De onde veio o Coelhinho da Páscoa? | 3 DIYs de Páscoa para crianças

De onde veio o Coelhinho da Páscoa? | 3 DIYs de Páscoa para crianças

Por Babysits
10 minutos de leitura

Para que serve o feriado da Páscoa se não para decorar a sua casa com decorações festivas? Para o ajudar a manter as crianças entretidas, descobrimos quais são as origens do Coelho da Páscoa e criámos algumas atividades fáceis e divertidas para si e para os seus pequenos!

Por todo o mundo, a Páscoa é um dos feriados mais celebrados do ano. É também uma ótima altura para fazer algumas atividades divertidas com crianças. Preparar a caça aos ovos de Páscoa, fazer deliciosas receitas de Páscoa e decorar a casa para receber os seus entes queridos são apenas algumas ideias de como aproveitar ao máximo este feriado!

Claro que não podemos pensar na Páscoa ou nas atividades de Páscoa com crianças sem pensar no Coelho da Páscoa. Mas de onde vem o Coelhinho da Páscoa? Precisa de explicar a origem deste símbolo da Páscoa a algumas crianças curiosas (ou está simplesmente curioso também)?

Descubra mais sobre o Coelho da Páscoa aqui!

coelho da páscoa

Há muitas histórias diferentes sobre a origem do Coelho da Páscoa e é evidente que nenhuma está certa ou errada. É apenas o que acontece quando as tradições são muito antigas e as pessoas acabam por perder a noção de como e de onde começaram. Uma das histórias mais consensuais sobre este símbolo da Páscoa data de 1700 quando os imigrantes alemães que se estabeleceram na Pensilvânia trouxeram consigo uma tradição de uma lebre poedeira chamada "Osterhase" ou "Oschter Haws". De acordo com essa forma celebratória, as suas crianças construíam ninhos nos quais o animal depositava os seus ovos coloridos. Com o tempo, a tradição espalhou-se pelo mundo e mudou um pouco: hoje, esta lebre é um coelho fofo que traz ovos de chocolate para as crianças bem comportadas numa colorida cesta!

Agora que sabe mais sobre as fábulas da Páscoa, por que não colocar a sua família a trabalhar e fazer algumas atividades divertidas de Páscoa para crianças? Temos decorações, receitas e trabalhos manuais para todos os gostos.
Vamos pôr mãos à obra!


DIY Grinalda de Coelho da Páscoa

Gostou da história do Coelhinho da Páscoa? Criámos modelos imprimíveis, para que possa decorar a sua casa com ele e não tenha de ter dificuldades em aperfeiçoar os seus desenhos de cenouras e coelhinhos!

cenoura

coelho da páscoa

Depois de imprimirem os vossos modelos, podem cortar os desenhos com cuidado. As crianças mais novas podem precisar de alguma ajuda com esta parte. Dica: tenham cuidado extra ao cortar à volta dos detalhes mais complicados (como as orelhas do coelho e as folhas da cenoura) porque podem acidentalmente cortá-los!

feliz páscoa

Agora que os desenhos estão recortados, podem usá-los como stencils para transferir os desenhos para papel mais grosso. Este passo é opcional, portanto, se não tiverem papel espesso (como cartolina) em casa, também podem simplesmente utilizar os modelos impressos! No entanto, decidimos traçar os modelos em papel acrílico de 400g porque este material é espesso e suporta bem a tinta.
Dica: para evitar que os desenhos se movam enquanto se cria o molde, usem um pouco de fita adesiva para os manter no lugar!

feliz páscoa

Podem decidir quantos coelhinhos e cenouras quer criar, dependendo do comprimento que querem dar à vossa grinalda. Copiámos 4 coelhinhos e 4 cenouras para criar um comprimento de aproximadamente 1 metro (suficiente para cobrir uma janela). Após terem terminado o deliniado, podem decidir que cores querem usar, e começar a pintar! Se não estiverem a usar papel grosso, podem também usar lápis de cor, lápis de cera ou marcadores (bónus: isto pode significar menos confusão!).

feliz páscoa

Ta-dah! Eis como podem ficar os vossos desenhos depois de lhes terem adicionado alguma cor. Decidimos usar cores realistas para as nossas cenouras, mas optámos por coelhinhos azul claro. Se estão a recriar os nossos coelhinhos de Páscoa com crianças, eles podem querer dar largas à criatividade e criar algumas cenouras com manchas roxas ou coelhinhos arco-íris!

feliz páscoa

Depois disso podem cortar os vossos desenhos de cenoura e coelhinhos e utilizar um furador para criar dois furos em cada desenho.
Dica: Se não tiverem um furador, podem usar um pino e um espeto para criar buracos (mas esta atividade deve ser sempre realizada por um adulto!).

feliz páscoa

E agora o detalhe final: adicionar as caudas aos coelhinhos fofos! Utilizámos pompons brancos de tamanho médio e cola de secagem rápida para colocar as caudas no lugar.
DIca: Se não têm pompons em casa, porque não usar um fio para atar um laço à volta do pescoço?

