Brincar ao ar livre e os seus benefícios para a saúde das crianças!

Brincar ao ar livre e os seus benefícios para a saúde das crianças!

Encontre uma babá ou trabalho de babá ou mantenha-se atualizado com as últimas dicas sobre cuidados infantis!

Comece hoje gratuitamente.

Iniciar
Por Babysits
4 minutos de leitura

Brincar ao ar livre é definitivamente muito divertido e importante. Hoje em dia, com a tecnologia a ser desenvolvida em tempo recorde e a agenda agitada dos mais pequenos, é muito comum vermos as crianças a brincar dentro de casa, com os seus ecrãs e, muitas das vezes, sozinhas! Apesar de cada exercício possuir a sua importância no desenvolvimento infantil, é crucial que os pais tenham consciência de que as brincadeiras ao ar livre não devem ser deixadas de lado.

Durante todo o ano, é importante estimular os mais pequenos com atividades ao ar livre e encorajá-los a ter contato com a natureza frequentemente. Com o intuito de cimentar essa prática, queremos partilhar consigo os benefícios que brincar lá fora têm na saúde infantil!

Vitamina D

Um benefício direto de ter contacto com o mundo exterior é também um dos mais essenciais. A vitamina D é importante para a imunidade, saúde óssea, musculatura, metabolismo, crescimento, entre outros. Além disso, é também um ótimo meio de libertar neurotransmissores como a dopamina e serotonina, deixando os pequenos mais felizes, bem-humorados e com o ciclo de sono regulado. Felizmente, a vitamina D é obtida, principalmente, através da exposição solar! Para isso, basta ficar sob o sol durante 15 ou 20 minutos por dia. No entanto, tenha cuidado! Lembre-se de não exagerar no tempo de exposição ao sol, evite os horários mais quentes, como das 11h às 15h e use sempre protetor solar.

protetor solar criança

Estimula os sentidos

Tocar o solo, escutar o som dos pássaros, observar as cores das flores e sentir o cheiro da terra. Não é segredo para ninguém que a natureza nos pode trazer sensações únicas. É possível que até se tenha lembrado da sua própria infância ao ler isto! O estímulo dos sentidos está diretamente ligado à inteligência e criatividade. Por isso, não deixe de brincar ao ar livre com o seu filho ou com a criança de quem é babysitter sem receios!

Melhora a saúde física

Os benefícios do exercício físico são conhecidos por todos e, principalmente na infância, é essencial que os pais ou adultos responsáveis criem atividades para crianças que as estimulem a exercitarem o seu corpo. Ao brincarem ao ar livre, os mais pequenos irão ter espaço suficiente para correr, pular, explorar e investigar. Sem perceber, vão mexer os seus músculos e ossos enquanto se divertem. Não há melhor maneira de praticar exercício físico do que a brincar no meio da natureza, não é?

brincar ao ar livre

Protege a saúde mental

Além de se obter a vitamina D e, consequentemente, os neurotransmissores da "felicidade", brincar ao ar livre promove ainda mais benefícios para a saúde mental das crianças. Especialmente com a pandemia da COVID-19 e os desafios do distanciamento social, é essencial para a saúde psicológica das crianças que tenham contacto com o mundo exterior e outros indivíduos. A partir desse contacto, as crianças melhoram as suas habilidades sociais e intelectuais. Além disso, o isolamento e a necessidade de gastar energia podem potencializar sentimentos de angústia ou ansiedade.
*Respeite as regras de distanciamento social da sua cidade ou distrito. Use a máscara quando necessário e siga sempre os protocolos de segurança da Direção Geral de Saúde.

Brincar ao ar livre


Gostou desta informação? Se sair para brincar ao ar livre não se esqueça de partilhar connosco através das nossas redes sociais Instagram e Facebook com a hashtag #atividadebabysits. Temos muitos mais artigos interessantes que podem ser realizados em família ou com a babysitter, espreitem os nossos Materiais da Comunidade!

Junte-se à comunidade de babysitting!

Inscreva-se gratuitamente