Falar sobre alterações climáticas

Falar sobre alterações climáticas

Por Babysits, 3 minutos de leitura

Partilhar:

O seu filho já alguma vez lhe perguntou por que separamos o vidro do plástico ou por que razão algumas pessoas não comem carne? Estas questões podem ter respostas simples ou complexas, consoante a conversa que se pretenda ter. Com os recursos certos, pode educar o seu filho a fazer melhores decisões e a perceber a importância da ecologia.

Por que devemos conversar sobre o clima com as crianças?

Por que razão é importante saber o que é ser amigo do ambiente e no que consistem as alterações climáticas? Estas questões são importantíssimas atualmente, sendo inevitável que as crianças se deparem com elas à medida que crescem. Para isto, é importante conhecer os factos para saber refletir e conversar sobre o assunto. Ao discutirem o que está a acontecer ao planeta e como isso irá afetá-los no futuro, as crianças desenvolvem um sentido de responsabilidade pelas próprias ações e pelas em seu redor. Como pai ou mãe, é importante transmitir e incutir comportamentos sustentáveis e ecológicos. Munidos com a informação certa, estas crianças tornar-se-ão em pequenos guerreiros na linha da frente na proteção ambiental.

Como falar sobre o clima com as crianças?

  • À mesa de jantar

A mesa de jantar é um bom sítio para iniciar esta conversa. Após conversarem sobre como foi o dia de todos, podem começar a perguntar aos vossos filhos o que sabem acerca do meio ambiente: “qual é a vossa coisa favorita na natureza?” e “de o que sentiriam falta se deixasse de existir?”

  • Durante um passeio

Deem um passeio para falar sobre o que observam, quer seja positivo ou negativo: “o que pertence à natureza e o que não pertence?”. Discutam a importância de não poluir o meio ambiente com lixo, do impacto de derrames de óleo nos oceanos, da deflorestação e do dióxido de carbono no ar. Falem ainda sobre o que estas coisas fazem aos animais e aos seus habitats naturais.

  • Falar com regularidade

É fácil demonstrar às crianças o modo como estas coisas afetam o meio ambiente. Perguntas como “preferias ir a uma praia limpa ou suja?” despoleta o pensamento crítico e desenvolve um sentido de respeito em relação a todos os seres vivos que habitam o planeta terra.

Deixem as crianças cuidar do meio ambiente

Existem várias formas de cuidar do meio ambiente de forma divertida. Podem dar nomes de super heróis como EcoAvenger e fazê-los sentirem-se importantes na proteção ambiental e estabelecer um sistema de pontos por todas as ações verdes que fizerem. Desde que encarem estas ações de forma positiva e entusiasmante, as crianças irão seguramente seguir-vos. Para mais ideias, leiam o nosso artigo que descreve 10 ideias divertidas para ajudar o meio ambiente.