feliz páscoa coelho da páscoa

Estamos quase lá! Para este passo, vão precisar de um fio (ou fita) e de uma tesoura. Nós colocámos os nossos coelhinhos e cenouras numa mesa e medimos o comprimento do fio que precisaríamos (aproximadamente 1 metro). Tenham em mente que talvez irão queirer atar um laço em cada extremidade do cordel para que possam facilmente pendurar a vossa decoração de Páscoa por cima de cortinas, maçanetas de porta, etc. (por isso deixem um comprimento extra de cerca de 30cm). Para manter os desenhos no lugar, enrolem o cordel à volta e através de cada um dos orifícios para evitar que deslizem.

feliz páscoa

Bom trabalho! Acabaram de criar a vossa própria decoração de Páscoa para a época festiva. Porquê gastar dinheiro em decorações de Páscoa quando pode fazê-las em casa e divertir-se com as crianças ao mesmo tempo?

feliz páscoa

Podem pendurar a vossa grinalda de Páscoa ao longo de uma vara de cortinas, à volta da grade de uma escada, sobre uma estante ou um suporte de corredor... já perceberam a ideia!

feliz páscoa decoração

Uma grinalda de Páscoa feita à mão também daria um presente fabuloso para amigos e família. Talvez os seus filhos gostassem de os embrulhar e oferecer como presentes juntamente com alguns chocolates?

feliz páscoa decoração


Receita de Ovos da Páscoa de Mármore

A pensar em fazer uma receita de Páscoa apelativa para crianças? Não precisa de procurar mais! Estes ovos de Páscoa em mármore são a receita de Páscoa mais saudável e divertida para as crianças. E é super fácil de fazer!

Do que vai precisar?

  • Ovos (quantos quiser)
  • Água e uma panela
  • Corante alimentar
  • Vinagre branco
  • Sacos de sanduíche (um para cada cor)

Passo a passo

Primeiro aqueçam alguma água numa frigideira e fervam os ovos durante cerca de 8 minutos. Depois de cozidos, deixem-nos imersos durante cerca de 5 minutos e retirem-nos. Deixem-os arrefecer para que possam começar a trabalhar com eles.

ovos da páscoa

Agora que os ovos estão frios, usem uma colher e quebrem suavemente a casca. Tenham cuidado para não a remover, é importante que a casca ainda cubra o ovo.

ovos da páscoa

Agora é tempo de escolher as cores! Usando os corantes alimentares, decidam que cores querem que sejam os vossos ovos. Ao misturar o vermelho e o azul, por exemplo, ficarão roxos. Uma vez decididas as cores dos vossos ovos da Páscoa, é altura de colocar algumas gotas de corante alimentar dentro de um saco de sanduíche. Depois disso, coloquem o vosso ovo dentro do saco e massajem-no suavemente até estar completamente coberto de corante.

ovos da páscoa

Agora fechem o saco e deixem-no absorver o corante durante pelo menos 30 minutos. Se quiserem, podem experimentar diferentes combinações de corante alimentar e dar aos vossos ovos da Páscoa mais do que uma cor!

ovos da páscoa

Lavem os ovos da Páscoa com água para limpar as cascas e deitem vinagre branco sobre cada um deles para fixar a cor.

ovos da páscoa

Removam a casca e pronto! Os vossos ovos da Páscoa ficaram espantosos!

ovos da páscoa

Quão divertida é esta atividade de Páscoa para crianças? É também super simples e não leva muito tempo. Pode usar estes ovos como parte do seu jantar de Páscoa ou almoço com os seus entes queridos, certamente que estes ovos vão causar uma impressão!

ovos da páscoa


Decoração com Ovos da Páscoa em Papel Machê

Os nossos ovos de Páscoa em papel machê são fáceis de fazer e perfeitos para encher com os doces favoritos da sua família!

Decoração de Páscoa

Materiais

  • Balões
  • Guloseimas
  • Cola
  • Água
  • Fio

Instruções:

Passo 1:

Comecem por colocar as guloseimas nos balões. Encham o balão até ter ao tamanho que pretendam que o ovo tenha.

Passo 1 decoração de páscoa

Passo 2:

Façam a pasta de papel machê: misturem 1 parte de cola com 1 parte de água. Também podem adicionar uma colher de amido de milho, mas não é obrigatório.

Passo 2 decoração de páscoa

Passo 3:

Introduzam o fio na mistura da cola e deixem absorver. Retirem da mistura e enrolem o fio à volta do balão várias vezes.

Passo 3 decoração de páscoa

Passo 4:

Deixem secar durante 24h ou até a cola estar seca.

Passo 4 decoração de páscoa

Passo 5:

Por último, rebentem o balão e retirem-no, deixando apenas as guloseimas lá dentro.

Passo 5 decoração de páscoa


Esperamos que tenham gostado das nossas atividades de Páscoa! Quais foram os vossos resultados? Partilhem connosco no Instagram ou no Facebook com o tag @babysitspt! Se gostaram destas ideias, vejam outros artigos nos nossos materiais da comunidade!

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente