Como organizar uma festa de aniversário infantil sustentável?

Como organizar uma festa de aniversário infantil sustentável?

Por Babysits
7 minutos de leitura

O aniversário do seu mais pequeno está quase aí e não sabe como celebrar? Quer organizar algo divertido e memorável, mas de uma forma simples, sem stress e tendo sempre a questão da sustentabilidade ambiental em conta? Temos várias dicas para si, incluindo atividades para crianças que pode experimentar na festa!

Para os pais, o aniversário de uma criança é um dos dias mais felizes (se não o mais feliz!) do ano. É o momento de recordar o nascimento e celebrar o crescimento do seu filho. É também um dia naturalmente emotivo que pode tornar-se stressante e desgastante quando não é devidamente planeado. Para organizar uma festa de aniversário infantil que vá agradar ao seu mais pequeno e ter pouco impacto ambiental a chave é mesmo essa: planear!

festa de aniversário infantil


Escolha um tema e siga-o

O seu filho gosta muito de animais? Talvez prefira histórias de encantar ou adore algum desporto. É importante conversar com a sua criança sobre este assunto e perceber como é que ela gostaria de celebrar o seu aniversário: ter um tema definido irá facilitar todo o processo de planeamento da festa. Caso esteja a preparar uma festa surpresa tenha em atenção quais são os interesses da criança neste momento e tenha em mente que os mais pequenos estão sempre a evoluir - o tema do ano passado já não vale!

festa de aniversário infantil

Assim que tiver o tema definido poderá adaptar todas as atividades, decorações e até presentes a esse universo. Será também mais fácil reunir possíveis materiais que vá precisar para DIYs e encontrar o local mais adequado e interessante para realizar a festa. Converse com o seu filho e definam o tema com alguma antecedência para que tudo possa ser planeado calmamente e sem stresses de última hora!


Adapte o que já tem!

Para organizar uma festa de aniversário que siga medidas de sustentabilidade ambiental, o primeiro passo é perceber o que tem em casa e pode ser adaptado à celebração. Caso ainda tenha produtos descartáveis de anos anteriores, utilize-os e, se for necessário, modifique-os para se adequarem ao novo tema. Não há problema nenhum em servir bolo e sumos em pratos e copos de tamanhos e cores diferentes: as crianças acharão divertido e propositado!

sustentabilidade ambiental

Caso não tenha descartáveis suficientes para todos os convidados pode também transformá-los em algo diferente: com simples alterações poderá tornar materiais antigos em decorações novas e divertidas! Quer sejam centros de mesa, grinaldas de festa ou até presentes para os convidados, há imensos materiais que podem ser reutilizados e transformados. Leia este artigo para algumas ideias sustentáveis sobre como o fazer!


Se comprar, pense sustentável

É muito provável que vá ter de comprar alguns itens para tornar a festa de aniversário do seu filho o mais memorável possível. E não há problema nenhum em fazê-lo! O importante é focar-se em adquirir produtos que estejam em linha com os seus ideias de sustentabilidade ambiental. No que toca às festas de aniversário, opte por não comprar mais descartáveis e invista em toalhas coloridas, copos de vidro ou de plástico grosso e louças dos mesmos materiais.

festa de aniversário infantil

Escolha decorações intemporais e facilmente ajustáveis a diferentes celebrações e idades: produtos sem padrões e com cores suaves costumam ser boas opções. Decorações em madeira também são boas opções, já que são bastante versáteis e pode até fazê-las em casa. Uma outra opção é decorar o espaço com plantas: estas decorações naturais são extremamente apelativas, quer para miúdos, quer para graúdos e pode até oferecê-las como brinde aos convidados no final da festa!


Dinamize atividades que sirvam de lembrança

A melhor parte de uma festa de aniversário infantil são as brincadeiras! Quando se festeja a vida de uma criança a animação nunca pode faltar e é aí que preparar atividades para crianças se torna indispensável. E que tal entreter os mais pequenos ao mesmo tempo que os estimula a criar as suas próprias lembranças da festa? Descarte os saquinhos de plástico com goluseimas e brinquedos que acabam no lixo ou perdidos pela casa em poucos dias e substitua-os por algo mais enriquecedor e interessante!

Atividades manuais são sempre uma excelente opção de atividades para crianças. O tema da festa são dinossauros? Que tal recolher os materiais necessários e convidar cada criança a fazer este terrário durante a festa e a levá-lo embora consigo? A sua festa será um sucesso e completamente ecológica! Outra ótima opção é fazer uma colagem em mosaico. Os materiais são extremamente simples e a atividade é super divertida e alinhada com os valores de sustentabilidade ambiental! Podem usar restos de papéis e de decorações para criarem variados desenhos e levá-los para decorar os seus quartos.

cogumelo colagem para crianças

Caso o tempo esteja favorável, organize a festa ao ar livre: um jardim ou parque são opções baratas e sustentáveis. Não se esqueça de deixar o local tão ou mais limpo do que como o encontrou, caso seja num espaço verde. Aqui pode também encontrar algumas atividades divertidas para fazer com as crianças no exterior! Se estiver a planear organizar uma festa com muitas crianças, também será uma boa ideia contratar uma babysitter que possa ajudar a dinamizar as atividades e a cuidar das crianças ao longo do dia. Consulte a nossa plataforma e encontre uma babysitter experiente perto de si!


Dê (e embrulhe!) presentes com intenção

Em Portugal, os presentes são uma parte importante dos aniversários. Não há forma de o contornar. No entanto, os bens materiais não são a parte mais importante das celebrações e é importante que as crianças saibam disso desde cedo. Assim, considere oferecer experiências ao invés de brinquedos ou outros bens materiais que a sua criança já tenha e que não sejam as melhores escolhas para o meio ambiente. Uma ida ao museu ou à montanha, por exemplo, uma viagem de barco, uma visita a uma quinta pedagógica ou qualquer outra atividade que possa fazer a sua criança feliz é um bom substituto e criará memórias que durarão para sempre. Se os convidados quiserem oferecer presentes, encoraje-os a fazer o mesmo.

sustentabilidade ambiental

Caso opte por algo material, escolha opções sustentáveis para os embrulhos. Papel de jornal é a solução mais óbvia e tradicional, mas pode pensar em ideias mais criativas como papel reciclado ou até algo útil como uma fronha de almofada ou um saco de tecido que possa ser usado no futuro.


Com estas dicas, poderá poupar tempo, dinheiro e seguir os ideais de sustentabilidade ambiental ao optar por organizar festas de aniversário sustentáveis! Se gostou destas dicas, visite os nossos materiais da comunidade para mais artigos interessantes sobre parentalidade!

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente