8+ dicas importantes para a primeira vez a fazer babysitting

8+ dicas importantes para a primeira vez a fazer babysitting

Por Babysits
6 minutos de leitura

É a tua primeira vez como babysitter? Estás nervosa sobre como vai ser? Não tenhas medo! Vê os nossos conselhos sobre como estar o mais preparada possível para a tua primeira vez como babysitter.

Primeira vez babysitting

1. Reflete sobre o passado

Consegues-te lembrar de ser criança e ter uma babysitter? O que é que fez com que a tua babysitter fosse ótima ou não tão boa? A tua babysitter era acessível? Paciente? Compassiva? Aprende com as tuas experiências passadas e sê a babysitter que querias ter quando eras jovem. Reflete sobre o tipo de qualidades que seriam adequadas para trazer para um trabalho de babysitter. Entende que as qualidades adequadas podem diferir dependendo da idade da criança que vais tomar conta.

Enquanto refletes, também podes pensar nas atividades que gostavas de fazer quando eras criança. Isso pode ajudar-te a planear atividades que as crianças vão adorar. Precisas de alguma inspiração? Vê algumas das dicas sobre atividades agradáveis de babysitting que as outras babysitters deixaram em baixo, ou então vê o nosso guia de atividades para crianças por faixa etária.

babysitter portugal babysitter lisboa

2. Sê organizada e cria um horário

Para manter o profissionalismo e minimizar o risco de decepcionar uma família, deves manter e atualizar a tua agenda. Ao fazer acordos com os pais, certifica-te de perguntar sobre o período de tempo em que deves ficar como babysitter. Certifica-te sempre de não teres compromissos aos quais não possas comparecer. Planeia os teus compromissos na Babysits e enviaremos lembretes para ajudar-te a manteres-te organizado.

3. Usa roupas práticas

Se estiveres confortável, ficarás mais relaxado e confiante. Ao escolher a tua roupa, lembra-te de que poderás estar a correr, sentada no chão ou a alimentar um bebé desorganizado. Mentaliza-te que as tuas roupas podem ficar sujas e esquece aqueles saltos altos ou aquele fato. Em vez disso, opta por um par de calças, uma t-shirt e um par de tênis. Certifica-te que as tuas roupas estão limpas e apresentáveis e não uses nada que pode ser considerado inadequado para as crianças verem.

4. Ouve as regras e as instruções

Como babysitter pela primeira vez, irás descobrir que as famílias têm regras, expectativas e instruções diferentes. Ao fazer arranjos com os pais, certifica-te de perguntar sobre as regras da casa e quaisquer instruções especiais que os pais possam ter. Mais vale fazer muitas perguntas do que poucas, pois é importante que estejas ciente do que é aceite e do que não é. Por exemplo, descobre o que deverás fazer se o telefone tocar ou se alguém tocar à campainha.

Se estiveres a cuidar de um bebé, certifica-te de pedir aos pais que forneçam instruções específicas sobre os cuidados. Por exemplo, deverás saber onde estão todos os materiais de cuidados com o bebê, como as fraldas, chupetas e assim por diante. Também deverás fazer acordos sobre o uso dos utensílios domésticos da família. Se estiveres a fazer babysitting na casa da família, não assumas apenas que pode fazer uso de todas as suas instalações (frigorífico, TV, telefone, etc.). Esclareçe sempre com antecedência com os pais o que podes usar para garantir que tens uma experiência positiva e sem problemas.

5. Mantém os pais informados

Nem todos os pais ou familiares exigem isto, mas muitos pais gostam se os mantiveres atualizados sobre como as coisas estão a correr com seus filhos. Podes dar uma breve atualização, por exemplo, enviando uma mensagem de texto ou enviando uma foto do que estás a fazer com eles. Isso pode ajudar a tranquilizar os pais.

babysitter portugal babysitter lisboa

6. Planeia planos de emergência

As emergências são geralmente uma ocorrência muito rara, mas é extremamente importante estar preparado para o caso. Discute com os pais o que deverás fazer se ocorrerem certas situações. Certifica-te de que sabes o número de contacto dos serviços de emergência, o(s) número(s) de contacto dos pais e todas as informações de que possas necessitar para ajudar numa emergência. Certifica-te de discutir quaisquer alergias e doenças que as crianças possam ter. Se tiveres de dar medicação a uma criança, é imperativo que escrevas a quantidade exata. Está sempre preparado e espera o inesperado.

7. Come comida saudável e mantém-te hidratado

Comeres comida saudável e manteres-te hidratado vai fazer com que te sintas positivo e enérgico. Come uma refeição nutritiva antes de ires tomar conta da criança para ajudar a manter a saúde ideal e aumentar os teus níveis de energia. Pular refeições ou optar por comer opções de alimentos não saudáveis pode levar a que fiques exausto e desmaies. Têm em mente que os pais estão a pagar-te para cuidares de seus filhos, eles não te estão a pagar para que durmas no sofá. Ter mais energia significa que és capaz de te concentrar melhor e ter mais energia para correr com as crianças. As crianças (e os pais) vão agradecer por isso! Além disso, certifica-te de evitar ficar desidratado antes e enquanto estás a fazer babysitting, pois isso pode levar a dores de cabeça, cansaço e sonolência.

8. Prepara a tua mala

Ao preparareste para um compromisso enquanto babysitter, prepara a tua mala com tudo o que achas que podes precisar. Por exemplo, leva lanches saudáveis, materiais de arte para as crianças e possivelmente até um livro para leres quando as crianças estiverem a dormir. É melhor estar mais preparado do que mal preparado.

9. Fica tranquilo

Segue estes conselhos mencionados e mantêm a calma! As crianças vão reagir melhor se permaneceres calma e controlada e isso resultará em menos stresse e melhores relacionamentos com as crianças. Também terás mais chances de ser contratado novamente se conseguires manter a compostura.

babysitter babysitting babysits

Usa a nossa lista de verificação (podes imprimir)

Para facilitar a tua vida, criamos uma lista de babysitter, que podes imprimir, para veres com a família antes de começares a trabalhar.

babysitting babysitter babysits

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente