Contratos de Babysitter/Ama: Modelo Básico

Contratos de Babysitter/Ama: Modelo Básico

Por Babysits
4 minutos de leitura

Precisa de um contrato de trabalho para a sua babysitter ou ama? Use o modelo básico gratuito da Babysits e aprenda tudo sobre contratos de babysitter/ama.

À procura de mais informações sobre contratos de babysitter e de ama? Comece a ler abaixo! Prefere ir direto ao assunto e ver um exemplo de contrato? Basta descer até o final deste artigo ou clicar aqui!

Precisa de ter um contrato de babysitter ou ama?

A primeira pergunta que muitos pais (e responsáveis) podem ter é: “Eu preciso de ter um contrato?”

A resposta a esta pergunta ... Bem, depende! Por exemplo, ao contratar um membro da família para fornecer serviços de babysitter ou ama, muitas vezes não é muito comum criar um contrato.

No entanto, seja qual for o caso, ter um contrato pode ser uma forma importante de proteger os pais e o provedor de cuidados infantis e fornecer clareza em relação às expectativas e acordos específicos.

Que informações devem ser incluídas num contrato de babysitter ou ama?

Conforme mencionado, um contrato de babysitter ou ama deve fornecer clareza sobre as expectativas e acordos específicos sobre o trabalho.

Essas expectativas e acordos podem incluir (e mais):

  • Deveres e Responsabilidades
  • Acordos salariais
  • Regras básicas (regras da casa)
  • Vigência do contrato de trabalho (ou em curso)
  • O que fazer em caso de emergência
  • O acordo entre ambas as partes

Abaixo, saiba que informações específicas pode incluir na secção acima.

Deveres e responsabilidades num contrato de babysitter / ama

Nesta secção do contrato, pode definir claramente o seguinte:
Quais serão as principais responsabilidades da babysitter / ama.

Podem ser, por exemplo, as tarefas que precisam de fazer, como cuidar da criança, alimentá-la, limpar os seus brinquedos, ajudar nos trabalhos de casa, etc.

Se a babysitter / ama vai trabalhar num horário bem definido, também pode incluir as expectativas para isso aqui. Por exemplo, se vai buscar as crianças à escola num horário determinado e cuida delas até que os pais cheguem do trabalho. Inclua, da melhor maneira possível, as expectativas em relação às horas por semana e aos períodos de tempo em que serão necessárias.

Acordos salariais

Aqui, deve incluir o pagamento que combinou com a babysitter ou ama. Também deve deixar claro quando receberão o pagamento. Se será depois de cada reserva ou compromisso, todas as semanas, a cada duas semanas, etc.

Aqui também pode discutir as expectativas no caso de serem solicitadas a trabalhar horas extras ou horas fora das responsabilidades principais.

Também é importante discutir e incluir os casos em que pode pagar um salário mais alto, como compromissos de última hora ou feriados.

Regras básicas

Aqui pode estabelecer as regras básicas que gostaria que a babysitter seguisse. Por exemplo, se podem deixar as crianças assistirem TV, que tipo de lanches é que podem comer, onde podem aceder dentro da casa e o que podem usar. Isso pode incluir qualquer coisa que a família considere importante e que gostaria de ter claramente no papel para a babysitter ou ama concordar.

Planeamento de emergência

Se quiser que a babysitter reaja de maneiras específicas em diferentes situações, pode incluir isso aqui. Pode especificar o que fazer em caso de emergência, doença ou mais.

Vigência do serviço

Aqui, deve incluir quando o contrato entrará em vigor. Portanto, pode incluir a data de início, quando se espera que comecem a trabalhar. Se tem uma ideia de quanto tempo precisará dos serviços de babysitter ou ama, também pode incluir aqui. Por exemplo, se precisar da babysitter / ama para o ano todo, pode incluir isso como uma data de término. Ou pode indicar em termos de extensão do contrato.

Encerrar ou alterar o contrato

Num contrato de babysitter / ama, deve incluir uma secção sobre o que acontece em relação às mudanças no final do contrato. Isso especifica quais as circunstâncias em que pode rescindir o contrato e quanto tem de aviso a família ou a babysitter / ama precisa de dar para alterar ou rescindir o contrato.

Modelo de contrato de babysitter / ama

Aqui está o nosso modelo de contrato de babysitter / ama! Sinta-se à vontade para fazer o download e / ou adaptá-lo da maneira que desejar.

Lembre-se de que este documento é apenas uma orientação e não um aconselhamento jurídico específico. Se não tiver a certeza sobre um contrato, pode sempre consultar um advogado.

babysitter / ama modelo de contrato

Esperamos que este artigo e modelo lhe dêem mais certeza e segurança ao estabelecer seu contrato de babysitter / ama!

Certifique-se de verificar os nossos outros artigos de recursos da comunidade para obter mais informações em dicas para famílias!

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente