Frascos dos sentimentos

Frascos dos sentimentos

Por Babysits, 3 minutos de leitura

Expressar os sentimentos pode ser um desafio para todos nós. Como pais, é importante dar um bom exemplo e incentivar as crianças a expressarem os sentimentos e a compreenderem por que os sentem em determinadas situações. A capacidade de expressar abertamente as emoções e sentimentos é fundamental para um desenvolvimento emocional saudável.

Criámos este DIY simples para ajudar as crianças a aprenderem sobre os seus sentimentos e como expressá-los abertamente (talvez alguns pais possam aprender alguma coisa também). Para este projeto, apenas são precisas algumas coisas, a maioria já deve ter em casa!

Materiais necessários para fazer os frascos:

  • Frascos de vidro vazios ou qualquer outro tipo de recipiente, uma excelente forma de reciclá-los!
  • Tinta (pelo menos 5 cores)
  • Pincel
  • Marcador preto
  • Opcional: adesivos ou fitas de decoração

Passo a passo para criar os frascos:

  1. Limpar o frasco com água morna e sabão, e retirar resíduos de papel ou cola da parte exterior;
  2. Pintar cada frasco de uma cor diferente com a tinta e deixar secar por algumas horas ou durante a noite;

Jarros

  1. Quando estiverem secos, usar a imaginação e com o marcador preto fazer desenhos que representem diferentes emoções e sentimentos;
  2. Por último, decorar os frascos com criatividade utilizando os adesivos ou fitas.

Emoções

Quando o projeto estiver concluído, expliquem às crianças o que cada sentimento significa e por que às vezes nos sentimos assim.

Podem explicar através de exemplos:

  • Alegria: Quando estou a brincar com os meus amigos
  • Raiva: Quando não entendo ou não concordo com algo
  • Preocupação: Quando alguém ao meu redor está doente

É uma boa ideia praticar este exercício regularmente para as crianças se sentirem à vontade com as suas emoções e as saberem expressar abertamente. Podem, por exemplo, pedir-lhes que escrevam num papel o que as deixou alegres, com raiva ou preocupados e que coloquem o papel dentro do jarro. Caso as crianças ainda não saibam escrever, peçam-lhes que coloquem um feijão no frasco cada vez que sentirem uma dessas emoções. No final do dia, os pais podem consultar os frascos e ver como as crianças se sentem.

Gostaram deste projeto DIY? Vejam os nossos outros projetos para obter mais ideias divertidas! E não se esqueçam de partilhar as vossas criações connosco no Instagram, basta mencionarem @babysitspt