Como procurar trabalho como ama

Como procurar trabalho como ama

Por Babysits
4 minutos de leitura

Quer ser uma ama particular, ou procura trabalho como ama? Tem talento para lidar com os mais pequenos e procura crianças para cuidar? Leia as nossas dicas e saiba como arranjar um trabalho como ama!

Se quer ser uma ama, primeiro tem de obter uma autorização de exercício de atividade de ama, da Segurança Social. Para mais informação sobre como obter a autorização para exercer atividade de ama, vá até à Página de pedido de licenciamento de atividade de ama da Segurança Social.

Se já tem autorização da Segurança Social para exercer a atividade de ama e quer ser encontrada por famílias? Então crie gratuitamente um perfil na Babysits e ofereça os seus serviços às famílias registadas.

procuro trabalho como ama babysitter

Seja encontrada por famílias na sua área

Adicione o seu perfil à nossa página dedicada a amas para que as famílias da sua área a possam facilmente contactar com ofertas de trabalho. Pode também dar o primeiro passo e enviar mensagens a famílias que gostasse de ajudar, através do nosso serviço de mensagens gratuito.

Clique aqui e registe-se como ama

Para ser contactada por mais famílias, há algumas dicas que pode seguir. Manter o seu perfil atualizado, com uma fotografia adequada e recente, incluir o registo criminal e um documento de identificação válidos são passos importantes que garantem a segurança das crianças. Quanto mais campos informativos preencher, maiores serão as chances de receber propostas de trabalho. Para que as famílias a conheçam, peça a pais com quem já trabalhou e a amigos ou familiares próximos que escrevam uma avaliação ou referência no seu perfil.

A biografia é também bastante importante, já que se trata do seu "cartão de visita"! Mantenha-a curta e informativa, mas com uma descrição pessoal. Em nenhum momento adicione dados pessoais como a sua morada ou qualquer contacto, estes serão removidos pela nossa equipa por motivos de segurança.

procuro trabalho como ama babysitter

Quais são as condições para obter uma autorização de atividade de ama em Portugal?

Em geral, tem de reunir os seguintes requisitos:

  • Idade igual ou superior a 21 anos
  • Completado a escolaridade obrigatória
  • Formação e/ou experiência adequada
  • Ter condições de saúde necessárias
  • Capacidade afetiva, equilíbrio emocional e motivação para ser ama

Babysitter e ama, qual a diferença?

A maior diferença entre ser babysitter e ama em Portugal é o facto de o trabalho de ama ser previsto e regulado pela Segurança Social. De acordo com este órgão, a ama é a “pessoa, que mediante pagamento, cuida na sua residência de crianças até aos três anos de idade ou até atingir a idade de ingresso nos estabelecimentos de educação pré-escolar, por um período de tempo correspondente ao trabalho ou impedimento da família”.

É comum que a ama seja uma presença constante na vida de uma criança e a acompanhe vários dias por semana. Por esta razão, e de acordo com as diretrizes da Segurança Social, uma ama não pode ter ao seu encargo mais de quatro crianças de cada vez.

Por outro lado, o trabalho de babysitter é mais informal e esporádico. É comum que uma babysitter cuide de diferentes crianças ao longo do tempo por curtos períodos. As babysitters são também contratadas para situações urgentes em que os pais não estejam disponíveis, acabando por, em alguns casos, não criar laços tão próximos com as famílias e crianças.

Se quiser perceber melhor quais as grandes diferenças entre ser ama, babysitter ou nanny, consulte este artigo na nossa plaforma.

Depois destas dicas, já sabe como pode procurar um trabalho como ama! Visite a nossa plafatorma para mais artigos informativos.

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente