Rotina do regresso às aulas

Rotina do regresso às aulas

Por Babysits, 3 minutos de leitura

Partilhar:

Após um longo verão passado em casa e de férias com a família, a altura mais agitada do ano chegou: o início das aulas! Mas este período do ano também é uma altura stressante para os pais. Se começarmos com bons hábitos, tudo correrá bem!

Esta época do ano dita a rotina que os próximos meses irão trazer e não há nada como a começar com alguns hábitos positivos. Como nos devemos preparar para o regresso às aulas? Aqui deixamos alguns conselhos para lidar com este regresso à rotina:

regresso às aulas

1. Comprar todo o material necessário

Materiais como um estojo, cadernos e livros escolares são indispensáveis. Utilizar diferentes cores nos cadernos é uma excelente forma de identificá-los consoante as disciplinas.

PS: para as crianças na escola primária, é uma boa ideia colocar etiquetas com o nome em todos os itens escolares. Desta forma é mais fácil reavê-los!

2. Preparar tudo com antecedência

Deixar a mala e a roupa do dia seguinte preparada é essencial para ter uma manhã mais calma e sem correrias. Aproveita e organiza o roupeiro de modo a que as roupas estejam por ordem dos dias da semana.

3. A importância do pequeno-almoço

Preparem um pequeno-almoço que dê a energia necessária para enfrentar o dia. Não se esqueçam de por na mala um lanche para comer a meio da manhã.

4. Ir para a cama cedo

Durante o verão as crianças estão habituadas a ter outros horários. Contudo, quando a escola começa, é importante voltar a ter horários mais rigidos e ir para a cama cedo. Desta forma têm uma noite descansada e estão frescos para a ir para a escola no dia seguinte. A prática de desporto, além de saudável, é algo que ajuda bastante as crianças a sentirem-se cansadas ao final do dia.

5. Acordar cedo

Para além de fomentar o hábito de ir para a cama cedo, poderá ser útil manter o hábito de acordar cedo durante o fim de semana. É claro que tanto os pais como as crianças merecem descansar, mas tentem acordá-los até as 9 e comecem a preparar um dia em cheio.

6. Trabalhos de casa

É natural que, em uma ou duas semanas, a carga de trabalho comece a aumentar. Decidam quantas horas devem ser dedicadas aos trabalhos de casa e ao estudo e, se não tiver tempo, procurem uma babysitter que possa ajudar nesse sentido.

Graças a estas pequenas ações, o regresso às aulas será encarado com muito maior descanso pelas crianças e pelos pais. É importante fazer desta rotina algo agradável e um equilibrio entre o trabalho e a escola e a brincadeira.