Um dia com o pai

Um dia com o pai

Por Babysits, 4 minutos de leitura

Como descreverias o teu pai? Forte, carinhoso, gentil? Quando crescemos, a nossa perceção altera-se. Em criança, podemos lembrar-nos do pai como o engraçado e cómico e a mãe como a responsável e séria. Refletir sobre isto como adultos pode resultar numa história diferente. Subestimamos o pai? Serão eles apenas os “brincalhões” ou os que sustentam a família? Nos últimos anos, o papel do pai moderno evoluiu por completo. Esta mudança pode confundir os pais sobre o que fazer para preencher este novo papel.


Antes de ler este artigo, queremos esclarecer que uma família nem sempre é composta por uma mãe e um pai. Pode consistir em uma mãe e um pai, duas mães, dois pais, uma mãe solteira, um pai solteiro ou uma combinação completamente diferente; uma família deve ser sempre uma união consolidada em apoio, coesão e, por último mas não menos importante, amor. Neste artigo, pretendemos abordar todos os tipos de família e progenitores.


A dinâmica familiar alterou-se. Já não se espera que a mãe fique em casa a fazer tarefas domésticas enquanto o pai vai trabalhar. Na maioria dos casos, ambos os progenitores trabalham, como tal, a educação dos filhos deve ser repartida de forma adequada. O pai moderno está, lentamente, a alterar os estereótipos associados aos pais em redor do mundo. Agora, espera-se que o pai esteja mais presente e que contribua de igual forma com questões relacionadas com as crianças e com a casa.

ser pai

Rotina da manhã com o pai

As rotinas matinais são sempre agitadas e é, por vezes, difícil combater o sono e deixar a cama quentinha. Os pais devem tirar turnos para acordar as crianças, repartindo esta tarefa. O pai pode fazer um jogo divertido com as crianças enquanto se despacham para sair de casa.

Quem disse que o pai não sabe cozinhar?

Muitos dos chefes famosos no mundo são homens. Sejam criativos com alguns almoços divertidos para as crianças. Não é preciso ser difícil, basta que sejam apelativos já que as crianças comem com os olhos. Adicionem um elemento de surpresa na marmita para uma reação ainda melhor.

Minions

Dia com o pai

Às vezes é preciso tirar um dia do trabalho e passar um dia divertido com os filhos. Não interessa se o dia é passado lá fora a fazer atividades divertidas ou se é passado em casa, em conjunto. O importante é passar tempo de qualidade juntos e criar laços fortes com as crianças.

Rotina da hora da cama

A hora da cama é uma excelente forma de passar tempo de qualidade com os filhos. Os pais adoram pôr os filhos na cama e contar uma história de dormir. Nem é preciso ler um livro, às vezes basta ser criativo e contar, por exemplo, uma história de uma aventura do pai quando era criança. As crianças adoram saber coisas dos pais quando tinham a sua idade.


Os pais podem sentir-se intimidados pelo novo papel que se espera deles. A sociedade mudou desde que eram crianças e, às vezes, é difícil encontrar um ponto de referência. Tirando algumas exceções, é pouco provável que os pais de hoje tenham o seu próprio pai como referência do que se espera de um pai atualmente. Hoje, ambos os progenitores têm a liberdade para assumir o papel que desejem. É importante ter um núcleo familiar diverso no qual ambos os progenitores são parceiros iguais.

Sabemos que a maioria dos pais não conseguem passar mais tempo com os filhos devido ao trabalho, mas esperamos que com as sugestões acima consigam aproveitar ao máximo o tempo que têm.