Síndrome de Morte Súbita do Lactente (SMSL): causas e prevenção

Síndrome de Morte Súbita do Lactente (SMSL): causas e prevenção

Por Babysits
4 minutos de leitura

Síndrome de Morte Súbita do Lactente (SMSL): Pode ter ouvido falar, tem medo, mas não sabe realmente o que é e como reduzir o risco. Por isso, decidimos convidar um pediatra neonatologista que trabalha numa maternidade francesa para conversar conosco, para que saiba mais sobre esta síndrome.

Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL), também chamada de síndrome de morte súbita infantil ou morte do berço, refere-se à morte súbita de um bebé previamente saudável. Na Babysits, achámos um tópico importante a ser abordado, para que possa entender melhor esta síndrome e aprender passos importantes para evitar que aconteça. Todas as informações e conselhos que encontrará neste artigo vêm de um profissional, portanto, continue a ler para ver o que o pediatra neonatologista (pediatra especializado em cuidados neonatais) disse durante nossa entrevista.

O que é SMSL?


Como mencionado acima, a SMSL também é conhecida como síndrome da morte súbita infantil ou morte do berço. O pediatra com quem falámos explicou: “esta síndrome ocorre quando uma criança saudável, com idade entre 0-6 meses, morre repentinamente durante o sono. A morte é inexplicável porque nenhuma causa pode ser encontrada, e acontece sempre quando o bebé está a dormir, à noite ou durante uma sesta.” Portanto, não ocorre quando o bebé está acordado.

Bebé a dormir

Quão comum é a SMSL?


Muitas campanhas de prevenção foram organizadas em alguns países, especialmente na década de 1990, para encorajar as famílias a pararem de colocar os seus bebés para dormir de barriga para baixo. Desde essas campanhas, uma clara redução da síndrome foi observada.

Em Portugal, 0,1 a 0,2 bebés em cada 1000 nascimentos morreram com esta síndrome, em 2022. Este número é menor comparando com os valores globais, onde 2 em cada 1000 bebés morrem com Síndrome de Morte Súbita.

Como prevenir a SMSL?


O risco de síndrome de morte súbita infantil pode ser reduzido seguindo algumas etapas e ações.

* Em primeiro lugar, é importante saber que não deve colocar o bebé a dormir de bruços. Deitar o bebé de costas reduz o risco de morte inesperada em 75%. Portanto, a primeira dica, será colocar o seu bebé a dormir de costas num colchão firme, e claro sem almofada.

* Coloque o seu filho na cama num “saco de dormir para bebés”, sem cobertores extras. Não sobrecarregue a cama com brinquedos ou peluched limite-se a um peluche na cama.
*O pediatra também mencionou "fazer o bebé dormir num quarto não superaquecido entre 18°C e 20°C e mantê-lo no quarto dos pais à noite até os 6 meses".

* Se alguém em sua casa fuma, é importante não fumar dentro de casa. Partículas de cigarro também podem ser um fator de risco.

* Por fim, deixar o seu bebé dormir consigo na mesma cama aumenta muito o risco. De facto, o pediatra explicou: “pode mover-se e ficar em cima dele durante a fase do sono profundo, e isso é muito perigoso”. Portanto, não durma com o seu filho na mesma cama. Uma alternativa é o co-leito, que consiste em adicionar um berço extensível à cama dos pais. Isso permite que fique perto de seu bebé sem o risco de sufocá-lo.


prevenção da SMSL

Novos produtos para redução de risco


Alguns produtos, como berços conectados, por exemplo, foram criados para reduzir o risco de morte súbita de bebés. Estes berços conectados têm microfones embutidos que detetam o choro do bebé para virá-lo automaticamente e permitem que o bebé seja enrolado de modo que fique deitado de costas.

No entanto, o pediatra com quem falamos disse-nos que esses tipos de objetos não são necessariamente muito mais úteis do que as recomendações mencionadas acima. Se seguir as recomendações, um berço conectado não o ajudará a reduzir ainda mais o risco de SMSL. Além disso, estes objetos podem ser muito stressantes para os pais e, portanto, stressar a criança no final.


Esperamos que estas informações e conselhos tenham ajudado-o a entender mais sobre a SMSL. Entre em contacto conosco pelo Instagram e/ou Facebook se tiver alguma dúvida. Também pode ler outras dicas para aprender sobre outros tópicos.

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente