Dar uma segunda vida aos objetos

Dar uma segunda vida aos objetos

Por Babysits, 2 minutos de leitura

Partilhar:

O desperdício é um problema que afeta todos, especialmente o futuro dos nossos filhos. É por isso importante começar uma educação e sensibilização sobre estes assuntos. Cada um de nós deve dar o exemplo e contribuir com pequenos passos para a preservação do nosso país e planeta e o futuro das próximas gerações.

Existem dois conceitos centrais: a reutilização e a reciclagem. Ambos são muito importantes embora tenham significados e propósitos diferentes.

  • Um objeto reutilizado é algo que não se torna lixo. É uma ação preventiva porque a funcionalidade do objeto é restaurada ao lhe se atribuir um novo valor.
  • Um objeto reciclado é algo que se tornou lixo porque deixou de ter a função que originalmente tinha. Neste caso, o material é utilizado para produzir um produto novo.

Na Babysits, podes encontrar várias ideias divertidas para reutilizar objetos. Aqui deixamos uma série de atividades DIY para fazer com crianças e ensinar-lhes que todas as coisas podem ter uma segunda vida:

Vasos de plantas

Tens garrafas de plástico em casa? Podes transformá-las em pequenos vasos de plantas. Tudo o que precisas é de tesouras, tinta e a tua imaginação.
Planta

Suporte de objetos

Organizaram recentemente uma festa de aniversário? Ficaram com pratos de papel? Se a resposta é sim, podem criar estes suportes de objetos super giros para por no quarto e organizar coisas que estejam espalhadas.
Suporte

Souvenir

Utiliza um daqueles frasco de vidro que continha alimentos e cria um souvernir das férias. Em vez de comprar uma moldura nova, usa a imaginação e monta um frasco com vários elementos decorativos.
Souvenir

Pequenas ações como estas são ideias para ensinar às crianças a importância de não desperdiçar as coisas. Para outras ideias, vai ao nosso Instagram @babysitspt.

Ao dar um novo propósito aos objetos e não desperdiçá-los, você deve delegar uma tarefa para cada pessoa. Se estes conceitos forem ensinados às crianças desde bem pequenas, elas irão crescer com esses ideais e praticá-los no dia a dia.