Doces saudáveis de halloween para crianças

Doces saudáveis de halloween para crianças

Por Babysits
4 minutos de leitura

Gostavam de celebrar o Halloween de forma mais saudável? Experimentem fazer estes doces saudáveis de Halloween para crianças. É uma atividade muito fácil e rápida para fazer com as crianças!

Já há alguns anos que começámos a associar o mês de outubro ao Halloween. E isso significa filmes assustadores, doçuras ou travessuras, e doces de Halloween arrepiantes! O Halloween é uma festa celebrada há anos nos Estados Unidos e está a tornar-se cada vez mais popular noutros países em todo o mundo.

Cliquem aqui para verem os doces de Halloween saudáveis

Quando é o Halloween?

Há muitos anos, a transição do verão para o outono era celebrada como o All Hallow’s Eve (do inglês “Véspera de Todos os Santos”, que mais tarde deu origem à palavra Halloween) pelas religiões cristãs ocidentais. O verão terminava a cerca de 31 de outubro. O dia 31 celebrava os santos e o dia seguinte os que já tinham partido - o Dia de Todos os Santos. É por isso que o Halloween é celebrado todos os anos no dia 31 de outubro.

O que é a tradição “doçuras ou travessuras”?

A tradição “doçuras ou travessuras” consiste numa atividade que as crianças em alguns países fazem. As crianças mascaram-se, vão de porta em porta pela vizinhança e gritam “doçuras ou travessuras”, recebendo chocolates e guloseimas dos vizinhos. Esta tradição é uma prática comum nos Estados Unidos , mas está a tornar-se cada vez mais comum noutros países como o Reino Unido e o Canadá.

Qual a origem desta tradição? Há muito tempo, os cristão costumavam andar pela cidade a pedir “soulcake” (bolo de alma, um pão com passas). Em troca pelo pão, rezavam pelos falecidos, para que encontrassem o seu caminho até ao paraíso. Em Portugal também existia uma tradição semelhante, chamada Pão por Deus. Era tradição as crianças saírem de manhã no Dia de Todos os Santos para pedir Pão por Deus de porta em porta, recebendo em troca pão, frutos secos, bolos ou dinheiro.

Doces de Halloween para crianças

Já existem algumas famílias que fazem os seus próprios doces de Halloween. Gostavam de celebrar o Halloween este ano, mas de forma mais saudável? Então estes doces de Halloween saudáveis para crianças são ideiais!

Doces Halloween

Vão precisar de:

  • Tangerinas
  • Bananas
  • Pepino
  • Maçã
  • Morango
  • Manteiga de amendoim
  • Sementes de girassol
  • Chocolate ou granulado para fazer os olhos
  • Faca ou descascador

Fantasmas de banana

BUH! Não só ficam com ar super assustador, como são super rápidos de fazer. Descasquem a banana e cortem ao meio. Depois, com o chocolate ou o granulado, façam os olhos e a boca dos fantasmas.

Múmias de maçã

Também gostavam de fazer estas múmias em maçã? Boa, é muito fácil! Com uma faca ou um descascador, descasquem a maçã horizontalmente, sem descascar totalmente a maçã. Descasquem pequenas áreas da maçã para que pareça que está enrolada na casca, tal como uma múmia. Para terminar, façam os olhos com o chocolate ou o granulado.

Monstros de maçã

Outra receita fácil de Halloween com maçã são estes monstros! Basta cortar a maça em quatro e tirar o meio desse pedaço para criar a boca do monstro. Depois, ponham a manteiga de amendoim na boca e coloquem algumas sementes para os dentes do monstro. A seguir, metam uma fatia fina de morango para a língua. Por fim, façam os olhos com marshmallow e chocolate.

Halloween snacks

Abóboras de Halloween com tangerinas

O que seria um Halloween sem abóboras? Não pode acontecer, por isso fizemos “abóboras” com tangerinas. Descasquem a tangerina, mas não deitem fora a casca! Poderão utilizá-la como decoração. Agora só falta fazer o caule da abóbora e para isso vamos utilizar um pepino. Cortem o pepino em quadrados pequenos e coloquem um quadradinho na parte superior da tangerina. Estas tangerinas parecem mesmo mini-abóboras!

Halloween snacks

Com estes doces de Halloween rápidos e saudáveis, a família inteira poderá comer sem sentimentos de culpa sobre as calorias ou o açúcar. Estes doces também podem ser utilizados como decorações de Halloween para começar a entrar no espírito!


Esperamos que tenham gostado das nossas ideias para um Halloween mais saudável. Identifiquem-nos no Instagram ou no Facebook, @babysitspt, para podermos ver as vossas criações arrepiantes!

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente