Receitas de Páscoa - coelhos e pintaínhos da Páscoa

Receitas de Páscoa - coelhos e pintaínhos da Páscoa

Por Babysits
5 minutos de leitura

Gostavam de fazer um folar da páscoa e uns pintaínhos fofinhos com ovos? Estas duas receitas da Páscoa são fáceis de fazer com crianças e ficam super giras. E o melhor é que as crianças podem decorar o produto final!

Coelhos da Páscoa:

Coelhos da páscoa

Ingredientes:

  • 500g de farinha
  • 200ml de leite
  • 80g de manteiga
  • 100g de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 pacote de fermento de padeiro
  • Sumo de limão de meio limão
  • Palitos, água
  • Cenoura, folhas de salsa, chocolate para decorar

Preparação:

Coelhos da Páscoa passo-a-passo

Passo 1:

Para a massa, colocar a manteiga, leite, açúcar numa tigela e aquecer no microondas durante 30 segundos na potência mais alta. A manteiga deve ficar derretida e todo o líquido deve estar morno. Misturar a farinha com o fermento, adicionar o sumo do limão, 1 ovo e a mistura líquida e misturar bem. Misturar e amassar a massa até não colar mais. Se a massa continuar a colar, adicionar um pouco mais de farinha. Se a massa estiver demasiado firme, adicionar um pouco mais de água para a tornar mais fofa. Colocar a massa numa tigela enfarinhada, cobrir com um pano de cozinha e deixar repousar durante uma hora. A massa deve duplicar de tamanho durante este tempo. Dica: Coloque a massa num local quente para que a levedura possa fazer o seu trabalho.

Passo 2:

Quando a massa tiver descansado durante uma hora, poderão começar a moldá-la. Para cada coelho, façam uma bola grande, uma média e duas pequenas, assim como 4 rolos pequenos. A bola grande é para o corpo, a média para a cabeça e as pequenas para os pés. Para unir as bolas, basta usar um pouco de água para pincelar as zonas em que se unem. Dois dos rolos são transformados em orelhas, aplanando-os com uma faca. Os outros dois rolos são os braços e para isso é preciso moldá-los em meia lua como um croissant. Quando o coelho estiver completo, utilizem os palitos como suporte para o lugar da cenoura. Agora, basta bater o ovo que sobrou e pincelar os coelhinhos para que fiquem com uma cor dourada no forno. Coloquem o tabuleiro no forno pré-aquecido e cozinhem durante 20 minutos a 180 graus.

Passo 3:

Tirem os coelhinhos da Páscoa do forno e deixem arrefecer um pouco. Depois desenhem os olhos e o nariz do coelhinho com o chocolate. Cortem a cenoura em palitos fininhos e metam-na no lugar onde os palitos estavam, decorando com uma folha de salsa.

Passo 4:

Desfrutar dos coelhinhos da Páscoa!

Pintaínhos da Páscoa:

Pintainhos da Páscoa

Ingredientes:

  • 6 ovos
  • 2 colher de maionese
  • 2 colher de mostarda
  • Sal
  • Cenoura
  • Pimenta em grão

Preparação:

Passo 1:

Cozer os ovos durante 10 minutos para que fiquem duros. Remover a água quente e colocá-los em água fria durante 10 segundos para que seja mais fácil descascá-los. Deixar os ovos arrefecer um pouco e depois descascá-los.

Passo 2:

Quando os ovos estiverem menos quentes e descascados, cortar a parte superior como se fosse uma tampa. Com uma colher, retirar a gema de todos os ovos. Colocar as gemas numa tigela e misturar com a maionese, mostarda e uma pitada de sal. Quando tiver misturado tudo bem, pode encher os ovos com esta mistura e colocar o pedaço de clara da parte superior do ovo. Dica: Um saco de pasteleiro torna este processo mais fácil.

Retirar a gema

Passo 3:

Cortar a cenoura em tiras finas e colocá-las num prato. São necessárias 2 tiras de cenoura por pintaínho. Cortar um pouco do fundo do ovo para se obter uma base plana e colocá-lo sobre as tiras de cenoura. Para os olhos, colocar 2 grãos de pimenta. Para o nariz, utilizar um pedaço de cenoura cortado em triângulo e colocá-lo no centro, abaixo dos olhos.

E já está pronto!

Feliz Páscoa!🐇🐣

Coelhos da Páscoa e pintaínhos da Páscoa


Procuram mais receitas fáceis para fazer com as crianças? Experimentem fazer os nossos “donuts” de maçã ou umas deliciosas espetadas de fruta.

Se gostaram da nossa receita e experimentaram fazer estes coelhinhos e pintaínhos da Páscoa, não hesitem em partilhar connosco! Partilhem no Instagram ou no Facebook e não se esqueçam de nos mencionar @babysitspt!

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente