Yoga para crianças

Yoga para crianças

Por Babysits, 4 minutos de leitura

Durante estes longos dias de isolamento social, as crianças estão a ficar facilmente inquietas? Fazer yoga pode ser a solução! O yoga é extremamente benéfico, tanto para adultos como para crianças. É uma das atividades mais abrangentes que envolve o corpo, a mente e o espírito. Continuem a ler para descobrir os benefícios e aprender algumas das poses mais famosas, adequadas as crianças!

Com o confinamento, as rotinas das crianças tornaram-se extremamente sedentárias. É normal que acumulem stress e tensão, por isso é essencial ter momentos de tranquilidade que permitam relaxar e concentrar.

Atenção: o yoga para adultos é diferente do indicado para crianças. Para os pequenos, deve ser como um jogo, um momento de lazer, onde não há regras rígidas a seguir, mas apenas momentos de relaxamento e calma.

Quais são os principais benefícios?

O yoga estabiliza as condições psicofísicas e desenvolve capacidades cognitivas e sociais. Abaixo estão os 7 principais benefícios para as crianças:

  • Melhora a postura: com que frequência já viram os vossos filhos com as costas arqueadas enquanto comem ou fazem os TPC? Para evitar dores nas costas, praticar yoga pode ajudar as crianças a assumir uma postura correta.

  • Desenvolver confiança em relação ao próprio corpo: as crianças precisam de aprender a aceitar o seu corpo desde cedo, para que gostem deles próprios tal como são.

  • Respeito por si mesmos, pelos outros e pelo meio ambiente: o yoga não é apenas um exercício físico, também é mental. O yoga promove o respeito pelo planeta e pelas pessoas que nos rodeam.

  • Compreender quando é necessário relaxar: quanto mais crescemos, mais temos tendência a não fazer uma pausa nas nossas vidas agitadas (principalmente por causa da tecnologia). O yoga ajuda as crianças a perceberem que dedicar algum tempo a nós próprios é essencial para a saúde.

  • Expressar emoções: graças a esta atividade, será mais fácil para as crianças relaxarem e desabafarem as coisas que as estejam a incomodar.

  • Redução de stress e ansiedade: é muito fácil ficar nervoso ou ansioso à conta dos milhares de estímulos que recebemos todos os dias, da Internet, dos media, da escola, do trabalho, etc. E isso também acontece com as crianças! Praticar yoga é uma forma de meditação que ajuda a recuperar a concentração, que por sua vez permite lidar melhor com os problemas da nossa vida diária.

  • Estimular a capacidade de aprendizagem: o yoga desenvolve a curiosidade, uma habilidade importante que pode ser muito útil no futuro.

Que tipo de poses de yoga podem fazer as crianças?

Existem muitas poses de yoga (também conhecidas como asana), mas aqui recomendamos as nossas 6 favoritas para iniciantes: algumas são muito simples e outras são um pouco mais complicadas, e podem levar mais tempo para se alcançar.

Yoga para crianças

  • Postura do cão a olhar para baixo 🐕: pernas e braços firmemente apoiados no chão, mas bem esticados. Este é o exercício perfeito para alongar a coluna;

  • Postura da árvore 🌳: com as mãos levantadas acima da cabeça, levantar uma perna e dobrar o joelho;

  • Postura da cobra 🐍: começar deitado de bruços no chão com as pernas estendidas para trás, depois colocar as mãos no chão e pressione a parte superior dos pés. Esta posição melhora a postura incorreta da coluna vertebral.

  • Postura da vaca 🐄: começar sentado com as pernas cruzadas, juntar as mãos atrás das costas. O peito deve ficar aberto e os tornozelos, quadris, coxas, ombros e axilas, estendidos.

  • Postura do arco 🏹: de bruços no chão, agarrar os tornozelos e dobrar os joelhos, depois levantar lentamente do chão, mantendo os pés afastados da cabeça. Esta posição estimula os órgãos abdominais e reduz o stress.

  • Postura do cadáver 💆: deitar no chão de barriga para cima e entrar num estado de relaxamento total do corpo e da mente. Pode parecer muito fácil de fazer, mas é preciso concentração máxima!

Podem tentar fazer estas poses com as crianças e talvez introduzir um asana a cada semana! A internet é super útil para encontrar outras poses, o YouTube, por exemplo, tem muitos tutoriais explicados por profissionais. A prática de yoga é ideal especialmente para crianças ansiosas e agressivas, mas, considerando que o stress e a ansiedade são aspectos da vida quotidiana que podem afetar qualquer criança, recomendamos que pratiquem em conjunto. Tudo o que precisam é de um tapete e uma divisão silenciosa onde se podem movimentar livremente e ouvir uma música relaxante. Em conjunto com os vossos filhos, podem desligar-se do resto do mundo e concentrarem-se apenas em vocês mesmos!

Namaste!