As 4 melhor atividades ao ar livre para as crianças

As 4 melhor atividades ao ar livre para as crianças

Por Babysits, 4 minutos de leitura

O tempo está bom? É uma excelente oportunidade para ir brincar para a rua. As crianças tem tendência a ficar aborrecidas quando estão enfiadas em casa o dia inteiro, por isso aproveite o bom tempo e leve os miúdos a brincar lá fora. As crianças adoram estar na rua porque têm espaço para correr, mantendo-se ativas, felizes, saudáveis, e mais importante, entretidas! Outra grande vantagem de deixar as crianças brincar ao ar livre para si, como babysitter, é que o exercício físico irá esgotar-lhes a energia e ficarão mais calmas quando voltarem para casa. Os miúdos conseguem manter-se ocupados durante horas ao ar livre sem necessidade de brinquedos, mas também pode ser divertido para si se se juntar a eles nos seus jogos. Deixamos aqui umas sugestões fantásticas para atividades que pode fazer com as crianças ao ar livre.

Jogo da Rabia

O jogo da rabia é um jogo divertido para várias crianças (precisará no mínimo de 3 jogadores). O jogo consiste numa bola e numa “rabia”. Os restantes jogadores formam um círculo à volta da “rabia” para começar e o objetivo do jogo é manter a bola longe da “rabia”. Basicamente, os outros jogadores têm que mandar a bola uns aos outros e a “rabia” tem que tentar apanhar a bola quando está no ar. Se a “rabia” for bem-sucedida a interceptar a bola, o jogador que atirou a bola passa a ser a “rabia”, e o jogo continua.

Para tornar o jogo mais divertido e desafiante, pode ter várias “rabias” ou várias bolas, mas também precisará de mais jogadores.

Vai precisar de:

  • Uma bola

Jogo da Macaca

O jogo da macaca é um jogo divertido ao ar livre que pode ser jogado mesmo em frente à casa, por isso não se preocupe se a casa não tiver um jardim. Vai precisar de uns bocados de giz colorido para que as crianças possam desenhar a forma da “macaca”, que consiste em cerca de 10 casas numeradas. O objetivo do jogo é atirar uma pedra pequena para a primeira casa e depois ir saltando em pé-coxinho pela macaca, alternando os pés entre as casas, para recuperar a pedra. Quando existem duas casas ao lado uma da outra, os jogadores podem por um pé em cada casa ou saltar com um pé de uma casa para outra. Na última casa, o jogador deve inverter o sentido e voltar para trás. As regras do jogo dizem que a pedra deve calhar dentro da casa, e não deve tocar em nenhuma linha. O jogador deve também saltar dentro da casa e se tocar na linha ou perder o equilíbrio, perde a sua vez.

O objetivo é ser o primeiro a fazer dez voltas à macaca (sempre que é a sua vez atira a pedra para a casa seguinte, de forma a fazer a macaca inteira). Quando perde a vez, começa outra vez onde ficou.

As crianças também gostam do lado criativo de desenhar a macaca em cores diferentes ou de adicionar desenhos às casas.

Vai precisar de:

  • Giz
  • Pedra pequena

Saltar à corda

Pode fazer um jogo de salto à corda com vários jogadores, onde dois jogadores seguram a corda e um terceiro jogador salta. As crianças também podem jogar sozinhas. Se houver mais de quatro jogadores, cada jogador pode fazer turnos quando tropeça na corda. Saltar à corda é ótimo para a resistência das crianças!

Vai precisar de:

  • Corda para saltar

Futebol com garrafas

O futebol com garrafas requer pelo menos três jogadores e funciona da seguinte forma: cada jogador enche uma garrafa com água e coloca-a num sítio qualquer do campo. Os jogadores juntam-se no meio do campo e formam um círculo à volta da bola - cada jogador deve estar pelo menos a 10 passos da bola. Assim que o sinal de início de partida for dado, os jogadores correm para conseguir ter a bola e tentam derrubar as garrafas dos outros jogadores, chutando a bola contra as suas garrafas. Os jogadores cujas garrafas tenham sido derrubadas só as podem voltar a pôr de pé uma vez que tenham posse de bola. O objetivo do jogo é ser a pessoa com mais água na garrafa no final do jogo. O jogo pode acabar naturalmente quando todas as garrafas dos jogadores, exceto uma, tenham sido derrubadas, ou pode acabar com um jogador neutro a pedir o fim do jogo depois de algum tempo.

Vai precisar de:

  • Uma garrafa por pessoa
  • Água
  • Uma bola

Além destas sugestões, existem imensas atividades divertidas para crianças que podem ser feitas ao ar livre. Lembre-se de as proteger do sol durante o verão usando protetor solar, chapéus e mantendo-as hidratadas!