Contar histórias com Origami

Contar histórias com Origami

Por Babysits
3 minutos de leitura

É mais importante do que nunca inspirar a criatividade das crianças. Contar histórias é uma das melhores maneiras de fazer isso, ao mesmo tempo em que se mantêm entretidas durante horas. O Origami Storyteller é uma maneira criativa de ajudar as crianças não só com o desenvolvimento da imaginação e capacidade artística, mas também a melhorarem as suas habilidades motoras, ao exigir que dobrem papel e desenhem diferentes elementos da história.

Materiais necessários para fazer o origami:

  • Caneta
  • Uma folha quadrada de papel
  • lápis de cera, lápis de cor e canetas de feltro

DIY de origami e histórias

Passo a passo para criar o origami:

  1. Dobrar o papel de canto a canto fazendo um triângulo
  2. Dobrar novamente de canto a canto para o outro lado, desdobrar tudo para revelar quatro pequenos triângulos
  3. Dobrar o papel ao meio para criar oito secções
  4. Dobrar um dos cantos para o centro do quadrado
  5. Repitir este processo com os outros três cantos
  6. Neste momento, exitirá um um quadrado menor
  7. Virar o papel para cima e dobrar um dos cantos para o centro
  8. Repitir o processo com os outros três cantos para obter outro quadrado
  9. Dobrar e desdobrar a borda inferior do quadrado até o topo
  10. Dobrar e desdobrar a borda esquerda do quadrado para a direita
  11. Empurrar os quatro cantos do quadrado juntos no centro e deslizar quatro dedos nas abas do origami, enrugando as dobras para trás para que os dedos se encaixem
  12. E PRONTO, está feito!

Como brincar

  • Uma vez criado o Origami, podem decidir quais são as imagens que desejam desenhar. Comecem com quatro personagens na parte da frente. Por exemplo, um ursinho, um gato, um cacto ou uma banana. Utilizem as canetas para desenhar e os lápis de cera e de cor para pintar os desenhos.
  • No lado inferior, precisam de desenhar o destino, por exemplo, diferentes habitats existentes na terra, como florestas exuberantes ou vastos desertos.
  • O desenho final deverá conter as reviravoltas da trama, como o personagem a enfrentar desafios ou a apaixonar-se.
  • Depois de terminados os desenhos, está na hora de começar a criar algumas histórias!
  • Coloquem os dedos no origami como se fosse beliscar alguém e movam os dedos para cima e para baixo e da esquerda para a direita. A criança pode escolher o personagem sobre o qual quer contar a história.
  • Se ela escolher o gato, vocês devem começar a soletrar a palavra com os dedos, movendo-se para cima e para baixo e da esquerda para a direita quatro vezes, g-a-t-o.
  • Depois de escolher todos os elementos da história, a criança pode começar a contá-la. Peçam-lhe que pense num começo, meio e fim.

Para as crianças mais velhas, este jogo pode tornar-se mais complexo pedindo-lhes que escrevam a sua história num caderno, desenvolvendo-a para lá no origami. Incentivem as crianças a lerem a história quando terminarem. Desta forma praticam as suas capacidades de rétorica pública e ficam com confiança nas suas ideias e habilidades. Usem este origami como um roteiro de histórias, para que as crianças aprendam a estruturar e escrever histórias.

Os vossos filhos gostam de origami? Nós também já criámos um koala em origami super querido que pode ser usado para contar outras histórias.
Divirtam-se e soltem a imaginação!

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente