Como cuidar da higiene de um bebé

Como cuidar da higiene de um bebé

Por Babysits
2 minutos de leitura

Um bebé é um ser frágil e precisa de ser protegido contra algumas das doenças e infecções comuns. A higiene de um bebé é um primeiro passo importante nesse sentido já que desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde e bem estar dos bebés. Para além do banho e da limpeza básica do bebé, existem outros cuidados a ter para evitar infecções. Continua a ler o artigo para saber mais.

Lavar as mãos

Parece óbvio, mas é muitíssimo importante. As nossas mãos tocam em várias superfícies ao longo do dia, seja em casa ou na rua, e facilmente transportam bactérias ou germes. É igualmente importante lavar as mãos antes de preparar a comida do bebé e depois de mudar as fraldas ou ir ao WC. As mãos dos bebés também devem ser limpas com frequência com toalhitas, por exemplo.

Banho

O banho é uma forma de proteger o bebé contra infeções cutâneas. Lavar primeiro com água limpa a cara (olhos, ouvidos, boca) e depois passar para as zonas mais sujas como a zona da fralda. Recomendamos ainda a utilização de um gel indicado para bebés com pH neutro. Secar com cuidado a pele do bebé e aplicar creme hidratante.

Mudar a fralda com regularidade

É importante mudar regularmente a fralda para evitar irritações da pele. Utilizar toalhitas para limpar bem, secar totalmente a pele e aplicar um creme para proteger a pele da fralda.

Cortar as unhas

É importante manter as unhas curtas para evitar arranhões e para as manter limpas. Podem-se cortar com um corta-unhas de bebé numa altura em que o bebé esteja calmo ou a dormir. É preciso cuidado com este procedimento para evitar cortar demasiado e criar infeções.

Limpar os ouvidos, os olhos e o nariz

Nunca se deve utilizar cotonetes em bebés. A cera ajuda a impedir a entrada de impurezas e poeiras que podem ser nocivas para o tímpano. Limpar apenas a parte externa dos ouvidos com uma toalha ou um lenço de papel. Para limpar os olhos, basta utilizar uma gaze húmida para retirar as secreções que se acumulam. Do mesmo modo, o nariz deve ser mantido limpo com um lenço de papel e, se o bebé tiver muito ranho que dificulte a respiração, deverá ser consultado um pediatra.


Se seguir estes hábitos de higiene, o bebé irá crescer com saúde e um sistema imunitário forte. Se tiverem mais conselhos que queiram partilhar com outros pais, utilizem o hashtag #BabysitsPT e contem-nos os vossos hábitos.

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente