Como ajudar o meio ambiente

Como ajudar o meio ambiente

Novo

Por Babysits, 3 minutos de leitura

Partilhar:

Está comprovado que o comportamento dos seres humanos têm consequências graves no meio-ambiente. Tanto os adultos como as crianças têm, hoje em dia, um impacto enorme na sensibilização para a importância de um estilo de vida sustentável e amigo do ambiente. Cerca de meio milhão de jovens em todo o mundo tem aderido a ações no combate às alteraçoes climáticas, quer seja na rua, nas suas casas ou na escola.

Com tantas opções de momento disponíveis, alguns devem-se questionar o que podem fazer para tornar as suas vidas mais ecológicas. E melhor ainda, como podemos tornar estas escolhas em algo divertido para as crianças mais novas?

A Babysits criou uma lista simples de ideias divertidas para as crianças ajudarem a perservar o planeta.

1. Ir de bicicleta para a escola ou trabalho

Andar de bicicleta é bom para o ambiente e para a saúde: não liberta dióxido de carbono e é bom para a saúde cardiovascular. O exercício físico deve ser uma prioridade diária na vida das crianças.

2. Cultivar fruta e vegetais

É importante ensinar às crianças de onde a comida vem e como ela chega aos nossos pratos. Desta forma, as crianças aprendem a cultivar algo da semente à planta e desenvolvem um sentido de responsabilidade.

3. Fechar a torneira enquanto se lava os dentes

Com esta pequena ação, podemos poupar mais de 11 mil litros de água por ano.

4. Desligar as luzes quando se muda de divisão

Desligar as luzes é importante para poupar energia e dinheiro. Podem experimentar fazer um jogo: cada vez que alguém deixa uma luz acesa numa divisão vazia, essa pessoa tem de meter uma moeda num frasco.

5. Apanhar o lixo do chão

Deem um passeio e aproveitem para apanhar do chão o lixo que esteja no chão.

6. Fazer trabalhos manuais/brinquedos com objetos sem uso

É so dar asas à imaginação. O que podem criar com objetos sem uso que tenham por casa? Vejam os nossos DIY para ter ideias.

7. Fazer um dia de vegetarianismo

As indústrias da carne e dos lacticinios têm um impacto profundo no meio ambiente e as crianças devem estar conscientes das implicações que esta dieta acarreta. Adotem um dia por semana em que não se coma carne nem derivados de produtos animais e criem em conjunto um menu vegetariano que agrade a todos.

8. Plantar uma árvore

E explicar a razão pela qual as árvores são importantes para nós e para o planeta.

9. Reciclar

Façam uma máscara ou uma capa que as crianças possa utilizar enquanto reciclam o lixo, criando um super-herói: Herói da Reciclagem!

10. Não utilizar sacos de plástico

Criar desde cedo o hábito de utilizar sacos reutilizáveis é muito importante. Arranjem um saco com o desenho animado favorito lá de casa e é certo que ninguém se esquecerá de o trazer para todo o lado.

Sejamos realistas: as crianças repetem os nossos comportamentos. Ensinar as crianças sobre o nosso planeta e meio ambiente é uma forma eficaz de os sensibilizar para questões ambientais e respeito pela natureza. Nunca é tarde demais para aprender a viver uma vida sustentável e adotar pequenos hábitos que contribuem para um planeta mais saudável.