Isto, por sua vez, vai aumentar a compreensão das crianças e vai torná-las boas ouvintes, pois vão desenvolver um ouvido para sotaques, dicção, gírias e pronúncias. Além disso, assistir a filmes oferece contexto, facilitando a conversão de informações importantes do idioma em memória a longo prazo. Por exemplo, se quiseres que o teu filho aprenda espanhol, podes ver o Pocoyó ou o Encanto em espanhol com ele.

Em comparação com filmes dobrados, os filmes/programas de TV legendados demonstram como uma pessoa nativa fala. Isto permite que as crianças detectem certas expressões, sotaques e tons de voz que irão ajudar as crianças a entender melhor o ambiente cultural do idioma que estão a aprender.

A música também ajuda as crianças a reter palavras e expressões de forma mais eficaz. O ritmo da música e os padrões repetitivos na música vão ajudar as crianças a memorizar as palavras e a aprender novo vocabulário. Deste modo, ouvir música no idioma pretendido vai ajudar a criança a reter novas palavras, uma vez que a música fica facilmente na nossa cabeça.

Bilingual babysitters

5. Ensinar um idioma através de jogos

Ensinar um idioma através de jogos também pode ser outra ótima solução. Podes jogar vários jogos de tabuleiro e cirar algumas regras, como por exemplo, falar apenas no idioma pretendido com a criança. Podes até inventar os teus próprios jogos! Por exemplo, podes fazer um jogo da memória com a palavra ligada à imagem dessa palavra. Isto permite, mais uma vez, a tornar o processo de aprendizagem mais fácil e menos desgastante para a criança.

6. A consistência é fundamental!

É importante ser consistente ao ensinar uma habilidade nova, especialmente quando se trata de novos idiomas. A melhor maneira de ser consistente ao ensinar um idioma é formar um hábito ou rotina e cumpri-lo. Por exemplo, define uma hora específica do dia em que lês um capítulo de um livro para o teu filho. O processo de aprendizagem de um novo idioma deve ser um componente importante na vida do teu filho para obter resultados satisfatórios.


Se estás a procurar babysitters bilíngues para ajudar o teu filho a aprender um novo idioma, encontra-a na Babysits!

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente