Dicas para babysitters

Dicas para babysitters

Fazer babysitting num sítio pela primeira vez: o que precisa de saber

  • Escreva uma descrição no seu perfil que diga aos outros utilizadores algo sobre as suas capacidades. Seja o mais específico(a) possível.
  • Selecione e contacte as suas famílias favoritas. Marque um telefonema para as conhecer melhor. Se estiver satisfeito(a) com a conversa telefónica, combine um encontro com a família para conhecer a criança. Nós não sujeitamos as famílias a uma verificação de antecedentes, por isso encontre-se apenas com utilizadores em quem confie.
  • Especialmente se for menor de 18, traga sempre alguém consigo no primeiro encontro, já que nunca sabe ao certo com quem está a lidar.
  • Se a família quer que apanhe a criança da escola, terá que ser conhecer primeiro os professores da criança e a outros pais na escola; peça à família para organizar o encontro.
  • Lembre-se que não é fora do vulgar que a família peça para ver o seu cartão do cidadão durante o processo de admissão, mas nunca lhes envie uma cópia da sua identificação por e-mail. Mostre-o apenas em pessoa.
  • A idade é importante. Babysits tem um requisito de idade mínima de 13 anos para garantir a qualidade e confiança dos serviços oferecidos na plataforma.

O melhor trabalho (part-time)

Babysitting é provavelmente o trabalho part-time mais divertido que existe. Tem oportunidades para brincar com crianças e relaxar quando elas vão para a cama. Com Babysits em particular, o trabalho torna-se ainda mais agradável, pois detém controlo sobre o seu horário de trabalho e empregadores!

Se quer ser profissional de cuidados infanto-juvenis, então devia considerar registar-se numa agência e ser ama! Na agência poderá tirar cursos e aprender coisas novas para que se torne uma especialista na sua área.

Formulário de admissão

Antes de ir fazer babysitting para alguém pela primeira vez, peça à família em questão que preencha este formulário. Este é uma forma de garantir que não surjam problemas quando está a fazer babysitting.

Ver formulário de admissão

Prepare-se

  1. Agenda. Verifique a sua agenda para garantir que pode fazer babysitting quando é requisitado. Não se esqueça de perguntar à família sobre as horas a que vai tomar conta das crianças e por quanto tempo. Faça marcações com a Babysits e nós mantemo-lo atualizado. Lembre-se que pode sempre negociar o horário e a duração se não consegue fazer babysitting nas horas especificadas pela família. Nunca deve aceitar fazer babysitting quando precisa de estar na escola, trabalho, ou a tomar conta dos seus próprios filhos (a menos que esteja registado(a) para o serviço de famílias-por-famílias).
  2. Instruções especiais para bebés No caso de estar a fazer babysitting de um bebé, certifique-se que pediu instruções à família. Deve saber onde estão guardados todos os produtos do bebé, como fraldas, chupetas, etc.
  3. Chegue a um acordo sobre a utilização das coisas na casa. Se está a fazer babysitting na casa da família, não assuma que pode utilizar todos os seus equipamentos (frigorífico, TV, telefone, etc.). Certifique-se previamente com a família sobre o que pode utilizar na sua casa, para garantir uma experiência positiva e sem problemas.
  4. Regras da Casa. Pergunte sempre à família se é possível ter companhia e/ou se pode atender o telefone. Pergunte-lhes também se podem ativar o atendedor automático de chamadas ou o sistema de reencaminhamento de chamadas para os seus telemóveis para evitar que se distraia enquanto cuida das crianças. Peça também uma clarificação sobre quando, e a quem, deve atender ao telefone.
  5. Investigue. O que é que as crianças gostam de fazer? As crianças têm interesses diferentes, dependendo da faixa etária.

O que fazer enquanto cuida das crianças

Cuidar de crianças requer algum treino, paciência e compreensão, já que deve estar sempre preparado para situações imprevistas, como uma muda de fralda ou uma birra.

Passo a passo

  1. Tome nota da seguinte informação: número de telefone, morada, número de telefone da casa onde vai fazer babysitting, nomes das crianças, e (em caso de emergência) os contactos de emergência e as alergias das crianças. Pergunte sempre onde está o kit de primeiros socorros.
  2. Nunca abra a porta a estranhos. Para a sua própria segurança, abra a porta apenas a pessoas que conheça e que esteja à espera. Certifique-se que verifica quem está à porta antes de a abrir e pergunte sempre previamente à família por permissão para ter visitas na sua casa. Em dúvida, telefone à família ou simplesmente não abra a porta.
  3. Saiba o que irá fazer enquanto cuida das crianças. Se tem muito tempo com as crianças, por que não experimenta trabalhos manuais? Pode também pedir à criança que sugira algumas atividades engraçadas e seguras para tornar a experiência mais inclusiva e divertida. Uma atitude positiva e alegre é meio caminho andado. Acima, nesta página, encontrará algumas ideias de atividades para que se inspire sobre o que fazer durante o seu tempo com os miúdos.
  4. Mantenha a criança debaixo de olho e numa divisão, de forma a garantir que está segura. A segurança da criança deve ser sempre a sua prioridade número um, por isso assegure-se que não a perde de vista. Nunca deixe a criança brincar fora de casa a menos que supervisionada e não a leve a passear a menos que a família tenha aprovado primeiro.
  5. Deite a criança à hora combinada com a família. É importante que deite a criança à hora que a família lhe pediu para não perturbar a sua rotina e hábitos de sono. Isto é especialmente importante para crianças pequenas porque se elas forem para a cama demasiado cedo, irão acordar mais cedo e será difícil voltar a adormecer. Se a criança não quiser ir dormir, pode sempre tentar dar-lhe o seu brinquedo favorito para que durma com ela ou ler-lhe uma história. Lembre-se que crianças pequenas podem ficar rabugentas quando estão cansadas, por isso não se preocupe muito se começarem a chorar! Além disso, não se esqueça de ir de vez em quando ao quarto ver se está tudo bem.
  6. Brinque com a criança! As crianças adoram brincar, por isso não tenha medo de sujar as mãos! Seja você mesmo e divirta-se - se se está a divertir então certamente a criança também está. Lembre-se que a criança irá contar aos pais como foi passar tempo consigo, por isso certifique-se que foi uma experiência agradável para ela.
  7. Limpe antes do regresso da família. Tente deixar a casa no mesmo estado em que estava quando chegou. Isso significa limpar o que você e a criança sujaram. Pode sempre pedir à criança que o ajude a arrumar os brinquedos, mas não a faça limpar os pratos por si, afinal de contas é o/a responsável por ela!

Primeiro contacto com a família

Aconselhamos vivamente aos/às babysitters a conhecerem a família e a criança com antecedência. Para a sua própria segurança, recomendamos que traga alguém consigo e que peça às famílias para se encontrarem num espaço público.

Não tenha pressa e disponha do seu tempo até que se sinta confortável com eles, mesmo que isso signifique encontrarem-se várias vezes antes do primeiro dia de trabalho. As famílias podem também pedir-lhe que tome conta do seu filho enquanto estão em casa. Desta forma, garantem que o/a conhecem melhor como babysitter e, em troca, pode ir fazendo perguntas. Se optar por cuidar da criança em sua casa, certifique-se que a família visitou a sua casa pelo menos uma vez antes de começar a fazer babysitting para eles.

Se o vosso encontro correu bem e quer começar a fazer babysitting para a família, então recomendamos que trate de todos os detalhes importantes antes do começo, para que esteja bem preparado(a). Pode usar o nosso formulário de admissão como orientação.

Babysits também oferece um serviço de mensagens privado para facilitar a comunicação entre utilizadores. É essencial que comunique com outros utilizadores através de Babysits primeiro, até que esteja confortável o suficiente para trocar informações de contacto para usar outras plataformas de mensagens (ex. SMS, WhatsApp). Tenha em atenção que não o poderemos ajudar com queixas sobre mensagens que tenham sido enviadas por fora do nosso serviço de mensagem, pois não teremos um registo da troca. Se utilizar outra plataforma de mensagem, use-a a seu próprio risco!

Babysitting com companhia

É sempre bom ter uma ajuda, especialmente quando está a tomar conta de várias crianças. Se a família lhe der permissão, por que não convida um amigo que lhe dê uma mão e lhe faça companhia quando as crianças forem dormir?

Receber mais dicas?